Danos estruturais causados pela infiltração geralmente dão dor de cabeça.

Danos estruturais causados pela infiltração: conheça os tipos!

Além de muita dor de cabeça, os danos estruturais causados pela infiltração podem gerar sérios problemas em diferentes construções.

É o caso de apartamentos residenciais, por exemplo, onde problemas geralmente impactam mais de uma unidade ao mesmo tempo.

Por isso, saber identificar quais são os estragos e como resolvê-los é muito importante para  todos que moram ou trabalham na edificação.

A maioria das pessoas temem as chuvas não só por conta das enchentes que destroem as cidades do Brasil, mas também pelos problemas que elas acabam causando ao longo do tempo.

Dentre eles estão os danos estruturais causados pela infiltração e vazamentos na laje de garagens de coberturas de prédios

Neste conteúdo, você vai saber o que a infiltração pode causar aos imóveis, conhecer diferentes tipos de problemas e de que maneira solucioná-los.

Continue lendo sobre danos estruturais causados pela infiltração conosco. Fazemos questão de ajudar!

O que causa a infiltração?

As chuvas não são o único fator que acaba causando infiltração e vazamento. Os materiais utilizados nas construções também tem uma porcentagem de culpa nessas patologias. 

Isso porque, muitas vezes, os materiais usados são porosos, causando danos estruturais no imóvel. Com um grande volume de chuvas, mais danos surgem nas estruturas. Esta é uma das dores de cabeça mais frequentes de quem mora em apartamento.

Também podem ser resultado de problemas na instalação hidráulica, falhas na impermeabilização, trincas e rachaduras que facilitam a passagem de água e outros fatores. Entre os principais tipos de infiltração e umidade, vale destacar:

  • umidade por intempéries: tipo de infiltração decorrente da água das chuvas, que invade a fachada e/ou cobertura do prédio, devido a impermeabilização mal feita;
  • umidade por condensação: acontece quando o vapor de água do local (banheiro, sala, cozinhas, quartos etc.) entra em contato com superfícies mais frias, como metais, vidro e paredes, formando gotas de água. Tal fenômeno costuma ocorrer no inverno, estimulando o crescimento de microorganismos prejudiciais à saúde;
  • umidade por capilaridade: aparece na parte inferior das paredes, que absorve a água do solo, por meio da fundação. Tal condição pode ser permanente, quando o nível do lençol freático estiver muito alto ou de acordo com as condições climáticas;
  • umidade por infiltração: consiste na umidade causada pela invasão da água no interior dos prédios e estruturas, por meio das paredes. Normalmente, esse tipo de unidade aparece com frequência em subsolos e garagens, pois se localiza abaixo do nível do lençol freático.

Para contornar esse problema, alguns zeladores e moradores resolvem escolher o caminho “fácil” e abusam de métodos paliativos para mascarar a situação. Quando é identificado um vazamento, por exemplo. No final, a infiltração ou o vazamento se agravam, gerando ainda mais transtornos e prejuízos financeiros. Por isso é importante realizar a correta inspeção predial e na frequência indicada. E assim evitar o pagamento de vazamentos por responsabilidade do condomínio.

Principais danos estruturais causados pela infiltração

Se nos aprofundarmos no assunto sobre estruturas, vamos encontrar alguns danos estruturais causados pela infiltração mais frequentes que uma estrutura pode sofrer, além da infiltração e vazamento na laje, que são:

  • Mofo;
  • Corrosão da armadura;
  • Lixiviação do Concreto;
  • Carbonatação.

Uma estrutura infiltrada pela água da chuva, do encanamento ou de outros locais pode causar sérios danos à estrutura das construções.

Com o tempo e sem os devidos cuidados para conter a infiltração, o quadro pode se agravar a tal ponto que o imóvel acaba comprometido.

Em casos mais graves, ele pode até ser condenado – o que, com certeza, não é o que a gente espera, não é verdade?

Então, antes que a situação seja irremediável, é preciso ficar de olho nos sinais. Tanto síndicos, como condôminos, porteiros e zeladores.

Inclusive, temos um conteúdo completo que fala sobre quem paga a infiltração no apartamento, caso a caso, confira!

Para ajudar você, listamos agora os 9 principais tipos de danos estruturais causados pela infiltração. Veja abaixo como é a explicação de cada um:

1. Rachaduras na parede

Mais um entre os principais danos estruturais causados pela infiltração estão as rachaduras e trincas nas paredes. É claro que, nem sempre esses problemas são causados por infiltrações ou vazamentos.

Porém, quando são, se espalham rapidamente e prejudicam a estrutura da construção. Portanto, assim que identificar esses sinais, entre em contato com uma empresa especializada para realizar a análise correta.

Fissuras nas paredes da construção podem ter diversas causas. Entre elas, está o trabalho nocivo da água.

Em quadros como esse, monitore o comprimento e a espessura das rachaduras para ver se elas estão aumentando com o passar dos dias.

De qualquer forma, chame um profissional de Engenharia ou de áreas correlatas para fazer a devida vistoria, tomar as medidas necessárias e descartar danos graves à estrutura do imóvel.

2. Danos nas pinturas

Quando a pintura começa a descascar, apresentar bolhas, manchas e outros problemas, é sinal de que a umidade pode estar atingindo a construção.

A infiltração tem o poder de danificar não somente a tinta, mas também os demais materiais utilizados.

Portanto, é preciso atacar e solucionar o problema antes que ele se espalhe rapidamente por outros cômodos. O perigo dos danos estruturais causados pela infiltração é justamente esse.

3. Corrosão do concreto

Este pode ser um dos mais sérios danos estruturais causados pela infiltração: a corrosão do concreto. 

Além de danificar o material externo, a umidade pode comprometer seriamente toda a sustentação do prédio quando a água consegue alcançar a sua estrutura metálica.

Dessa maneira, é preciso ter cuidado redobrado ao identificar umidade em locais concretados.

4. Manchas e danos nos pisos e azulejos

Além de gerar rachaduras na parede, a infiltração também pode trincar azulejos e pisos, dependendo da sua intensidade. Nos casos mais graves, podem até causar o deslocamento das peças, que perdem aderência por conta do acúmulo de água.

Pisos e azulejos também podem ser seriamente afetados pelo trabalho constante da água.

Ao se infiltrar entre os revestimentos, ela tem a capacidade de causar danos aos materiais do contrapiso.

Dessa forma, as peças podem se soltar, levantar e/ou quebrar, comprometendo parcial ou totalmente a sua composição.

Além de ser um problema estrutural, repor alguns ou todos os pisos e azulejos pode ser bastante trabalhoso.

5. Mofo

A grande causa de mofo nas paredes é causado pelo calor e umidade, que pode ocorrer por conta de infiltrações.

Além de estragar a pintura da parede, esse mofo é completamente prejudicial à saúde. Podendo causar infecções graves e crises alérgicas em crianças, adultos, gestantes e idosos.

Inimigo de quem tem problemas alérgicos e respiratórios, o mofo também pode causar estragos à estrutura de um imóvel.

Os fungos se proliferam com facilidade em locais úmidos e com pouca luminosidade, como garagens, atingindo qualquer parte da construção, sendo uma verdadeira praga no que diz respeito aos danos estruturais causados pela infiltração.

Então, conter a infiltração pode ser uma das maneiras para atacar, de vez, o mofo em casas, apartamentos e em outras edificações.

Inclusive, você sabe a diferença entre infiltração e vazamento? As duas coisas são coisas distintas, clique no link se quiser saber mais.

Mofo é um dos principais danos estruturais causados pela infiltração.
Parede com mofo.

6. Eflorescências por conta da lixiviação

No processo da construção do prédio, o cimento é hidratado com o composto chamado hidróxido de cálcio Ca(OH)², que em contato com a água pode ser dissolvida e aparece na superfície do concreto.

Essa patologia pode acontecer tanto em prédios novos, como em prédios antigos. É causada pelo contato da estrutura com a água.

Apesar do nome não muito conhecido, as eflorescências causadas pela lixiviação do concreto são bastante comuns – especialmente em piscinas, reservatórios e demais construções semelhantes.

Em locais como esses, a pressão constante gerada pela água pode forçar a estrutura e causar infiltrações que vão até o concreto estrutural.

O concreto, por sua vez, é um material alcalino. Então, o contato da água com ele gera reações conhecidas como eflorescências por conta da lixiviação.

Elas são visíveis e têm a cor branca, em boa parte dos casos.

Além de provocar danos à estrutura, elas facilitam a entrada de outros materiais que podem comprometer ainda mais o concreto.

7. Carbonatação

É uma reação química que afeta o pH do material e assim pode reduzir a estrutura do prédio.

Quando as estruturas, como viadutos, pontes e prédios são expostas ao gás CO² carbônico, ele penetra nos poros do concreto e dilui-se e forma o composto ácido carbônico H²CO³. Sendo assim, ocorre fissuras que permitem a entrada de água no interior concreto armado.

Por fim, outro dos danos estruturais causados pela infiltração é a carbonatação.

As armaduras metálicas estruturais são protegidas pelo concreto. Porém, quando o gás carbônico consegue se infiltrar no material, pode haver dano à estrutura.

O contato do CO2 com os hidróxidos do concreto ocasiona a formação dos carbonatos.

E esse encontro é possibilitado, em muitos casos, pela umidade e pelo efeito da lixiviação.

A carbonatação fragiliza a estrutura metálica, que pode ficar seriamente comprometida.

8. Corrosão da armadura

Corrosão da armadura se dá por conta da interação destrutiva do concreto com o ambiente, é como se fosse um desgaste no concreto que expõe as armaduras da estrutura, pode ser por contato com a água ou por reações químicas.

Quando acontece a corrosão da armadura é por falta de impermeabilização. As normas brasileiras recomendam um cobrimento mínimo de concreto sobre o aço, porém, nem sempre é cumprido essa exigência e acaba ocasionando essa patologia. 

9. Deterioração dos ralos

Outro problema da infiltração e vazamento pode ser notado nos ralos. Como estão sempre em contato com umidade — ralos de pias e ralos de pisos de cozinha e banheiros —, podem se deteriorar quando a região não foi bem impermeabilizada.

As indesejadas goteiras no teto de um apartamento, por exemplo, podem ser o resultado de ralos com problemas no andar de cima.

A melhor solução para os danos estruturais causados pela infiltração

Como você pôde conferir até aqui, existem vários danos estruturais causados pelo trabalho da água.

Rachaduras, pintura prejudicada, concreto corroído, revestimentos danificados, mofo, lixiviação e carbonatação são apenas alguns exemplos.

No entanto, nem tudo está perdido.

Indo diretamente à causa do problema, tudo poderá ser solucionado – e, como vimos, a infiltração é a grande vilã dessa história.

Então, para resolver de vez este quadro preocupante, a impermeabilização do imóvel é a melhor resposta.

Por esse processo, são aplicados produtos específicos sobre as paredes, fazendo com que a água não alcance os locais indesejados.

Assim, com as superfícies devidamente impermeabilizadas, a infiltração atual será contida e futuros problemas com umidade são evitados.

Injeção química: sua aliada na prevenção contra infiltração

Um método mais específico e eficiente de impermeabilização é a injeção química. Tecnologia pura!

Ele utiliza um material impermeabilizante, que é injetado diretamente nos locais onde há infiltração.

O procedimento é recomendado, especialmente, para impermeabilização de lajes de concreto maciço (como terraços e marquises) que apresentem danos relacionados aos efeitos do contato com a água.

Diferentes materiais podem ser usados na injeção química a fim de gerar os melhores resultados na contenção da infiltração – sendo o poliuretano e o gel vinílico os mais conhecidos.

A técnica é bastante utilizada há mais de meio século em regiões como os Estados Unidos e a Europa, tendo ampla aceitação e utilidade mundo afora.

Com a injeção química, diferentes tipos de laje de concreto são impermeabilizadas de maneira eficaz, contendo e evitando os estragos causados pela água.

A Dan é especialista em injeção química. Fale com a gente para saber mais. Fazemos questão de explicar direitinho para você!

Vale ressaltar que a injeção química, como já falamos algumas vezes aqui, é uma solução totalmente definitiva, e não paliativa, que utiliza a retirada do piso e contra piso.

O processo é bem simples: faz-se alguns furos diretamente na laje de concreto, para que o gel impermeabilizante seja injetado em alta pressão de baixo para cima.

O produto é injetado em estado líquido e, em questão de minutos, passa para o estado gelificado, fazendo o caminho inverso das infiltrações e vazamentos, preenchendo trincas e rachaduras por onde a água passa

Além de ser uma ótima solução definitiva, a injeção química permite a dispensa de obras grandiosas e transtornos dentro do condomínio.

É um processo bem mais rápido e, em média, 60% mais barato do que o reparo da manta asfáltica. Além disso, resolve definitivamente os problemas de infiltração.

Solucionando problemas de infiltrações e vazamentos de lajes

Entenda na prática, o passo a passo da aplicação da injeção química, a fim de solucionar problemas com danos estruturais causados pela infiltração e vazamentos:

  • Vistoria técnica com empresa especializada em resolver infiltração: neste primeiro momento, um profissional especialista é enviado até o condomínio para que avalie os danos causados por infiltrações e vazamentos de lajes. A ida desse profissional engenheiro especializado ao condomínio precisa ser solicitada;
  • Laudo técnico: depois da vistoria técnica, é feito um laudo técnico onde o profissional lista todas as dimensões e como devem ser sanados todos os problemas do condomínio;
  • Aprovação da assembleia no condomínio: o síndico que já está com o laudo técnico em mãos, convoca uma assembleia para apresentar os problemas que o condomínio está enfrentando e junto com os moradores decidem como vão sanar os problemas do condomínio. É necessário pelo menos três orçamentos para a melhor equalização do serviço de impermeabilização;
  • Resolução das infiltrações: é enviado para o condomínio uma equipe especializada no manuseio do gel impermeabilizante para vedar definitivamente as infiltrações e vazamentos contidas no prédio.

Acompanhamento da infiltração e vazamento

Para assegurar que o problema com infiltração na estrutura do prédio e vazamento não volte a acontecer, é feito um acompanhamento, deixando os condôminos tranquilos e em segurança.

Existem vários métodos de impermeabilização no mercado, porém, os síndicos e os moradores devem optar por métodos definitivos para que o problema possa ser sanado de uma vez por todas e evitar futuros transtornos e tragédias.

Lembrando que essas técnicas devem ser executadas apenas por profissionais especializados, e em hipótese alguma deve ser executados por pessoas que não tem mão de obra qualificada.

A Dan está pronta para solucionar todos os problemas de infiltração do seu imóvel, sempre com durabilidade, rapidez e eficiência. Conheça o nosso serviço de impermeabilização!

Conclusão

Neste conteúdo, você aprendeu sobre os principais danos estruturais causados pela infiltração. A melhor forma de combater esse problema é com uma impermeabilização de qualidade, que afasta a umidade de áreas sensíveis.

Quando esse trabalho é feito incorretamente, ajuda a causar mais infiltrações. Normalmente, os erros na impermeabilização envolve o uso de materiais inadequados ou sistema de aplicação incorreto. 

Nesse sentido, para evitar erros adicionais, o ideal é contratar empresas especializadas no assunto, com boa credibilidade no mercado, a exemplo da DAN Solução.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!