Diferença entre infiltração e vazamento

Diferença entre infiltração e vazamento: entenda de rápido

Você sabe qual a diferença entre infiltração e vazamento? Tanto o vazamento como a infiltração são processos silenciosos, que muitas vezes só aparecem quando existe um problema já em fase avançada.

Apesar de possuírem algumas características similares, surgem de fatores distintos. Isto acaba confundindo muitos síndicos, que enfrentam dificuldades na hora de solucionar a questão.

Para ajudar vocês, resolvemos elaborar este artigo, a fim de tratar do tema de forma mais aprofundada. Afinal, estamos falando de  uma das principais patologias construtivas que acometem as edificações.

Vamos então entender um pouco mais sobre o assunto? Continue lendo e saiba identificar os problemas do seu condomínio!

A importância de saber a diferença entre infiltração e vazamento

É importante saber identificar as diferenças entre os dois problemas, a fim de contratar os profissionais adequados para solucionar cada imprevisto corretamente. Apesar de serem causados pelo mesmo agente, a água, suas consequências se diferem.

Enquanto que a infiltração atinge a estrutura da construção, os vazamentos estão relacionados a defeitos nos canos em paredes e tubulações do edifício.

Estão ocorrendo problemas de infiltração no seu condomínio? Nós temos a solução, confira!

Primeiro, entenda o que é Infiltração

Apesar de ser uma patologia comum e que afeta diversos condomínios, poucos síndicos sabem realmente do que se trata infiltração e como isto ocorre.

Esse problema surge do acúmulo de água da chuva em alguma região da construção. Também pode ser causado pela passagem da água, gerando manchas e até mofo no local, o que acaba desvalorizando o condomínio.

Em chuva, saiba a diferenca entre infiltracao e vazamento
Dias chuvosos são sempre uma preocupação quando vemos uma infiltração surgindo no teto.

É fácil encontrar na internet várias formas de como acabar com a infiltração. Porém,algumas abordagens são mais adequadas que outras, dependendo das características da construção

Na prática, o indicado é contatar uma empresa especializada na área. É importante pesquisar e entender quais são esses métodos e qual o melhor para o caso de seu condomínio.

Principais regiões que podem ocorrer infiltração em condomínios

Como dissemos, a infiltração é comum na maioria das construções civis. Com o tempo elas vão se desgastando e acabam gerando esses problemas.

Veja depoimentos e opiniões de quem já passou por isso e perceba que é um problema que tem solução.

Existem alguns locais que são mais comuns e propícios a ocorrerem infiltrações, por serem lugares mais expostos à umidade. É importante, então, que você redobre a atenção nesses seguintes locais:

  • infiltração na parede (apartamentos e casas): é mais comum ocorrer em paredes de banheiros por serem lugares mais úmidos; se você quer saber quem paga nesses casos de infiltração em apartamento, confira nosso conteúdo.
  • infiltração na laje de cobertura (edifícios e casas): são geradas devido às fissuras por onde a água passa, em algumas lajes é comum que não haja cobertura ou telhado para evitar que a chuva caia direto em sua estrutura, o que acaba tornando mais provável a infiltração;
  • infiltração no teto das garagens (edifícios): em geral ocorre pela falha na impermeabilização existente no pavimento superior à garagem, que quando recebe a ação de água das chuvas ou de lavagem das áreas e são observadas nas fissuras do teto das garagens.

Esses são alguns dos locais que estão propensos a terem problemas de infiltração. Caso o síndico não saiba como acabar com a infiltração, quais serão as consequências? A falta de impermeabilização em determinados locais pode gerar problemas como:

  • a proliferação de mofo e fungo,
  • manchas,
  • fissuras,
  • trincas;
  • bolhas indesejadas

Agora entenda o que é vazamento

Diferença entre fintiltração e vazamento no encanamento

O vazamento é causado por alguma abertura ou buraco em uma passagem ou saída de água.

Atinge o sistema hidráulico do condomínio, que faz com que a água escorra e pingue, penetrando muitas vezes em componentes estruturais.

O vazamento está intimamente relacionado com tubulações, canos e passagens de água.

Como descobrir vazamento de água: principais sinais

Os indícios mais frequentes para você saber como descobrir vazamento de água são as manchas e rachaduras formadas nas paredes, no chão ou no teto. Esse é o ponto fundamental para entender a diferença entre infiltração e vazamento.

Além disso, é bastante comum que surja mofo no local da infiltração – provavelmente, você conseguirá perceber por conta do odor característico.

Outros sinais comuns de como descobrir vazamento de água são as poças que podem se formar no interior do ambiente afetado, além da mudança na tonalidade dos revestimentos e o desprendimento de pinturas ou dos próprios revestimentos, como azulejos e pastilhas.

Outro local onde as infiltrações costumam aparecer principalmente nos condomínios prediais, são nas paredes da garagem, por conta da influência do solo, assim as garagens do subsolo tendem a possuir maior frequência destes tipos de patologias.

Quando a infiltração aparece no teto da garagem, a infiltração está em uma fase avançada, pois a água encontrou falhas na impermeabilização, e é possível ver a água esbranquiçada  pingando sobre os carros dos condôminos, danificando o patrimônio.

Temos um conteúdo completo sobre garagens em condomínios e suas regras, bem como dicas e informações sobre o tema.

Nos casos das infiltrações no teto, também é comum haver uma confusão entre vazamento e infiltração. Ali, observamos as infiltrações principalmente nos casos onde há goteiras ou calcificações.

Isso acontece por vários fatores, como a acomodação da estrutura ou a deterioração da manta asfáltica, por exemplo, além de possíveis falhas em alguma fase de processo construtivo ou em obras de manutenção predial onde houve a recolocação da  manta asfáltica.

As soluções para infiltração incluem desde a onerosa troca da manta asfáltica até novas e mais modernas técnicas de injeção química.

Esse processo está crescendo no mercado nacional de impermeabilização, e que é padrão em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, por conta da relação entre custo e benefício que este processo acarreta.

Quais podem ser os motivos do vazamento de água?

Os vazamentos podem ser gerados por diversos fatores distintos, ocorrendo principalmente em edifícios antigos.

Isso porque, nesses casos, o material construtivo empregado já se deteriorou ou não ocorreram as manutenções preventivas necessárias e, assim, as tubulações acabam estourando.

diferenca entre infiltracao e vazamento, conheça os principais sinais

A falta de manutenção preventiva, acaba gerando a necessidade de uma manutenção corretiva, o que gera um maior custo ao condomínio, pois se tratam de manutenções de urgência.

Outro fator a se atentar é quanto à outras manutenções que podem fazer com que ocorram perfuração em alguma tubulação.

Isso pode gerar um grande transtorno ao condomínio. Portanto, é necessário, assim, que as tubulações possuam as identificações necessárias, descritas na Norma Brasileira Regulamentadora 6493 (Out,1994) – “Emprego de cores para identificação de tubulações”.

Por fim: entenda a diferença entre infiltração e vazamento

Quando se trata de vazamentos, o volume de água apresentado é muito maior e superior a infiltração, assim pode ser um sinal para distinguir entre estas falhas, chegando inclusive a ter pressão.

Outra diferença que pode ser constatada é que vazamentos ocorrem independentemente dos períodos chuvosos, já a infiltração é comum o surgimento no verão, pois as águas pluviais penetram nas falhas existentes.

Algumas medidas ajudam a encontrar esses vazamentos:

  • cheque tubulações externas até o reservatório, assim como barriletes (tubulação que vai do reservatório até o trecho horizontal das colunas de distribuição), registros, bóias e bombas;
  • olhe também pontos de uso e de consumo, como banheiros, cozinha, copa, lavanderia e outros com essas características;
  • na piscina, você pode fazer o teste com uma marcação do nível da água e observar durante 1 ou 2 dias;
  • observe paredes, tetos, pisos e pontos que podem indicar vazamentos, procurando mofos, bolor, azulejos molhados ou soltos, mudança de cor na tinta e outras mudanças de características nos acabamentos;
  • em bacias sanitárias, use corante na caixa acoplada (pó de refresco, por exemplo) e observe possíveis sinais do corante nas paredes da mesma; faça o mesmo com bacias com válvula de descarga (coloque na água do sifão e veja se a água está clara);
  • nos encanamentos internos das paredes, faça o famoso “teste do som oco”.

Se você achou algum tipo de vazamento nos encanamentos, será necessário entender o problema para achar quem é a responsabilidade.

O que fazer para resolver infiltração?

diferenca entre infiltracao e vazamento como resolver

Notou a presença de infiltrações no condomínio? Veja a seguir o que você pode fazer para solucionar ou, pelo menos, amenizar o problema.

Identifique a origem

Primeiramente, tente detectar a origem da infiltração. Isso porque, cada solução é aplicada para uma causa diferente. Nesse sentido, percorra o ponto final da infiltração até chegar ao seu ponto de partida. Alguns sinais que podem te ajudar nisso são:

  • revestimento mal feito;
  • janela mal vedada;
  • trinca da área externa com defeito, que facilita a entrada de água;
  • falha na tubulação que passa dentro da parede;
  • canos estourados no banheiro do andar superior.

Também é interessante você vistoriar rodapés, calhas, telhas e lajes, de acordo com o tipo de infiltração encontrada.

Faça os consertos

Assim que identificar a causa da infiltração, busque os recursos necessários para sanar o problema. Algumas soluções gerais que costumam resolver a questão são:

  • consertos de trincas e rachaduras: isso é feito com a raspagem do reboco, seguida da secagem da região. Depois, aplica-se o produto impermeabilizante e finaliza-se o serviços com um novo reboco e pintura;
  • troca de calhas e telhas quebradas: substitui-se os itens quebrados. Logo depois, realiza-se conserto da região danificada, que inclui a remoção do reboco, secagem do local e aplicação do novo reboco e pintura;
  • impermeabilização contra vazamentos: fecha-se o registro de água e abre-se todas as torneiras, a fim de liberar toda a água parada nos canos. Ao identificar o cano danificado, é feita a impermeabilização para vedar a região.

Conheça a impermeabilização por injeção química

A impermeabilização por injeção química é definitiva e realizada mesmo em dias chuvosos e em poucos dias. Para entender como ela funciona, vamos primeiro explicar como a laje se comporta durante o tempo.

Toda laje de concreto tem fissuras e, quando isso acontece, ela não começa a vazar imediatamente porque a impermeabilização ainda se encontra íntegra.

Leia um pouco mais sobre os tipos de laje caso queira se aprofundar.

Normalmente, 5 anos após uma construção ser erguida, a estrutura se acomoda e as infiltrações na manta passam a aparecer. A água penetra na estrutura e passa pelas fissuras já existentes no concreto, assim começa o pesadelo dos danos estruturais causados pela infiltração.

Existem algumas empresas que utilizam esse método justamente por ser uma solução definitiva, não precisar fazer quebradeira nas áreas comuns do condomínio e por ter um valor menor comparado aos outros métodos.

A injeção química é muito usada principalmente nos Estados Unidos e na Europa, que são países com tecnologias avançadas. Essa técnica consiste na aplicação de um produto químico diretamente nas rachaduras encontradas no concreto.

A partir disso, o produto químico reage com o material da estrutura, formando um gel vedante. Esse método não envolve a interdição ou a quebra de paredes ou pisos, o que reduz qualquer transtornos comuns à obras.

Sua aplicação é recomendada para superfícies de concreto maciço, lajes, garagens, piscinas, juntas de dilatação e caixas d’água. Identifique os seguintes sinais nas áreas citadas para contratar o serviço:

  • presença de fissuras;
  • trincas;
  • manchas;
  • pintura ou revestimento descascando;
  • bolor no teto;
  • estofamento;
  • infiltrações;
  • pontos de umidade no teto ou nas paredes.

Para que a solução gere os resultados esperados, os profissionais seguem as etapas necessárias:

  • inspeção da área;
  • preparação da superfície;
  • injeção de válvulas;
  • aplicação do produto químico;
  • acabamento.

As principais vantagens da injeção química é que trata o local da infiltração, não requer a remoção da manta asfáltica, possui uma aplicação rápida, simples e econômica, além de não envolver o quebra-quebra de paredes e pisos das áreas comuns.

Acompanhe o blog da Dan para estar sempre atualizado, lançamos conteúdos úteis e relevantes para você que busca conhecimento.

Somos a Dan solução em infiltração, empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações em condominio prediais, principalmente em garagens, lajes e outros componentes estruturais de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios no seu dia a dia. Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se neste formulário.

O nosso serviço de impermeabilização de lajes vale muito a pena. Fale com a gente e saiba mais!

Conclusão

Entender a diferença entre infiltração e vazamento é o primeiro passo para resolver esse problema. São comuns em edifícios residenciais, por isso, é necessário verificar os principais sinais que aparecem na estrutura e até mesmo na alvenaria, como:

  • deterioração da pintura;
  • surgimento de manchas;
  • aumento da umidade;
  • discrepâncias nas contas de água.

Assim que for constatado algum tipo de alteração, é importante solicitar uma vistoria, para que um profissional qualificado identifique o tipo de problema e direcione as possíveis soluções para o condomínio.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!