Tipos de laje

Tipos de Laje: conheça e saiba como escolher corretamente

Quando se pretende executar um projeto é necessário realizar uma série de escolhas, uma delas é a necessidade de escolher os tipos de laje que será projetada a edificação.

Para entender o que é uma laje, é necessário pontuar que trata-se do elemento estrutural de uma edificação. Então, é responsável por transmitir as ações de peso e pressão para as vigas, e destas para os pilares.

Continue acompanhando o conteúdo a seguir e confira tudo sobre os modelos de laje!

O que é uma laje?

Lajes são elementos estruturais bidimensionais, caracterizadas por ter uma espessura calculada de acordo com a necessidade de cada projeto.

São estruturas que sustentam os pavimentos de uma edificação, podendo dar suporte a contrapisos ou funcionar como teto. Geralmente, apoiam-se em vigas, que por sua vez, apoiam-se em pilares e realizam a distribuição adequada da carga da edificação.

Os critérios para seu desenvolvimento no projeto são a resistência, a ruptura e a espessura. Lajes mais robustas podem representar, de certa forma, segurança contra rupturas.

Entretanto, possuem flechas muito grandes e, assim, podem gerar insegurança ao usuário, ou vibrações em excesso.

Saiba como escolher uma boa laje

Como escolher os tipos de laje

Antes de falarmos sobre os modelos de laje, você precisa aprender como escolher o tipo de laje ideal para seu projeto. Para isso, é importante considerar uma série de fatores, como:

  • execução do projeto;
  • orçamento da obra;
  • carga que a laje suporta;
  • tamanho dos vãos.

Todos esses critérios são baseados nas necessidades do edifício, bem como de seus moradores.

Também é válido ficar de olho nas principais tendências do mercado; novos modelos e atualizações de componentes aparecem todos os dias. Especialmente para obras com grandes vãos.

Por falar no assunto, aqui vai outros quesitos que devem ser analisados em projetos com grandes vãos:

  • segurança de instalação;
  • materiais adequados;
  • aerodinâmica do local;
  • conforto humano na estrutura.

Isso porque, sua execução é bem mais complexa e específica do que obras em pequenas áreas.

Contudo, sabemos o quão difícil é cuidar de todos os aspectos de uma construção do tipo por cona própria. Sendo assim, nossa dica envolve contar com a ajuda de um projetista ou arquiteto de confiança para te orientar nessas questões.

Entenda o que é uma laje pré moldada

Entenda o que é laje pre moldada
Lajes pré-moldadas geralmente têm uma instalação prática e rápida

Outro ponto que merece destaque, antes de partirmos para os tipos de laje, são as lajes pré-moldadas. Também chamadas de laje pré-fabricada, elas servem para deslocar as cargas de peso do teto para os pilares da edificação.

Sua estrutura é feita a partir de processos industriais. Por isso, oferecem uma montagem unidimensional, já que seus moldes são padronizados. Essa laje é composta por vigotas de concreto e outros materiais que constituem seu ligamento.

Conforme o tempo foi passando, esse tipo de laje foi ganhando preferência no mercado, até se tornar a principal escolha de muitos projetos de construção civil.

Afinal, costumam ser mais baratas que outros modelos, são facilmente instaladas e oferecem mais precisão nas dimensões, além de suportar grandes cargas, inclusive em áreas com grandes vãos.

Tipos de laje: conheça os principais!

A princípio o mercado de construção oferece uma série de modelos e soluções diferentes para a realização de lajes.

Cada modelo possui uma especificação que será comparada ao projeto para obter a laje que tenha mais vantagem de acordo com o que se espera da construção.

Vamos apresentar alguns tipos de lajes e suas características e finalidades, entenda:

Laje Maciça

A principal característica da laje maciça é que, além de ser moldada in loco, ela não possui vazios e nem preenchimento com outro material, a não ser concreto e aço.

É utilizada quando não há necessidade de vencer grandes vãos como, edifícios de apartamentos.

Para edifícios que possuem estacionamento em subsolo, é necessário a construção de uma laje com no mínimo 15 cm. Isso porque, leva a um alto consumo de concreto, criando a necessidade de reforçar todo resto da estrutura.

Lajes maciças de 15 cm são mais propensas à infiltrações. Por mais que a impermeabilização seja executada durante a construção, em algum momento, a edificação sofrerá com os efeitos do clima e começará a apresentar algumas patologias.

Em lajes maciças, verificando a espessura de mínimo de 12cm, é possível realizar a impermeabilização por injeção química. Isso evita a necessidade de grandes obras e gastos excessivos de verbas do condomínio.

Laje Nervurada

Mais uma entre os tipos de laje desta lista, a laje nervurada é um conjunto de vigas “T”, podendo haver nervuras em uma ou duas direções.

Fortemente recomendadas quando se trata de elaborar uma estrutura com grandes espaçamentos entre os pilares e vigas de sustentação, possibilitando flexibilidade para elaborar o ambiente de maneira confortável, desenvolvendo um espaço com um raio de utilização maior.

Quando estão sendo  confeccionadas podem ser de formas especiais ou com a utilização de chapas de madeirite, outra opção é utilizar blocos de poliestireno expandido.

Mas, também pode ser produzida de forma plástica, dando maior possibilidade de formatação, criando, assim, formas curvas e belas.

Laje Treliçada

Sobre os tipos de laje treliçada, é um tipo de laje pré-moldada, constituída por vigotas em concreto, com armaduras em formato de treliça.

Nos vãos entre esta estrutura, utiliza-se algum tipo de material de preenchimento, como poliestireno expandido (EPS) ou blocos cerâmicos.

Por fim a estrutura é coberta com uma camada de concreto dando a fixação e o reforço necessário.

Essa estrutura oferece um peso muito menor que as lajes maciças, além de reduzir o esforço da mão de obra, geração de entulhos e bastante utilizada em edificações que são uni ou multifamiliares.

Geralmente, o método tem baixo custo, diminui o uso de madeira e é de fácil montagem. Contudo, podem ser mais propensos a trincas.

Laje Alveolar

Assim como as treliçadas, outro modelo pré-fabricado é a laje alveolar que justifica a presença de dutos ou alvéolos no interior das placas pré-fabricadas que utilizam em sua produção.

Diferente de outros modelos apresenta a vantagem de tornar mais enxuto o cronograma de execução, facilitando todo o processo.

Edificações como depósitos e estacionamentos podem ser concebidos com lajes alveolares que elimina imediatamente a necessidade de cimbramento e de certo modo se torna simples a construção a partir desse método.

Apenas se faz necessária a utilização de equipamentos para elevar as peças aos locais corretos.

Todos os métodos para a confecção de uma laje possuem suas especificações para que o modelo escolhido seja utilizado, quando se trata de edificações que serão destinadas à moradia.

As lajes maciças de concreto são a melhor opção, quando se trata de segurança, qualidade e facilidade de reparos futuros.

Bônus: impermeabilização de lajes, qual a importância?

Tipos de laje para evitar infiltração
Pense em impermeabilizar a sua laje no momento de construí-la!

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de laje, que tal aprender sobre a importância da impermeabilização? Esse processo é indispensável para proteger a estrutura como um todo.

Quanto maior é o tempo de uso da construção, mais danos ela sofrerá. Assim, não é incomum surgirem pontos de fissura, trincas e outras falhas. Consequentemente, as chances de aparecerem infiltrações aumentam.

Caso não seja solucionada rapidamente, essa infiltração começa a desgastar toda a estrutura da região afetada. A partir daí, o problema passa a atingir outros pontos, como paredes e tetos.

Com isso, os danos estruturais causados pela infiltração podem ser tamanhos que será necessário interditar o local. É uma boa ideia pedir ao zelador ou porteiro que reporte qualquer dano nesse tipo de estrutura.

Por outro lado, a laje que recebe uma impermeabilização de qualidade, como a injeção química, fica mais protegida contra tais inconveniências.

É claro que essa solução não elimina completamente as chances de aparecerem infiltrações. Porém, os transtornos causados serão bem menores e fáceis de resolver.

Dessa forma, você não precisará se preocupar com vazamentos, infiltrações e outras dores de cabeça parecidas por muito tempo, Inclusive, infiltração e vazamento são coisas diferentes, você sabia? Caso não, confira nosso conteúdo e fique por dentro.

O nosso serviço de impermeabilização de lajes vale muito a pena. Fale com a gente e saiba mais!

Conclusão

Essas foram as principais informações sobre os tipos de laje que trouxemos para você. A Dan é uma empresa focada no serviço de impermeabilização de lajes, especialista em infiltração de condomínios em São Paulo e Grande São Paulo.

Nós utilizamos inteligência preditiva e gel vinílico de desenvolvimento próprio, tornando simples e eficiente todos os estágios do processo da solução definitiva de infiltrações em lajes de condomínios, reduzindo o tempo e os custos envolvidos durante a obra.

No decorrer da vida dos condomínios prediais, as infiltrações trazem grandes transtornos para os moradores e síndicos.

Desta forma, a solução – Dan, se torna a opção mais inteligente para impermeabilização de lajes de concreto, podendo ser realizada em vagas de garagens, coberturas e outras lajes maciças com rapidez, agilidade, garantia de até 15 anos e sem interditar grandes áreas.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!