topo do predio

Topo do prédio: 5 ideias do que fazer para valorizar o imóvel

Uma das tarefas de um síndico é encontrar meios de valorizar o condomínio e aumentar a receita para manter as finanças do prédio em dia. Uma forma viável é investir em melhorias ou reformas para o topo do prédio. 

Algumas delas incluem a instalação de piscinas, criação de jardins, restaurantes e bares, coberturas ou mesmo apostar no aluguel de antenas. Todas essas alternativas podem agregar valor ao imóvel e ainda gerar renda extra para o condomínio.

Entretanto, é importante cuidar para que nenhuma das soluções cause problemas estruturais, como infiltrações e vazamentos. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue acompanhando o conteúdo a seguir!

Nome do topo do prédio: como se chama?

Também chamado de terraço do prédio, cobertura ou último andar, o topo de um edifício representa qualquer estrutura sobre o telhado da construção. 

Quando recebe o nome de cobertura, significa que o local abriga um imóvel extra, diferente de qualquer outra unidade do condomínio. Normalmente, esse apartamento ocupa o espaço de dois ou mais unidades.

Porém, o mais comum é que os edifícios tenham somente uma área inabitável no topo, utilizada somente para serviços de manutenção. Outros condomínios podem transformar esse espaço em um terraço — um ambiente de acesso comum aos moradores.

Já em prédios comerciais, é comum aproveitar o espaço do topo para a construção de restaurantes e bares.

O que fazer no topo de prédios: 5 ideias

Como síndico, você já deve ter buscado inúmeras formas de agregar mais valor ao condomínio. Por isso, resolvemos trazer algumas sugestões de melhorias que podem ser feitas no topo do edifício. Veja logo abaixo.

Aluguel de antenas

aluguel de antenas no topo do prédio

Investir no aluguel do topo do prédio para antenas é uma alternativa que valoriza e ainda rentabiliza o imóvel. Mas, primeiramente, é necessário tomar alguns cuidados para que essa solução traga benefícios reais em vez de gastos desnecessários.

O primeiro passo é analisar se o edifício tem a estrutura necessária para esse serviço. Construções mais altas e com maior área aberta são mais indicadas para isso. 

Também é importante verificar a demanda por antenas na região. Se o condomínio se localiza próximo de outros prédios com muitas antenas, é provável que já exista cobertura suficiente.

Na parte burocrática, o síndico precisa adquirir o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) e o Laudo Técnico de Pára-Raios regularizados, além da ata de assembleia que ateste a concordância dos moradores com a instalação no topo do prédio.

Para evitar problemas estruturais, como infiltrações ou vazamentos, deve-se inspecionar a região e, caso necessário, investir em soluções de impermeabilização.

Piscina

Piscina no topo do prédio com vista para outros prédios no horizonte
piscina topo do predio

 

Construir uma piscina no topo do prédio é outra possibilidade de valorização. Entretanto, também deve-se cuidar para evitar problemas com infiltrações.

Qualquer espaço de cobertura, especialmente as que possuem piscina, devem passar por um processo de impermeabilização. Esse é o primeiro passo para que a solução não gere vazamentos e outros danos estruturais, como mofo, bolor, rachaduras e corrosões.

Em suma, quando a piscina do prédio não estiver devidamente impermeabilizada, poderá afetar a estrutura do condomínio, dos apartamentos e até mesmo a saúde dos moradores.

Encontrou pontos de infiltração? Confira a melhor solução para evitar o problema de forma definitiva!

Restaurante ou bar

Outra alternativa bastante rentável e que aumentará o valor do imóvel é o restaurante no topo do prédio. Os rooftops — tendência da arquitetura contemporânea — já eram famosos na década de 1940 no Brasil, e estão voltando com tudo atualmente.

Em São Paulo, por exemplo, há o Edifício Itália, com seu famoso Terraço Itália, um restaurante localizado no topo do prédio, com vista ampla para a capital paulista.

Restaurantes ou bares são uma excelente maneira de aproveitar o antigo espaço inutilizado, criando um ambiente de lazer e convívio para os residentes, além de aumentar a receita do edifício.

Jardim

Jardim no topo do prédio

Apostar no jardim no topo do prédio é uma boa alternativa para condomínios que não possuem tanto capital para investir na construção de piscinas, coberturas ou bares.

Não é de hoje que sabemos a importância do convívio com a natureza para uma maior qualidade de vida.

Uma pesquisa realizada no Reino Unido, pelo site The Joy of Plants, constatou que 60% dos entrevistados se sentem mais felizes e produtivos ao estarem rodeados de plantas.

Então, criar um belo jardim no terraço, com bancos e mesas para os moradores descansarem é uma ótima solução para valorizar o edifício.

Coberturas

Restaurante em topo do prédio com poltronas vermelhas e vista para outros prédios no horizonte

Já citamos as coberturas por aqui. Em suma, são apartamentos construídos no topo do prédio, mas com estrutura e características completamente diferentes do restante das unidades do condomínio.

Para começar, esses apartamentos são tidos como moradias de luxo de um edifício.

Ocupam o espaço de dois ou mais apartamentos comuns, além de apresentar outras características que aumentam seu valor agregado, como vista panorâmica, elevador privativo, melhor aproveitamento da luz no topo do prédio, piscina privativa e outras.

Caso o condomínio se localize em uma região nobre da cidade, vale muito a pena apostar nessa alternativa. Porém, também é importante tomar cuidado com a impermeabilização das coberturas.

Topo do prédio torto: devo me preocupar?

topo do predio torto

 

O entortamento dos prédios é um fenômeno comum na orla brasileira, especialmente em construções da década de 1970. Em Santos, por exemplo, cidade litorânea paulista, muitos edifícios localizados na orla foram entortando em diferentes angulações.

Isso era causado pelo recalque — movimentação dos pilares de um prédio —que as fundações sofriam, gerada pela movimentação das camadas do solo na qual foram implantadas, deixando a construção torta.

Para evitar isso, é importante que a fundação do prédio esteja firmada em uma camada de solo rígida. Uma forma de verificar a existência do problema é a partir da manutenção preventiva.

Encontrou pontos de infiltração? Confira a melhor solução para evitar o problema de forma definitiva!

Conclusão

Viu como existem inúmeras formas de valorizar o topo do prédio? Com as dicas que te mostramos por aqui, você já tem algumas direções sobre como aproveitar esse espaço inutilizado do seu condomínio.

Só lembre-se de cuidar da impermeabilização da área, para evitar problemas com infiltrações e danos estruturais.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!