o que é junta de dilatação

Junta de Dilatação: o que é, qual a importância e quais tipos existem

Quando paramos para pensar em enormes construções, não visualizamos todos os detalhes, como o material que está sendo utilizado e também suas funcionalidades. Outro grande exemplo disso é a junta de dilatação.

O Brasil é um país de proporções continentais e, com isso, é possível identificar os mais variados tipos de clima. 

Desde o clima quente e seco, com baixo índice de chuvas em algumas partes do Nordeste, até as temperaturas abaixo de zero, nas serras do Sul do Brasil.

O fato é que a variação climática tem os seus efeitos nos mais diversos materiais usados na construção civil.

A dilatação térmica devido ao calor, e consequentemente a contração pela falta dele, é um fenômeno físico, e está relacionado aos níveis de agitação e o espaço entre as moléculas de qualquer material.

Dessa forma, é preciso estar atento e preparado para esses efeitos de forma a não comprometer a segurança na construção civil e também para evitar maiores prejuízos. Acompanhe!

Entenda o que é junta de dilatação

As juntas de dilatação, resumidamente, são as separações físicas, que existem nas estruturas, com a intenção de permitir o movimento. Também são usadas para mitigar os efeitos da vibração e movimentações inerentes a cada tipo de estrutura.

Os locais que as juntas podem ser encontradas, são estruturas de concreto, separação entre blocos de edifícios, separações entre as pontes, separações entre viadutos, estruturas de vedação, separações de pisos e azulejos, paredes e muros, estruturas de borracha ou de PVC, fachadas, estruturas de gesso. 

Os preços variam muito, dependendo da finalidade. Porém o valor mais baixo é por volta de R$2,00 a R$5,00. Podemos tirar como exemplo, os prédios que ficam expostos ao calor e frio, dilatando em altas temperaturas e contraindo em baixas temperaturas. 

Sendo assim, se as juntas não existissem, as estruturas poderiam não suportar o movimento e criar rachaduras, comprometendo sua segurança, estabilidade e durabilidade.

Qual é a função de uma junta de dilatação?

qual a função da junta de dilatação em edifícios
Pensar na junta de dilatação é fundamental na fase de obras.

Como você viu mais acima, as juntas de dilatação consistem nos espaçamentos disponíveis nas construções, calculados para possibilitar a expansão térmica e dar mais flexibilidade à obra.

Desse modo, elas impedem que fissuras, trincas, deslocamentos e rachaduras apareçam na obra, por exemplo. Na prática, as juntas criam o espaço ideal para que os materiais se expandam, sem gerar danos estruturais ou à superfície. 

Para garantir que elas cumpram seu papel, é importante impermeabilizá-las corretamente. Assim, evita-se transtornos futuros com a obra.

Outro ponto que vale a pena ser mencionado é sobre as “juntas de movimentação”. Elas funcionam da mesma forma que as juntas de dilatação, porém, garantindo movimento somente para o revestimento da construção, sem afetar sua estrutura.

Contudo, é muito mais comum ouvirmos falar sobre a junta de dilatação, já que problemas estruturais são bem mais graves do que danos de revestimento. O fato é que, as duas soluções se complementam ,e devem ser usadas corretamente. 

O que dizem as Normas sobre junta de dilatação

A NBR 6118 regulamenta e controla os requisitos de qualidade em todas as estruturas de concreto do país. Ela determina as medidas preventivas necessárias, para que os projetos de construção sejam realizados conforme o planejado.

Nesse sentido, há algumas ressalvas sobre a junta de dilatação na NBR. Segundo a regra, é necessário haver um espaço de 15 cm entre as juntas. Caso contrário, pode-se surgir irregularidades que facilitem o aparecimento de rachaduras, trincas e outros problemas.

Além disso, a NBR ainda proíbe o uso de juntas de dilatação para as passagens de tubulações.

Exemplos de juntas de dilatação em edifícios

Exemplos de junta de dilatação em edifícios

Você pode encontrar juntas de dilatações em inúmeras estruturas, como pontes, trilhos, fachadas, garagens condominiais e outras edificações residenciais. 

No caso das fachadas, as juntas criam espaços entre as placas do material utilizado na construção. Veja outros exemplos de juntas em edifícios a seguir.

Junta de dilatação para piso de concreto

Quando nos referimos à juntas de dilatação para piso de concreto, elas devem ser tratadas como prioridade durante a construção. As variações de temperatura e movimentações naturais também podem prejudicar os pisos, tanto no revestimento quanto na estrutura.

Nesse aspecto, na hora de instalar os pisos de concreto, é indispensável prestar atenção às juntas e sua correta aplicação, respeitando as recomendações da Norma. Em geral, existem três tipos de juntas para pisos de concreto:

  • juntas de controle: tipo de junta utilizada para criar marcações leves no concreto. Caso a superfície sofra com trincos e rachaduras, o dano ocorrerá no local marcado previamente;
  • juntas de expansão: tipo de junta utilizada para separar o pisco de concreto de outros elementos estruturais da construção, como vigas, pilares etc;
  • juntas de construção: tipos de junta usadas para demarcar faixas no concreto, seja de modo transversal ou longitudinal.

Junta de dilatação para fachadas

Como as fachadas costumam ficar totalmente expostas às ações climáticas, trata-se de um ponto da construção que costuma sofrer bastante com rachaduras, fissuras e outros danos. Também é uma região que precisa de maior proteção contra a ação da água.

Portanto, as juntas de dilatação exercem um papel indispensável nas fachadas, já que evitam seu desgaste devido à movimentação natural, causada pelas mudanças climáticas.

Conheça quais os tipos de juntas de dilatação

Existem vários tipos de junta de dilatação. O tipo que deve ser utilizado em cada situação, deve ser estudado e pensado por um especialista em engenharia. Veja um pouco sobre cada um dos principais tipos de juntas.

Juntas Abertas

Recomendada para vãos de até 65 mm, especialmente em pontes que passam veículos. Quando esse tipo de junta é escolhido, a lacuna entre uma peça e a outra parte do concreto não possui preenchimento. 

Sendo assim, dando possibilidade de passar partículas e até mesmo água, há a possibilidade de passagem de detritos e água da chuva entre os vãos. 

O vão impede que concreto choque com a passagem de um automóvel, o que poderia provocar seu desgaste acelerado e desnecessário.

Juntas Fechadas

Juntas Fechadas são “completadas” por diferentes tipos de materiais, como a cortiça, compostos plásticos ou peças metálicas. Elas são principalmente utilizadas em pontes e viadutos. 

Tem como objetivo impedir a passagem de água da chuva para o interior das construções, diferenciando-se da Junta Aberta. 

Junta Enterrada

É pouco utilizada na construção civil, pois existem opções mais fáceis de executar e também de fazer manutenção, como Asfaltado Modificado, conhecida como enterrada , pois sobre ela é colocada uma chapa de metal.

Junta de Compressão

Mais utilizada em pontes, edifícios e túneis, esse tipo de junta suporta movimentações de até 50 mm na horizontal e 3 mm na vertical. Ela é composta por uma faixa  borracha, que é fixada nas extremidades da junta.

Junta Deslizante

Neste tipo de junta, seguram movimentações de até 100 mm. A estrutura é composta por duas placas de metal. 

Alguns efeitos da dilatação térmica nas paredes externas na maioria das vezes sofrem uma grande exposição aos raios solares , por longos períodos de tempo e com isso podem apresentar os efeitos como em forma de fissuras e rachaduras. 

Entenda a importância da junta de dilatação para piso

importância da junta de dilatacao para piso

Já nos casos dos pisos, na maioria deles precisam de juntas. 

Como normalmente o piso ocupa uma grande parte do revestimento, as pequenas dilatações de cada peça podem gerar, quando somadas, grandes problemas.

Sendo assim é por esse motivo que quando ocorre a dilatação faz com que ocorra de “estourar” o piso, rachaduras, desprendimentos, e tantos outros problemas relacionados ao piso. 

Portanto, para qualquer material que for escolhido para o piso, azulejo, cerâmica, porcelanato, pedras, madeiras, concreto, etc.

É uma boa prática respeitar e executar as juntas conforme determina o projeto, seguindo as orientações de quem fez o material e até mesmo de quem o instalou. 

Também é bacana pedir ao zelador ou porteiro que reporte qualquer dano nesse tipo de estrutura.

Estão ocorrendo problemas de infiltração no seu condomínio? A Dan soluciona esse problema com durabilidade, rapidez e eficiência. Conheça o nosso serviço de impermeabilização!

Conclusão

Neste conteúdo, você viu o que é a junta de dilatação, sua importância e quais os principais tipos. 

A Dan Solução é uma das empresas brasileiras de vanguarda na técnica de impermeabilização por injeção química como solução para vazamentos e infiltrações em lajes, principalmente em vagas de garagens e coberturas de condomínios prediais.

Nossa missão é ajudar os condomínios prediais no seu dia a dia. 

Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se no formulário no alto da página e faça parte de nossa lista que tem ajudado síndicos do país inteiro a administrar seus edifícios.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!