Uma infiltração é uma grande dor de cabeça para todo síndico. Só de imaginar ter que quebrar aquele belo jardim do condomínio ou o playground das crianças já basta para acabar com a noite de sono do síndico e do zelador. Imagine só ter que retirar os carros dos condôminos, lidar com a sujeira e entulhos, excesso de barulhos e pó constante, além daquele velho problema de gotejamento sobre os carros, estragando a pintura e causando a ira do proprietário do veículo.
Já o desplacamento por infiltração em concretos é algo que requer muita atenção, uma vez que pode causar muitos danos às estruturas dos edifícios.
O concreto armado é a estrutura do concreto que possui uma armação feita com barras de aço, as chamadas ferragens. As ferragens ajudam a estrutura a resistir a compressão e são utilizadas nos pilares,vigas e lajes de concreto.
A infiltração também pode atacar essas vigas e lajes, causando uma patologia que chamamos de desplacamento, um dos danos aparentes que mais enxergamos em decorrência da infiltração. A ferragem da laje que está em contato com a umidade fica oxidada, aumentando de tamanho, e empurrando parte da superfície laje.
Assim, quando olhamos uma infiltração com ferros aparentes, estamos vendo um desplacamento, ocasionado pelo aumento do diâmetro da ferragem.
Entender qual a causa dessas infiltrações é extremamente importante para sanar o problema de forma definitiva. Entender a origem do dano realizando a vistoria técnica é o primeiro passo para acabar com o problema.
O reparo da armadura deve ser feito, mas é necessário primeiramente acabar com a infiltração. A injeção química é uma das técnicas mais usadas para impermeabilização em condôminos, sem a necessidade de quebrar o piso para troca da manta asfáltica.
Em casos como desplacamento do concreto, a injeção química, mesmo em épocas de chuvas, é a solução definitiva para os problemas de infiltrações em condomínios residenciais.
Você sabe como funciona a injeção química?
A impermeabilização por injeção química é definitiva e realizada mesmo em dias chuvosos e em poucos dias. Para entender como ela funciona, vamos entender como a laje se comporta durante o tempo. Toda laje de concreto fissura e, quando isso acontece, ela não começa a vazar imediatamente porque a impermeabilização ainda se encontra íntegra. Normalmente, 5 anos após uma construção ser erguida, com a acomodação da estrutura e as infiltrações na manta passam a ocorrer. A água penetra na estrutura e passa pelas fissuras já existentes no concreto.
Para a realização da injeção química, são feitos furos de baixo para cima na estrutura onde ocorrem as infiltrações e o produto finalmente é injetado, em sua forma líquida, fazendo o caminho inverso onde a água está passando. O líquido preenche os vazios da laje e resolve de forma definitiva o problema da infiltração, formando uma verdadeira barreira para a passagem da água.
E o melhor desse processo de impermeabilização de lajes, é que ele pode ser feito em qualquer tipo de trinca, fissura, ninho de concretagem, junta fria, junta de dilatação e demais formas de surgimento de água, acabando definitivamente com a entrada da água e umidade na localidade onde foi feita.
Saiba mais sobre infiltração em condomínios nesse nosso post (aqui).