Quais os benefícios da injeção química para uma infiltração?

Quais os benefícios da injeção química para uma infiltração?

Com os avanços tecnológicos e inovações na construção civil, além dos métodos comuns e mais utilizados para a solução prévia de infiltração em edifícios, como a manta asfáltica e manta líquida, surgiu o método de injeção química.

A infiltração pode ocorrer em todos os elementos estruturais, como pilares, vigas e lajes, porém o método não se aplica a pilares, mas é extremamente eficiente em lajes de concreto maciço. 

A injeção química, ainda é pouco conhecida, e por se tratar de um método relativamente novo, muitos profissionais e gestores acabam optando pela troca da manta asfáltica em seus edifícios, mesmo sendo o método mais caro e não definitivo, mas vamos entender o que é infiltração e como a injeção química resolve o problema definitivamente.

O que é uma infiltração ?

Infiltração é o processo onde uma corrente de  água proveniente de chuvas e ventos, por exemplo atravessam estruturas da edificação, causando prejuízos e danos estruturais. Ela é ocasionada  quando a estrutura ou superfície não está devidamente impermeabilizada e, além dos problemas visíveis, como gotejamentos, manchas e bolor, pode causar problemas mais sérios de corrosão das armaduras e outros problemas que afetam as estruturas da edificação trazendo transtornos maiores e mais preocupantes que o normal.

As infiltrações são um dos problemas mais comuns que ocorrem em construções. Originalizando-se de manchas em cantos de paredes, vindo acompanhadas de bolhas e mofo, trazendo um aspecto visual nada agradável aos olhos humanos. Entretanto, a grande maioria das pessoas precisam se atentar para o fato de que as infiltrações podem trazer consequências muito mais sérias para a edificação.

Grande parte dos materiais utilizados nas construções são porosos. Cada um com determinada quantidade, porém ainda assim apresentam espaços por onde a água se infiltra.

O concreto que é bem utilizado nas construções no Brasil, apresenta um nível de porosidade que é relativamente alto,  e se caso a impermeabilização deste concreto não for bem feita, com certeza em um futuro próximo certamente vão surgir problemas ligados a infiltrações.

 Qual intuito de uma impermeabilização ?

A impermeabilização surgiu como forma de proteger o ambiente em que se habita das ações da umidade. Inicialmente, esse processo se resumia em uma barreira física, que impedia a passagem de fluidos, ou os escoava para algum lugar que visualmente não necessitava dessa proteção. Com o aparecimento de problemas relacionados a esse costume, surgiram novas ideias sobre como tratar esse assunto, que hoje além da ideia inicial, reúne também a finalidade de proteger as partes construtivas do edifício contra a degradação que a umidade pode causar nas mesmas.

 Fazer a troca da manta vou estar resolvendo o problema ?

Esse é um ponto que deve ser analisado com cuidado. No Brasil, os condomínios se acomodaram com a troca da manta asfáltica. É a solução com um prazo curto para todos os problemas de infiltração.

É essencial entender que a manta tem uma vida útil de até 5 anos. Sendo assim, se sua edificação tem mais de 5 anos e não realizou ainda a troca das mantas, em um futuro próximo terá que pensar bem nisso. Ela irá se desgastar com o tempo e as infiltrações mais cedo ou mais tarde irão aparecer. Caso o condomínio tenha mais idade e já fez a troca de manta, pode esperar, pois ela vai se desmanchar após 5 anos de sua troca.

 Então, teremos um problema, pois a cada 5 ou 6 anos a sua edificação irá ter que realizar a troca das mantas quebrando boa parte do piso, o contrapiso, etc... e irá ter que realizar uma obra de grande porte no condomínio. E ainda por cima, vai ter que aprovado em assembleia e terá todos os transtornos que cercam esse tipo de solução que, ainda por sinal provavelmente, não irá resolver seus problema definitivamente.

Além disso, se caso chover, a obra terá que ser paralisada. E se você tiver um belo jardim ou algum instrumento de entretenimento sobre a garagem, infelizmente ele terá que ser retirado para a conclusão da obra.

Estamos de acordo até aqui que para uma troca de mantas os gastos são exorbitantes e a solução neste método é complicada e não definitiva? Então vamos direto ao ponto.

Porque realizar a impermeabilização com injeção química ?

É importante estarmos informados sobre o porque a injeção química é a técnica de impermeabilização mais viável para sanar com os problemas de infiltração nas garagens dos condomínios prediais. Por ser um processo que não exige obras muito longas e por ser feita de dentro da garagem, os responsáveis pela edificação não precisam se preocupar com a interrupção por conta das chuvas.

Quais vantagens de um impermeabilização por injeção ?

·         Assim como já foi dito, a troca da manta asfáltica requer que o piso seja removido, o que obriga uma obra de proporções maiores e mais longas.

·       O método de injeção química é bem simples, com um equipamento de última geração, fazendo com que não seja necessária a interdição de áreas da garagem.

·       A injeção química é feita de baixo para cima e de dentro da garagem, o que permite que seja realizada mesmo com chuvas.

·       A obra de troca da manta asfáltica tem um custo maior, e ainda exige a contratação de caçamba para a retirada de entulhos.

·       A manta asfáltica, como já mostramos, voltará a se degradar e a cada 5 anos terá que ser trocada novamente.

·       A impermeabilização por injeção química é muito mais rápida e eficiente causando menos sujeira e menos transtornos.

·       A injeção química soluciona de forma definitiva o problema de infiltrações, e existem empresas que ainda dão uma garantia de até 15 anos.

·       A impermeabilização por injeção química pode ser feita em poucos dias, ao contrário da troca da manta asfáltica, que pode demorar diversas semanas para ser trocada.

·       A injeção química não causa transtornos dentro do condomínio, a execução da obra é limpa e rápida e a movimentação de funcionários circulando pelo ambiente é quase nula.

·       Por ser uma obra de menor porte e dependendo do valor, não necessita de aprovação em assembleia.

Se você ainda tem desconfiança referente a injeção, pense nos problemas causados pela infiltração. A cada dia que passa, a situação se agrava, o que pode trazer problemas maiores. Ou seja, essa decisão terá que ser tomada o mais rápido possível. 

Episódios de infiltrações em edificações devem ser acompanhados e observados com mais cautela, pois quando há essas patologias e não há um tratamento e uma manutenção adequada pode comprometer a estrutura da edificação, ocasionando oxidação das ferragens da laje da garagem e cobertura e desplacamento do concreto, quando há essas situações, além do tratamento dos pontos de infiltrações, tem-se necessidade de tratamento de ferragens. 

Aqui na Dan Solução, desenvolvemos padrões operacionais para executar o mais rápido possível qualquer problema de infiltração.  Por esses motivos que a nossa empresa está no mercado há 10 anos e o grande número de obras mostra nível de confiança adquirido por mérito ao decorrer desse tempo


Caso queira solucionar seu problema de infiltração hojesolicite uma vistoria gratuita. 



Cadastre-se aqui!

Receba novidades da Dan Solução e do nosso blog assinando a Dan News.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


Dan nas Mídias Sociais

Informações

A Dan Solução tem a solução definitiva para infiltrações em condomínios, com garantia de 15 anos. Impermeabilização, sem a troca da manta asfáltica e obras desnecessárias, é com a Dan Solução.

Tags