Infiltração no condomínio pode causar danos graves?

Infiltração no condomínio pode causar danos graves?

Infiltração no condomínio pode causar danos graves? Leia nosso artigo até o final e descubra!

Problemas com infiltração é algo muito comum na rotina de um condomínio e que sempre surpreende os síndicos, surgindo em lugares inusitados ou sempre nos mesmos lugares como em garagens ou lajes.

Infiltração e impermeabilização são dois assuntos que sempre causam transtorno para os síndicos, pois o primeiro é um dos problemas mais recorrentes no condomínio que causa desconforto em todos os envolvidos, tanto pelo custo quanto por todos os problemas que podem ser apresentados enquanto não for solucionado definitivamente

Sempre acaba surgindo para bagunçar o orçamento demando máxima urgência na resolução, pois quando não solucionada a patologia de infiltração, o que era "simples" pode ser tornar um grande dano a estrutura, chegando a comprometer todo o prédio. 

Já a impermeabilização é um assunto técnico que muitos síndicos ainda não dominam muito bem e muitas vezes acabam contratando empresas não qualificadas para o serviço, fazendo com que o problema se torne ainda maior. Entenda mais como a infiltrações no condomínio pode causar danos graves e como você pode evitar uma dor de cabeça ainda maior!


Entendendo o que é infiltração


As infiltrações são penetrações de água nas paredes, teto, piso, lajes e demais ambientes. Estão no topo da lista dos problemas mais chatos de resolver em condomínios, pois além de danificar a estrutura da edificação, pode aumentar os custos da conta de água, e se não for resolvido prontamente, pode trazer muitos prejuízos no bolso e na saúde do condomínio.

Para entender um pouco mais sobre infiltração, é preciso entender do que é constituída a estrutura de uma edificação. As estruturas mais comuns nas edificações são as de concreto armado e estruturas metálicas.

O concreto armado tem essa denominação, pois é composto de dois materiais: concreto + aço (chamado de “armadura”, daí deriva o conceito concreto armado). O concreto (cimento, areia, brita e água) por si só é um material bastante resistente, porém ele resiste bem apenas aos esforços de compressão. 

 As malhas de aço são adicionadas para poder resistir aos outros esforços solicitantes, sendo o principal deles a flexão. Dessa forma, o conjunto concreto + aço torna a estrutura mais completa e mais resistente a todos os esforços a que ela estará sujeita.

Como todos sabemos, os metais em geral são materiais que se oxidam facilmente. Por esse motivo, a armadura de uma estrutura de concreto armado deve estar sempre longe de qualquer contato com a água, ar ou ambiente que favoreça a corrosão. Quando, por qualquer motivo, existe a exposição da armadura ao ambiente, a estrutura como um todo pode ficar comprometida.

Patologias de infiltrações mais comuns em condomínios

  • Corrosão da armadura

Para que não haja exposição da armadura, as normas brasileiras recomendam um cobrimento mínimo de concreto sobre as seções de aço, isto é, deve haver um volume mínimo de concreto ao redor da ferragem para evitar a corrosão.

Caso o cobrimento mínimo não seja respeitado, a estrutura corre sério risco de não atender às exigências técnicas.

Por motivos de falha de impermeabilização, o concreto pode ser “lavado”, e isso acaba expondo as armaduras. Quando isso acontece, a estrutura corre sérios riscos de perder a sua capacidade de resistência aos esforços solicitantes.

  • Trincas

 As trincas podem começar a surgir de forma pacífica, mas sempre começam a gerar um possível alerta, pois surgem quando o concreto apresenta algum defeito ou algo na estrutura que está tirando a resistência e vida útil do material. 

 

Na execução do projeto arquitetônico, é um dos tipos mais comuns de patologias nas edificações e podem interferir na estética,durabilidade e nas características estruturais da obra. Ela pode ser um indício de algum problema estrutural mais grave no condomínio, pelo fato de toda fissura originar uma possível patologia mais grave como trinca e rachadura.


  • Manchas

Os problemas dentro da construção civil causados por umidade podem estar relacionados a até 60% das manifestações patológicas encontradas em edificações em fase de uso e operação e podem levar a prejuízos de caráter funcional, de desempenho, estéticos e estruturais podendo representar risco à segurança e à saúde dos usuários.

  • Estalactites 

 As estalactites são manchas esbranquiçadas que assumem a forma de pendentes formados pela ação da água, quando surgem já é sinal de que a água está saindo pelo local e já atravessou o concreto.

 

Quando ainda está atravessando, por exemplo, as estruturas de concreto, as argamassas dos revestimentos em geral ou de demais elementos de construção que possuem sais solúveis na sua composição, como o carbonato de cálcio, chamada de estalactite calcificada.  

 

  • Pingos

 Um problema muito recorrente em várias construções, tanto residenciais quanto industriais, são os pingos ou as goteiras. Esse problema aparece depois de uma série de fatores citados a cima. Tudo por que na época das chuvas, a água consegue se infiltrar, danificando lajes, forros, paredes, e causando grandes prejuízos e dores de cabeça.

 

Evite a ocorrência de novas infiltrações com nosso método exclusivo

A infiltração é um dos maiores problemas que ocorrem nas construções. Muitas vezes começam como manchas nos cantos, bolhas e mofo, gerando um aspecto visual bastante desagradável.

Porém, o que muitas pessoas precisam se atentar é para o fato de que as infiltrações podem trazer consequências muito mais sérias para a edificação. 

A grande maioria dos materiais utilizados nas construções são porosos, então a água um dos maiores problemas das estruturas penetra muito facilmente, causando diversos problemas estruturais na edificação. 

Cada um em determinado grau, mas ainda assim apresentam espaços por onde a água se infiltra, tornando a impermeabilização algo extremamente necessário para manter o tempo de vida útil da construção. 

O concreto, por exemplo, que é largamente utilizado nas construções no Brasil, exige uma impermeabilização muito bem-feita, coisa que a própria manta asfáltica consegue suportar apenas por um tempo, diferente do método definitivo de injeção química exclusivo da Dan Solução que acaba com as patologias da infiltração.

Mesmo após a construção do edifício, com o decorrer do tempo se o problema de infiltração surgir a solução mais viável em questão de custo benefício e agilidade para solucionar o problema é a impermeabilização por injeção química. 

Se todos os pontos citados a cima forem constados chegou o momento de chamar um especialista, solicitar uma vistoria, se faz necessário avaliar o dano que a infiltração tem causado na estrutura.

Danos que podem ser evitados 

Quando a infiltração surge os danos causados por ela podem ser evitados, esse fator não afeta somente o condomínio, mas pode afetar todos os moradores.

Dependendo de onde se localiza o ponto de infiltração, no mesmo local pode se encontrar um carro de morador ou até mesmo canos que estejam sendo corroídos pela presença constante da água, misturada com os químicos presentes no cimento e paredes, podem causar danos ao patrimônio do morador e do condomínio. 

Cabe ao síndico e o zelador sempre realizar a inspeção no condomínio para saber se possui uma infiltração, pois alguns sinais sempre são visíveis desde o começo da patologia, isso evita que a patologia piore para um desplacamentoManutenções prediais prévias precisam ser realizadas para que gastos maiores sejam evitados, tudo isso deve estar dentro do planejamento financeiro.

Empresa de impermeabilização em SP de confiança

Aqui na Dan Solução, temos uma equipe qualificada de engenheiros da construção civil para solucionar problemas relacionados a patologia da infiltração, todos com um foco direcionado a condomínios e soluções definitivas, aplicando sempre de maneira otimizada evitando gastos desnecessários com obras. 

Quando se trata de problemas com água, em condomínios a estrutura pode se comprometer muito facilmente e nossos engenheiros estão de prontidão para realizar uma vistoria gratuita

Aplicando o método inteligente e definitivo de injeção química para acabar com a infiltração, sem a necessidade de realizar sujeira ou obras demoradas, nossos engenheiros desenvolvem desde o início da obra o melhor projeto para o seu condomínio.



Cadastre-se aqui!

Receba novidades da Dan Solução e do nosso blog assinando a Dan News.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


Dan nas Mídias Sociais

Informações

A Dan Solução tem a solução definitiva para infiltrações em condomínios, com garantia de 15 anos. Impermeabilização, sem a troca da manta asfáltica e obras desnecessárias, é com a Dan Solução.

Tags