Em condomínios, são comuns problemas relacionados com vazamentos e infiltrações, seja nos espaços comuns ou entre os apartamentos. Neste artigo vamos te mostrar dicas de como saber onde passa o cano de água na parede, antes que cause algum dano grave.
Mas, antes de entrarmos exatamente neste assunto, vale ressaltar que não é indicado realizar nada por si mesmo. Um furo na tubulação pode afetar diversos apartamentos, e até mesmo colocar em risco a integridade da construção.
Por conta das inúmeras tubulações que são necessárias para o funcionamento correto da edificação, sempre contrate um profissional que ele saberá como detectar o cano de água na parede.
Continue lendo nosso artigo e veja as consequências graves que podem ocorrer caso alguma tubulação seja perfurada! Desejamos uma boa leitura!
5 Dicas de como saber se tem cano de água na parede
Saber onde passar o cano de água na parede antes de perfurar, tecnicamente, é algo simples. Porém, se furar no local errado, pode gerar um grande problema.
Antes de executar qualquer trabalho usando sua furadeira, verifique o que está passando por aquela parede, pois tubulações podem estar presentes e você não quer gerar um vazamento, não é mesmo?
Problemas com umidade excessiva, podem estar ligados com infiltrações ou vazamentos. Se for entre apartamentos, provavelmente estamos falando de vazamentos. Se você furar no local errado, pode agravar o problema e, se ele não existir, passará a existir.
Está precisando realizar algum tipo de perfuração no seu condomínio? Estas dicas podem te orientar para que não ocorram problemas. Mas, ressaltamos a importância de sempre contar com um profissional especialista para detectar canos na parede antes de furar.
Assim, você evita multas e outras sanções que o seu condomínio pode fazer em caso de problemas gerados. Em suma, as 5 dicas para saber onde há cano de água na parede, são:
- verifique o que está passando pela parede;
- identifique a existência de vazamentos ou infiltrações;
- contrate especialistas no assunto, caso não consiga detectar as tubulações;
- evite perfurar a parede em regiões com a presença de umidade;
- evite fazer perfurações por conta própria para evitar multas.
5 dicas para ajudar você antes de perfurar a parede e evitar problemas com vazamentos de cano
Fazer furos em superfícies pode parecer uma tarefa simples, mas gera grandes transtornos se você não sabe onde passa o cano de água na parede.
Nesse sentido, antes de começar a se aventurar com a furadeira, o ideal é pesquisar um pouco sobre as partes internas do seu imóvel. Dessa maneira, poderá instalar artigos de decoração, armários, prateleiras e outros objetos com segurança. Veja a seguir.
Instalações hidráulicas
Nos condomínios prediais as instalações hidráulicas são compostas basicamente por redes, que são horizontais e verticais. Assim, se você sabe que por ali está passando um cano, provavelmente continua na forma em “cruz”.
Fique longe dos registros
Evite perfurar próximo aos registros, pois lá a probabilidade de estar concentrado alguma tubulação para que ocorra o registro do fluxo, certamente é um péssimo local.
Saída de tubulações
Se quer evitar problemas, uma dica extremamente válida e óbvia é evitar perfurações próximo a torneiras, chuveiros ou tanques.
Detectores
Atualmente existe uma indústria ligada a incentivar o “faça você mesmo” assim é fácil encontrar equipamentos que podem detectar as tubulações existentes no seu apartamento.
Contrate profissionais
A maior dica que podemos dar é busque por um profissional com conhecimento técnico. Assim ele saberá manusear equipamentos, ler e entender as plantas do seu apartamento, evitando que ocorram problemas.
Busque empresas referências no mercado ou especialistas na área. Outro ponto importante é, sempre que for necessário perfurar, feche o registro, para interromper o fluxo de água.
Lembrando que, mesmo se fechar, ainda existirá água na tubulação horizontal. Mas, não se assuste caso ocorra a perfuração do cano, com o registro fechado não ocorrerá o alagamento do apartamento.
Consequências de perfurar uma tubulação do sistema hidráulico do condomínio
Não descobriu onde passa o cano de água na parede? Na pior das hipóteses, você ou o profissional perfurou algum cano do seu apartamento?
Entenda quais podem ser as consequências que este incidente pode gerar e principalmente saiba como consertar o problema.
Vazamento
O problema comum e óbvio é a geração de vazamentos. Isso pode até não ser perceptível no momento, caso seja feito apenas um pequeno furo.
Porém com o tempo é possível constatar diversas características que comprovam que ocorreu algum problema no encanamento do apartamento.
Alagamento
Caso no momento em que for perfurado a tubulação, o registro não esteja fechado, pode ocorrer um grande fluxo de água, chegando a possibilidade de alagar o apartamento, causando danos incalculáveis.
Dano ao patrimônio
Além do dano aparente como a pintura, o vazamento pode afetar outros apartamentos e qualquer tipo de problema na rede horizontal é de responsabilidade do proprietário da unidade habitacional.
Como saber se furei um cano?
Com as dicas acima, você já deve ter entendido como descobrir onde passa o cano de água na parede. Mas, para facilitar, aqui vai alguns cuidados extras para evitar dores de cabeça com a vizinhança e o síndico:
- cheque as proximidades das saídas de água;
- avalie a planta do imóvel;
- utilize um detector de canos;
- analise o tamanho e a profundidade da bucha;
- realize a perfuração ao poucos;
- feche o registro antes de iniciar o trabalho;
- contrate profissionais especializados.
Para não errar, você pode marcar o local da perfuração e o limite da broca com uma caneta. Assim, garantirá que a ferramenta não entre muito na parede. Lembre-se: o limite do furo é sempre correspondente ao tamanho da broca utilizada.
Também vale destacar novamente a importância de perfurar a parede vagarosamente, a fim de evitar acertar canos acidentalmente.
Mas, como saber se furei um cano? O primeiro, e mais óbvio sinal, é o vazamento de água. Contudo, caso a perfuração não tenha sido muito profunda, esse vazamento pode não ser detectado imediatamente.
Por isso, fique atento a manchas de mofo e indícios de infiltrações nas paredes, especialmente em locais próximos de onde houve o furo. Você também pode identificar sinais de umidade no solo, caso a parede faça parte de um jardim, por exemplo.
Qual a diferença entre vazamento e infiltração?
Muitas pessoas confundem os conceitos de infiltração e vazamentos. Contudo, estamos falando de danos estruturais diferentes, ainda que gerados pelo mesmo fator: a água.
Saber diferenciar esses problemas é fundamental para resolvê-los, caso apareçam em seu imóvel ou condomínio. De modo geral, a infiltração está relacionada com o excesso de umidade em um ponto no qual há a passagem de água.
Já o vazamento, é caracterizado por uma abertura na estrutura da construção, que permite a passagem de água onde não deveria acontecer.
Conclusão: como saber onde tem cano na parede
Neste artigo tratamos de forma aprofundada sobre como saber onde passa o cano de água na parede e até mesmo a consequência de perfurar uma tubulação no seu apartamento.
Voltamos a ressaltar a importância do acompanhamento de um engenheiro hidráulico antes de realizar qualquer tipo de intervenção no seu apartamento, evitando gastos e despesas que poderiam ser evitadas.
Outro ponto importante é entender como as consequências podem afetar o seu relacionamento com os demais moradores. Evite conflitos, pois perfurar uma tubulação pode afetar não só você, mas os demais condôminos.
Vale ressaltar a importância de buscar por empresas especializadas e profissionais com experiência, para evitar que os danos sejam ainda maiores.
Busque por indicações e sempre avise o síndico caso algo saia errado, pois ele saberá te orientar, até mesmo o zelador pode te dar uma força.
Como a Dan soluções pode te ajudar!
Nós da Dan A Solução em Infiltração, somos uma empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações, principalmente em garagens de condomínio residenciais que possuem estrutura de concreto maciço.
Nossa missão é ajudar os condomínios prediais e síndicos profissionais no seu dia a dia. Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se na nossa Newsletter abaixo e faça parte da nossa comunidade.