maquinas-ferramentas-e-equipamentos-utilizados-nos-processos-de-impermeabilizacao

Impermeabilização: máquinas, ferramentas e equipamentos utilizados

Como sabemos o processo de impermeabilização com manta asfáltica é atualmente o mais comum quando falamos no segmento de lajes. Tanto que hoje existem diversos materiais que tem uma extensa gama de características para que o processo se ajuste aos pré-requisitos e passos que a instalação de manta exige.

E muitos desses fatores afetam diretamente a eficácia do procedimento. Esses fatores normalmente são definidos no projeto de impermeabilização, que é orientado pela NBR-9575/10.

Basicamente, a aplicação da manta asfáltica pode ser feita por colagem com asfalto quente ou a maçarico.

Mesmo após de todos os passos sendo eles:

1° Passo – Regularização de superfície.

2° Passo – Aplicação do Primer.

3° Passo – Aplicação do asfalto oxidado para aplicação utiliza-se, o esfregão de mupia, uma fibra de tecido reforçado que suporta altas temperaturas.

4° Passo – Aplicação de manta asfáltica, que para utilização de mantas com aplicação a quente é necessário esquentar o asfalto. Pode ser na caldeira elétrica ou caldeira de aquecimento elétrico, à gás ou à lenha. Também pode ser utilizado o maçarico para colagem das mantas é o mais comumente utilizado no Brasil para o desenvolvimento de colagem de mantas asfálticas poliméricas.

5° Passo – Aplicação de camada separadora.

6° Passo – Proteção mecânica.

O quarto passo nos introduz aos primeiros equipamentos necessários para a instalação de manta asfáltica, seja ela a quente ou a frio.

A caldeira elétrica é a mais rigorosamente projetada para simplificar o trabalho manual. Contando com um formato especial do seu interior, os aquecedores estão capacitados para tornar o asfalto derretido e pronto para uso em apenas 15 minutos.

 

A caldeira é muito prática e pode ser facilmente transportada. Possuem quatro rodas, ganchos e alças de levantamento, e ainda podem ser desmembradas em duas partes para tornar o carregamento ainda mais fácil.

Quando a manta não é aplicada com asfalto a quente, é executada com o auxílio do maçarico. Ferramenta que, conectada a um botijão de gás GLP executa a queima do gás e proporciona uma chama de alta temperatura, regulável por meio de um gatilho.

Maçaricos de primeira linha são fabricados com materiais que aliam o elevado desempenho e a extrema leveza tornando os serviços de aplicação das mantas bastante rápidos e seguros, e com baixo consumo de gás.

Há três componentes de grande importância no manuseio do maçarico, são eles:

·         Válvula de Segurança

·         Conexão Pivotante

·         Proteção Metálica

Tais elementos atuam para que a mangueira de borracha não dobre, podendo provocar fissuras, junto à conexão do queimador.

A Válvula de Segurança faz com que seja cortada a alimentação do gás se ocorrer qualquer queda de pressão decorrente de eventual perfuração ou queima na mangueira.

* NR 18 – É obrigatória a utilização de válvulas corta fogo na saída dos reguladores de pressão e nas entradas dos maçaricos oxi combustíveis.

Caso algum regulador apresente defeito nos manômetros, substitua-o antes de iniciar o uso do maçarico. Este é o único instrumento de aferição no processo. Despressurizado, o manômetro deve indicar pressão ZERO.

As individualidades dos equipamentos no processo de impermeabilização pelo método de injeção de química variam conforme as características dessas substâncias. Como boa parte dos materiais utilizados é de baixa viscosidade os equipamentos do setor de pintura conseguiu suprir boa parte das necessidades do segmento.

Porém, independente da variação no equipamento para injeção o valor dele deve sempre estar de acordo com a qualidade e procedência requeridas, pois estes são detalhes que influenciam muito em sua capacidade de atender as demandas.

 

Portanto, quando o equipamento para injeção de  possui essas características e reflete a qualidade e empenho postos em sua produção, o consumidor pode ficar tranquilo, pois certamente ficará satisfeito com o investimento realizado. De pulverizadores a bombas de pistão e parafuso esses equipamentos oferecem mobilidade e rapidez na execução das tarefas. Abaixo introduziremos alguns desses equipamentos.

 

Cabeçote de injeção baixa pressão 

 

O cabeçote de injeção baixa pressão é desenvolvido para a produção de poliuretano. O componente possui cabeçote tipo L nas medidas de saída de material com oito milímetros para máquinas de 10 kg/min, e de dezoito milímetros, para máquinas de 60 kg/min. 

 

O cabeçote de injeção baixa pressão é acionado hidraulicamente com capacidade de injeção de até 1100 g/s (Máquina de 60 Kg/min) na relação 1:1 Poliol/Isocianato. O equipamento ainda é composto por um pré- misturador e um misturador dinâmico (comumente conhecido como: abacaxi), que realizam o choque das matérias primas em média pressão e, assim, colaboram para obter uma mistura mais homogênea e de qualidade.

 

Cabeçote de injeção alta pressão 

 

O cabeçote de injeção de alta pressão é um acessório amplamente utilizado em máquinas de injeção de poliuretano para a confecção de peças rígidas, semi-rígidas e flexíveis, o cabeçote de injeção alta pressão possui as mesmas especificações de funcionamento do anterior.

 

Bomba de pistão de aço inoxidável

A bomba de pistão de aço inoxidável compacto é equipado com um controlo positivo e uma bomba de enxaguamento separado. A taxa de fluxo elevada e precisão de mistura são as válvulas grandes e exatamente operacionais alcançados. Os conjuntos de embalagem interior são tensionados por uma Federar integrada, uma tensão dos eliminados manualmente. A bomba é de fácil manutenção e baixo desgaste. 

Dispositivo Misturador Adicional

O dispositivo misturador adicional pode ser usado com as bombas de parafuso. Como a unidade poderosa está localizada abaixo, o recipiente de mistura pode ser preenchido a partir do topo. O dispositivo de mistura é fabricado com ou sem um dispositivo de dosagem de água

 Pulverizador Elétrico Airless

A melhor opção para profissionais que procuram um desempenho superior e controle para o uso diário em trabalhos residenciais. A tecnologia de ponta e desempenho dos modelos para estes pulverizadores compactos e de peso leve. O pulverizador é a melhor opção para profissionais que procuram um desempenho superior e controle para o uso diário em trabalhos residenciais.

Como podemos observar o procedimento adotado pelo cliente deve atender a diversas exigências de desempenho e cada equipamento tem suas peculiaridades para serem supridas , de modo a solucionar as necessidades do processo ao qual ele está inserido. 

 

Aqui na Dan Solução, desenvolvemos padrões operacionais para executar o mais rápido possível qualquer problema de infiltração.  Por esses motivos que a nossa empresa está no mercado há 10 anos e o grande número de obras mostra nível de confiança adquirido por mérito ao decorrer desse tempo. 


Caso queira solucionar seu problema de infiltração hoje, solicite uma vistoria gratuita. 

Esse artigo foi desenvolvido por nosso estagiário Flavio Ariel um incrível técnico de mecânica e processos de produção em formação.
 
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!