laje-o-que-e-e-quais-os-tipos

Laje: o que é e quais os tipos?

Quando se pretende executar um projeto de grande escala é necessário realizar uma série de escolhas, uma delas é a necessidade de escolher o tipo de laje que será o elemento estrutural da edificação. Para entender o que é uma laje é necessário entender que ela é responsável por transmitir as ações que a partir dela chegam a vigas que sustentam, e distribui para os pilares a carga da estrutura.

Entenda o que são essas estruturas

Lajes são elementos estruturais bidimensionais, sendo assim caracterizadas por ter sua espessura muito menor que as outras duas dimensões. Destacamos uma característica que a diferencia dos demais pontos estruturais, o carregamento que nela atua é perpendicular aos seus planos médios. 

Ou seja, sua função está ligada diretamente a cobertura e sustentação para o telhado, caso seja uma laje de estacionamento subsolo como é comum em condomínios, servindo assim de suporte para o pavimento superior. Laje é inegavelmente responsável por sustentar e manter tudo em seu devido lugar. Essa interface entre pavimentos de uma edificação do suporte ao contrapiso e funciona como sustentação do teto, geralmente sendo apoiada em vigas, que se apoiam em pilares e realizam a distribuição equilibrada da carga da edificação. 

Os critérios para seu desenvolvimento no projeto são a resistência a ruptura e a espessura, lajes mais robustas podem representar de certa forma segurança contra rupturas, mas causam insegurança ao usuário por possuir flechas muito grandes, ou, vibrações em excesso. 

Eventualmente a partir da importância que a mesma sobre a edificação é necessária escolher o melhor modelo de laje, que atenda ao que será exigido pela estrutura

Conheça os modelos de lajes disponíveis no mercado

A princípio o mercado de construção oferece uma série de modelos e soluções diferentes para a realização de lajes. Cada modelo possui uma especificação que será comparada ao projeto para obter a laje que tenha mais vantagem de acordo com o que se espera da construção. Vamos apresentar alguns tipos de lajes e suas características e finalidades, entenda:

Maciça

Certamente o modelo clássico quando se trata de lajes é o tipo maciça. Se trata de uma placa formada por concreto armado, tendo como característica principal sua resistência para aguentar esforços à tração e compressão.

utilizada em pequenos vãos, onde a espessura do concreto armado em compressão é pequena, como uma residência. 

Pode ser utilizada para outras finalidades, mas a o risco de aumentar muito o peso da estrutura e não obter nenhum ganho expressivo de resistência, obtendo apenas o desperdício de material. 

Para edifícios que possuem estacionamento subsolo é necessário a construção de uma laje com no mínimo 15 cm. Assim levando a um alto consumo de concreto, criando também a necessidade de reforçar todo resto da estrutura. 

Lajes maciças de 15 cm são ótimas para problemas de infiltração, por mais que a impermeabilização seja executada durante o processo de construção em algum momento o problema se fará presente, a edificação sofre os efeitos do clima e começa a apresentar algumas patologias.

Com uma laje na espessura ideal é possível realizar a impermeabilização por injeção química, evitando a necessidade de grandes obras e gastos excessivos de verbas do condomínio quando os problemas surgirem. 

Cogumelo 

São aquelas que possuem um sistema estrutural diferente. Enquanto que as tradicionais lajes maciças formam um conjunto com pilares e vigas, esse tipo em específico possuem apenas pilares e capitéis, que pode possuir diferentes formatos assim justificando o nome dessa estrutura. 

Um sistema estrutural como a laje cogumelo oferece uma liberdade maior para iluminação e ventilação, por ter a vantagem de eliminar vigas no perímetro do edifício.

Possibilitando desta forma que o estacionamento fique melhor distribuído, além de aumentar o limite de altura dos veículos que a garagem irá comportar. O único ponto que deixa a desejar é o fato de exigir um trabalho maior para a execução da estrutura. 

Nervurada

Trata-se de um conjunto de vigas “T”, podendo haver nervuras em uma ou duas direções. Fortemente recomendadas quando se trata elaborar uma estrutura com grandes espaçamentos entre os pilares e vigas de sustentação, possibilitando flexibilidade para elaborar o ambiente de maneira confortável, desenvolvendo um espaço com um raio de utilização maior.

Podem ser confeccionadas de formas especiais ou com a utilização de chapas de madeirite, ou utilizando blocos de poliestireno expandido. Mas também pode ser produzida de forma plástica dando maior possibilidade de formatação, criando assim formas curvas e belas. 

Treliçadas 

É um dos tipos de lajes pré-moldadas se trata de vigotes em concreto com armaduras no formato de treliça, sobre eles, são colocadas tabelas de cerâmicas ou EPS. Por fim a estrutura é coberta com uma camada de concreto dando a fixação e o reforço necessário. 

Essa estrutura oferece um peso muito menor que as lajes maciças, além de reduzir o esforço da mão de obra, geração de entulhos e bastante utilizada em edificações que são uni ou multifamiliares

Geralmente, o método tem baixo custo, diminui o uso de madeira e é de fácil montagem. Contudo, podem ser mais propensos a trincas.

Alveolar 

Assim como as treliçadas outro modelo pré-fabricado é a laje alveolar que justifica a presença de dutos ou alvéolos no interior das placas pré fabricadas que utilizam em sua produção. Diferentemente de outros modelos apresenta a vantagem de tornar mais enxuto o cronograma de execução, facilitando todo o processo

Edificações como depósitos e estacionamentos podem ser concebidos com lajes alveolares que elimina imediatamente a necessidade de cimbramento e de certo modo se torna simples a construção a partir desse método. Apenas se faz necessária a utilização de equipamentos para elevar as peças aos locais corretos. 

Todos os métodos para a confecção de uma laje possuem suas especificações para que  o modelo escolhido seja utilizado, quando se trata de edificações que serão destinadas a moradia, lajes maciças de concreto torna-se a melhor opção quando se trata de segurança, qualidade e facilidade de reparos que possam ser necessários no futuro, devido a exposição do concreto. 

Condomínio desenvolvidos em laje maciça sofrem menos com infiltração quando a manta asfáltica falha e começa a apresentar defeitos que em outros tipos de laje seriam um problema muito maior em um período de tempo curto.

Dan Solução além de solucionar definitivamente problemas de infiltração em condomínios de São Paulo usando o método de injeção química, toda a semana traz conteúdos e materiais relevantes sobre gestão predial, impermeabilização e infiltração. 

Clique aqui e agende ainda hoje sua vistoria gratuita!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!