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Manta asfáltica para laje: como trocar? É boa para impermeabilização?

Uma das práticas mais comuns quando aparece uma infiltração no teto da garagem do condomínio é a troca da manta asfáltica para laje. Normalmente, a manta asfáltica tem uma vida média de 5 anos.

Após esse período, ela se deteriora e passa a apresentar problemas, o que acarreta em falhas na impermeabilização. É aí que começam a aparecer as infiltrações, já que a umidade e a água não encontram mais vedações como obstáculos.

É muito perigoso deixar que a infiltração e a umidade se instalem na garagem. Na maioria dos casos, nós vemos soluções paliativas sendo aplicadas, o que não fará com que o problema desapareça.

Nesse post, vamos entender o que é a manta asfáltica e como é a sua troca. Confira!

Pode colocar manta asfáltica na laje?

Capacete de obra sobre manta asflática sendo instalada em condomínio
Manta asfálstica para laje vale a pena

É possível fazer a impermeabilização de laje com manta asfáltica, pois se trata de um material flexível e altamente resistente aos movimentos naturais do concreto. 

Isso significa que ela acompanha as dilatações e contrações da estrutura, sem perder sua capacidade de impermeabilização. Contudo, existem prós e contras de aplicar essa solução, assim como em qualquer outro procedimento.

Primeiramente, a manta asfáltica não possui resistência a abrasão mecânica e, por isso, não pode ficar exposta. Então, caso ela fique sujeita a intempéries, tráfego de pessoas e veículos, estará sujeita a riscos e falhas.

Outra desvantagem é que, não se pode colocar uma manta por cima da outra. Para reformar, é necessário quebrar o material antigo para aplicar o novo. Nesse contexto, isso representa um gasto extra com a contratação de mão de obra especializada. 

Afinal, o processo de aplicação é relativamente complexo. Caso aconteça falhas, será necessário recomeçar a instalação do zero. Então, jamais faça o procedimento por conta própria.

Já para as vantagens, vale destacar que a manta asfáltica é indicada para regiões sujeitas a orientações e fissuras. Ou seja, as lajes se encaixam perfeitamente nessa descrição.

Além disso, trata-se de uma solução adequada para proteger as lajes de períodos chuvosos, que costuma gerar vazamentos, infiltrações, excesso de umidade e outros danos estruturais.

Problemas do tipo também podem prejudicar a saúde dos moradores locais. Com a manta asfáltica, você poderá praticamente inundar a laje e não haverá qualquer vazamento.

Por fim, com a instalação correta da manta, a região ficará impermeabilizada por um longo período de tempo.

Quanto tempo dura a manta asfáltica para laje?

Trabalhador uniformizado salta sobre a instalação de uma manta asfáltica para aumentar seu tempo de duração

Acabamos de citar logo acima que a lona asfáltica para laje pode durar por alguns anos. Contudo, devido a essa alta durabilidade, muitas pessoas acabam se esquecendo de fazer manutenções na estrutura, o que acelera a deterioração da impermeabilização.

Uma das razões para isso é que a manta costuma ficar sob o concreto armado — um material robusto e altamente resistente —, um material projetado para ter durabilidade de 50 anos. Essa medida é estabelecida pela ABNT NBR 15575.

Isso porque, a maioria dos imóveis brasileiros são financiados em modalidade de até 35 anos. Portanto, a durabilidade desse material faz todo sentido, a fim de que ele se mantenha íntegro quando for quitado.

Porém, a manta asfáltica não possui a mesma durabilidade. Apesar de ser resistente por alguns anos, sua vida útil se mantém entre 5 e 10 anos. Após esse período, é necessário reformar a manta, removendo a solução antiga para a inserção da nova. 

Inclusive, é comum que prédios mais antigos apresentem falhas na impermeabilização das lajes. Goteiras, manchas, mofo, pintura descascando e presença de material orgânico são alguns indícios.

Assim que esses sinais começam a aparecer, significa que está na hora de substituir a manta asfáltica, pois ela já não consegue mais impermeabilizar a região corretamente. Quando o momento chegar, é indispensável contratar mão de obra especializada.

Tipos de mantas asfálticas para laje

A manta asfáltica é um material que tem como finalidade impermeabilizar superfícies, evitando as infiltrações, assim como o surgimento de mofos e bolores.

É, portanto, um sistema de impermeabilização flexível e pré-fabricado, tendo seu uso indicado para lajes, reservatórios, jardineiras, paredes de encostas, áreas frias e outras.

Indicada principalmente para estruturas sujeitas a movimentação, a manta asfáltica pode ser produzida de várias formas. Essa produção varia de acordo com os espaços onde será utilizada, os movimentos da estrutura ou o tipo do local onde será instalada.

Sendo assim, pode ser produzida em véu de fibra de vidro, através de filme de poliéster, filme de polietileno, PVC ou borracha butílica, entre outros.

Esses acabamentos devem ser sempre listados em uma norma específica. Para consulta, o IBI (Instituto Brasileiro de Impermeabilização) desenvolveu um manual que mostra quais os tipos de manta asfáltica.

1. Manta asfáltica aderida

Trata-se de um dos métodos de aplicação mais utilizados, pois pode ser realizado de duas formas: aderência com asfalto ou com maçarico. 

Na aderência com asfalto, basta colar a manta com asfalto aquecido. No segundo procedimento, com maçarico, é necessário aquecer a área que será colada.

Nesse caso, é importante tomar os devidos cuidados para não superaquecer a região e prejudicar a efetividade do material.

2. Manta asfáltica flutuante

Nesse procedimento, a manta asfáltica é aplicada de modo a “envelopar” a estrutura, sem precisar ser colada na base. 

Porém, esse método não é muito indicado para a impermeabilização de lajes, pois ele não cria um corpo único com essa estrutura, atrapalhando a identificação de eventuais infiltrações.

3. Manta asfáltica aluminizada

A manta aluminizada é bastante usada em locais com a presença de infiltrações, goteiras, como em dutos de ventilação e ar condicionado. Entretanto, também cumprem essa função perfeitamente em regiões com pouco trânsito, com telhados e lajes.

Seu maior diferencial é que esse material consegue refletir 93% dos raios solares, gerando menos calor. Ela pode ser instalada com as técnicas do asfalto, maçarico ou adesiva. Mas, a técnica adesiva serve apenas para as mantas autocolantes.

4. Manta asfáltica ardosia

Esse tipo de manta também funciona perfeitamente como acabamento final. Ela conta com autoproteção e, por isso, não exige proteção externa. 

Pode ser aplicada com a técnica do asfalto e, seu maior diferencial é se adequar em coberturas e lajes com até 30% de inclinação.

Como funciona a aplicação da manta asfáltica na laje?

Trabalhadores na obra demonstrando como funciona a manta asfáltica para laje

Já deixamos claro por aqui que, para que a instalação da manta asfáltica fique perfeita, é indispensável contratar mão de obra especializada. Sua aplicação envolve o uso de maçaricos de alta pressão, ligados a um botijão de gás, espátulas e luvas.

Caso a área de instalação seja muito grande, será necessário aumentar a quantidade desses equipamentos. O passo a passo da aplicação consiste em:

  • analisar se a superfície está completamente limpa e seca, com caimento para os ralos e quinas;
  • aplicar um primer (tinta de ligação) entre a manta e o local no qual será aplicada e aguardar o tempo indicado pelo fabricante;
  • assim que o primer secar, desenrolar a manta do ponto mais baixo para o mais alto;
  • colocar a manta na base com a ajuda de um maçarico. A chama derrete levemente a manta e a fixa na superfície;
  • diminui-se a intensidade do maçarico para fazer o arremate. Utilizar a espátula para que ela se fixe bem, sem qualquer vão que permite a passagem de água;
  • quando um rolo de manta acabar, desenrolar outro rolo e soldá-lo sobre os outros. É necessário dar um espaço de 10cm entre as emendas;
  • realizar o teste da lâmina de água por 72h, a fim de verificar a qualidade da impermeabilização.

Como é realizada a obra de troca da manta asfáltica

É importante salientar que quando a troca da manta asfáltica para laje é realizada, a obra é feita em 4 etapas:

  1. quebra do piso;
  2. retirada da manta desgastada;
  3. colocação da manta asfáltica nova;
  4. refação do piso.

Não devemos esquecer que será necessário bastante espaço, pois a aplicação deve ser feita com o material em temperaturas elevadas. 

Portanto, deve haver uma distância de segurança para a aplicação. E atenção quanto à aplicação. Existe muita mão de obra desqualificada, o que acaba obrigando o condomínio a refazer o trabalho mal executado.

Existem técnicas tanto para a remoção do piso, quanto para colocação da manta asfáltica no lugar do sistema anterior, debilitado.

O condomínio deverá manter a área da obra com segurança redobrada, pois a troca de manta asfáltica gera entulho e, deve-se assim, interditar o local. Será necessária também a contratação de caçambas para a remoção desse entulho.

Em muitos casos, dependendo do tamanho da obra, será necessário também realocar as vagas de alguns condôminos, por conta das interdições.

A obra demanda muita atenção do síndico, que deve estar bastante presente durante sua realização. Tanto no momento da remoção da manta antiga, quanto da aplicação da nova manta, todo cuidado é pouco.

Deve-se, por exemplo, realizar um teste de estanqueidade, mantendo uma lâmina de água sobre a superfície trocada para verificação de possíveis falhas e infiltrações.

E se o síndico não puder estar presente nessas horas, uma boa opção é montar um grupo de trabalho, que pode se revezar na fiscalização do trabalho que está sendo realizado.

Como funciona a impermeabilização de laje com manta asfáltica

Equipe de obra fazendo a troca de manta asfáltica para laje
Equipe de obra fazendo a troca de manta asfáltica para laje

Ainda tem dúvidas de como funciona o processo de impermeabilização da laje com manta asfáltica? Calma que vamos detalhar isso para você.

Além de materiais com o maçarico, espátula e a manta asfáltica, o profissional também utiliza:

  • primer;
  • asfalto;
  • tela de proteção;
  • argamassa de cimento e areia.

Em seguida, os técnicos iniciam a aplicação da manta na laje, seguindo as 19 etapas seguintes:

  1. remoção das sujidades da superfície antes da aplicação;
  2. aplicação do primer para preparar a superfície a ser impermeabilizada;
  3. posicionamento das mantas começando do ralo, seguindo para as partes mais altas;
  4. sobreposição de mantas em 10 cm, com a mesma distância de sobra para os rodapés;
  5. recolhimento das mantas posicionadas para iniciar a aplicação;
  6. aquecimento do asfalto até a temperatura indicada pelo fabricante;
  7. aplicação da primeira tela de reforço nos ralos;
  8. aplicação do asfalto quente com 2mm de espessura;
  9. aplicação da manta nas paredes com altura de até 30 cm;
  10. reforço da região dos ralos com uma segunda tela de proteção;
  11. banho de asfalto em todas as mantas;
  12. pressão nas bordas com uma ripa de madeira para remover bolhas de ar;
  13. aplicação de uma camada extra de asfalto nas reentrâncias;
  14. reforço do local com tela de proteção
  15. fechamento dos ralos e realização do teste de estanqueidade por 72h;
  16. posicionamento de uma tela separadora antes de aplicar a argamassa;
  17. proteção mecânica com argamassa de cimento e areia com traço 1:4;
  18. usar uma malha de proteção para reforçar a argamassa nos rodapés verticais;
  19. esperar a cura da argamassa para aplicar o revestimento.

A troca da manta asfáltica soluciona o problema de infiltração em condomínios?

A troca da manta asfáltica costuma ser uma obra de longa duração. Infelizmente, não é uma solução duradoura, pois a manta se deteriora em cerca de 5 anos após sua colocação. As infiltrações, portanto, poderão voltar após esse período.

O síndico deverá, dessa forma, avaliar se o custo-benefício da troca da manta asfáltica valerá a pena para o condomínio. Além disso, ele também irá considerar o transtorno de uma obra de grande magnitude e todos os efeitos que ela causa.

Em alguns condomínios, também é necessária a refação de áreas de lazer, como playground e jardins, por conta da localização das garagens.

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Obra de impermeabilizacao de parede garagem | Acervo Dan A Solução em Infiltração

Existem outras opções para impermeabilização de lajes?

São diversos os tipos de impermeabilização, sendo que a troca da manta asfáltica para laje é somente uma das opções. Atualmente, existem métodos atuais mais modernos de impermeabilização para infiltração no concreto.

São mais eficazes, com menos transtornos, com execução mais rápida e, mais importante de tudo, com uma solução definitiva para os locais das infiltrações.

A injeção química para infiltrações em lajes é o método mais utilizado nos Estados Unidos e na Europa, que praticamente já aboliu a troca da manta asfáltica. 

Além disso, existem produtos mais atuais na injeção química, que possibilitam custos menores e maior eficácia na aplicação.

Precisando de impermeabilização de garagem no subsolo do condomínio?

Trabalhador fazendo a Impermeabilização do subsolo com manta asfáltica para laje

A Dan Solução é a empresa com mais experiência nesse segmento e oferece até 15 anos de garantia dos serviços de impermeabilização. Informe-se sobre esse método com nossa equipe e evite obras custosas e que lhe darão muita dor de cabeça.

Somos a Dan Solução, empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações em garagens e outras estruturas de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios no seu dia a dia.

Contate a Dan Solução e resolva os problemas de infiltração do seu condomínio tendo 15 anos de garantia!

Conclusão

Essas foram as informações sobre manta asfáltica para laje que trouxemos para você. Como pode notar, trata-se de uma excelente solução de impermeabilização de lajes, mas que requer mão de obra especializada para sua aplicação.


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