impermeabilização por manta ou injeção química

Danos estruturais causados pela infiltração: Patologias causadas pela umidade

 

A infiltração é uma patologia bastante comum nas estruturas, tanto de residências como de edifícios. Costumam se manifestar em qualquer ponto da estrutura que mantém contato com intempéries, causando bolhas no revestimento de pintura, mofo e problemas maiores. Mas a questão é, como prevenir? 

 

A prevenção da infiltração é feita apenas com a manutenção e limpeza recorrentes, além de se ter feito a impermeabilização das áreas corretamente, porém, algumas construções ainda sim apresentam esses tipos de patologias.

Para a construção de um edifício ou de uma residência, segundo a norma brasileira técnica de impermeabilização, é necessário que haja a impermeabilização da fundação e vigas baldrames, e subindo assim para a vedação da edificação, até a terceira fiada, e em casos de áreas molhadas, até 1,20m de altura. São precauções feitas por conta que a grande maioria de materiais da construção civil são porosos, ou seja, tem grande facilidade de infiltração de água. 

O material mais utilizado que podemos apresentar como um dos mais porosos é concreto, que após seu tempo de cura ( tempo em que o concreto está atingindo seu nível máximo de resistência, cerca de 28 dias) se não houver uma impermeabilização correta para área, certamente irá ter grandes problemas com a infiltração de água, pois quando molham tem-se um efeito bastante similar com o de uma esponja.  

Quais são os tipos mais comuns de unidades relacionadas às infiltrações? 

A infiltração pode se manifestar numa edificação de diversas formas, tais como:

– Umidade por capilaridade, que consiste na umidade vinda do chão, ou seja, do solo, é uma das mais ocorrentes em construções por falta de conhecimento e/ou má aplicação dos produtos ou até o não seguimento da norma.

– Umidade de precipitação, este tipo de umidade é causado pela ação de intempéries como a chuva, águas pluviais. 

As patologias causadas na edificação após episódios de infiltrações recorrentes:

– Corrosão da Armadura, quando ocorre este tipo de patologia significa que a infiltração já está ocorrendo há algum tempo.

 

A armadura da laje fica coberta por uma camada mínima de concreto para proteção, para que não fique exposta e não acelere este processo de corrosão com a ação do tempo, mas quando há a presença de infiltração, acaba acelerando o processo mesmo a armadura estando coberta com a camada de concreto, ao passar do tempo esta camada vai ficando cada vez mais fina e ocorre o que chamamos de desplacamento do concreto que é quando partes desse camada se “soltam” da armadura, deixando- a assim, exposta. 

 

– Eflorescências decorrentes da lixiviação do concreto, o nome pode não soar tão familiar, mas este tipo de patologia é mais comum do que imaginamos.

As chamadas de eflorescências são patologias resultantes da reação química dos sais do concreto com a água, de uma forma mais simples, são aquelas manchas esbranquiçadas resultantes na superfície do revestimento. Mas, quando se trata de infiltração, a explicação melhor para que haja este tipo de patologia é que, a condição inicial para que haja este tipo de infiltração é a existência de cal livre, material que é encontrado no cimento que utilizamos, assim quando a cal livre entra em contato com a água, seja ela água pluviais ou de lavagens, ocorre a dissolução da cal livre. Esta reação migra para superfície através do processo osmótico, onde surge essas regiões esbranquiçadas na superfície da parede ou laje, chamada de Eflorescências

– Ferragens expostas, como o próprio nome já diz, é quando a ferragem da laje fica aparente. Quando ocorre este tipo de patologia, quer dizer que, além do tratamento inicial, que seria apenas o reparo dessa infiltração, tem-se agora outro problema, o tratamento das ferragens. 

Devo me preocupar? 

Sim, quando há este tipo de patologia significa que já está num ponto crítico. O concreto em si, não tem resistência a flexão, então para que seja eficaz tem-se a existência das ferragens, o concreto não teria tanta importância se não fosse possível armá-lo com ferro

Dá para ter uma noção de como as ferragens ficam expostas e como se apresentam após a oxidação. Vimos que, apesar de ser uma situação bastante comum, dá para ser evitada. Assim que notar que existe algum tipo de patologias destas mencionadas anteriormente não deixe de acionar os responsáveis de manutenção do seu condomínio, ou se for em sua residência, não deixe de procurar profissionais experientes

Dan solução 

A Dan Solução é uma das empresas brasileiras de vanguarda na técnica de injeção química como solução para vazamentos e infiltrações em condomínios. Nossa solução nos permite:

Solucionar infiltrações de forma definitiva e com maior rapidez.

Dar uma garantia muito maior que a troca da manta asfáltica.

Atender nossos clientes sem causar transtornos aos condôminos.

Reduzir os custos, com valores 60% menores que a obra da manta.

Somos a Dan Solução, empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações em garagens e outras estruturas de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios no seu dia a dia. Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se no formulário no alto da página e faça parte de nossa lista.

E se você desejar uma vistoria gratuita, entre em contato conosco.

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!