O concreto armado e a laje protendida possuem diversas diferenças entre eles, principalmente quando falamos em valores, complexabilidade da obra, utilização e manutenção adequada para cada tipo.
Quando se pretende executar um projeto de grande escala é necessário realizar uma série de escolhas, uma delas é a necessidade de escolher o tipo de laje que será o elemento estrutural da edificação.
Para entender o que é uma laje é necessário entender que ela é responsável por transmitir as ações que a partir dela chegam a vigas que sustentam, e distribui para os pilares a carga da estrutura, mas antes de verificarmos essas diferenças temos que entender as diferenças de cada.
Laje protendida e concreto armado: Quais as diferenças?
Para saber o que é laje protendida, primeiramente é necessário saber o que é protensão.
Protensão
Concreto Armado
O concreto armado pode ser utilizado em diversas áreas da construção civil, como por exemplo: em obras de usinas hidrelétricas, obras de saneamento, obras de barragem, obras de edificações como prédios, e também obras mais extensas como pontes e viadutos. É um concreto que proporciona fácil manuseio.
Entenda as diferenças entre laje protendida e de concreto armado
Podemos destacar que a principal diferença entre a laje concreto armado e a laje protendida está ligada a condição de armaduras que estão empregadas em seu interior, pois no concreto armado não contém aquele alongamento do aço citado acima, já o protendido sim.
O concreto protendido, por ter os cabos de aço ancorados, possui maior resistência do que o concreto armado. Diferente dos outros tipos de laje existentes, essa laje comporta vão maiores entre apoios da mesma
O concreto protendido é mais utilizado em obras de grande porte como pontes, shoppings e afins, pois a maioria dessas edificações necessitam de um maior espaço no vão entre os pilares e o piso (ele não consegue ultrapassar mais de 20 metros). É um material resistente que tem menos possibilidades de obter fissuras ou rachaduras.
O concreto protendido possui diversas vantagens como o uso menor de materiais como concreto e aço em sua constituição.
Dentre os dois métodos, o concreto armado consegue suportar melhor uma obra de execução mais simples que não sejam tão expostas há ambientes como edifícios que sejam próximos ao mar, pois é uma edificação que traz mais economia com esse método.
Condomínio desenvolvidos em laje maciça sofrem menos com infiltração quando a manta asfáltica falha e começa a apresentar defeitos que em outros tipos de laje seriam um problema muito maior em um período de tempo curto.
Acabe com problemas de infiltração em lajes
• Solucionar infiltrações de forma definitiva, rápida e sem gerar grandes entulhos no condomínio.
• Dar uma garantia muito maior que a troca da manta asfáltica que só causa problemas.
• Atender nossos clientes sem causar transtornos aos condôminos.
• Reduzir os custos com valores 60% menores que a obra da manta.