px View from Terraco Italia Sao Paulo flag

10 Dicas para uma gestão de condomínio mais eficiente

condo

Se você está procurando por dicas para uma gestão de condomínio mais eficiente, esse artigo é perfeito para você.

Com certeza ter uma gestão de condomínio 100% eficiente é o que todo síndico espera para o edifício que ele é responsável, e logicamente, isso reflete muito na satisfação dos moradores do prédio.

Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar você nessa jornada que tem impacto na vida de diversas pessoas.

Dicas para uma gestão de condomínio mais eficiente

Confira as dicas para uma gestão de condomínio mais eficiente para síndicos, seguindo algumas tendências do setor condominial em 2020.

  • Não deixe para depois, tome decisões hoje e resolva os problema

Ter e tomar decisões faz parte do perfil do síndico e deve estar baseado em conhecimento técnicos, informações atualizadas  e experiências anteriores. Abrir espaço para a participação da equipe, com sugestões e ideias, também é uma iniciativa importante no sentido de explorar os talentos e as aptidões de todos os profissionais

  • Conheça sua equipe

Conheça a equipe, pois cabe ao síndico conhecer cada membro da equipe, e empresas terceirizadas, habilidades, perspectivas e deficiências. Somente assim ele consegue estabelecer papéis, delegar responsabilidades e planejar melhorias. Para tanto, é preciso manter a proximidade, observar e conversar com os profissionais.

3. Estudo, estudo e mais estudo sobre gerenciamento de condomínios

É inevitável: todo profissional chega em um certo momento da vida e acaba se acomodando. Por isso, é sempre importante manter os conhecimentos atualizados e investir um tempo em especializações voltadas para área, mesmo que à curto prazo.

E se você está com o tempo apertado com a correria do dia a dia, hoje há uma infinidade de plataformas online com cursos gratuitos, palestras no YouTube, podcasts que podem ajudar você nesse processo de atualização.

4. Mantenha em dia organização, planejamento e comunicação

Muitas vezes o gestor de condomínio não tem o apoio ideal para realizar as tarefas dentro do condomínio e acaba sempre fazendo tudo sozinho, desde coisas mais simples como realizar o orçamento de uma manutenção para o prédio até algo mais complexo como detalhamentos contábeis.

Por isso que é necessário que o gerenciamento de condomínios esteja sempre com toda a organização, planejamento e comunicação alinhados para garantir total eficiência em todos processos.

5. Tenha as ferramentas certas e necessárias para a gestão do condomínio

A gestão de condomínios no Brasil tem ganhado nos últimos anos grandes reforços inovadores que facilitam muito a vida dos síndicos, e hoje há disponível no mercado diversos sistemas para administração de condomínios que valem muito a pena serem implantadas na gestão.

Para escolher a melhor opção para o seu edifício, procure por plataformas que possibilitem um um teste gratuito, assim você saberá qual se encaixa melhor na sua gestão e que levará vantagens para os moradores.

5. Contratação terceirizada

Verifique a idoneidade e o tempo de mercado da empresa que deseja contratar. Exija os comprovantes de pagamento do salário dos empregados e os tributos mensais, entre outros documentos possíveis, pois, se não forem pagos, o condomínio pode ser corresponsável pelos mesmos;

A Dan Solução também disponibiliza materiais gratuitos para condomínios, veja alguns:

6. Atualize-se sempre sobre leis condominiais

É um erro achar que você só deve se preocupar com o jurídico do edifício quando ocorre algum problema, até mesmo por que muitas leis de condomínio sofrem alterações praticamente todos os anos.

Então esteja sempre por dentro, procure principalmente leis que geralmente os condôminos estão sempre recorrendo como: lei do inquilinato, lei do silêncio, lei sobre inadimplência etc.

Quer ler mais artigos sobre legislação de condomínios? Clique aqui e veja mais.

7. Ouça o que os condôminos têm a dizer

Muitas vezes a gestor do condomínio acaba focando na parte mais operacional e administrativa e esquece de outro fator importante para a que gestão do condomínio realmente seja eficiente, por isso essa é uma das dicas mais valiosas deste artigo: ouça a opinião dos condôminos. 

Promova mais que assembleias e reuniões, faça eventos de engajamento com os moradores do prédio, tenha um real interesse por eles e o que eles desejam e pensam sobre o condomínio. É válido também realizar pesquisas de satisfação periódicas.

Ah, e em tempos de distanciamento social, não esqueça que você pode promover isso virtualmente.

8. Faça acompanhamento de blogs com artigos do setor condominial

Não se manter atualizado sobre diversas pautas sobre condomínio pode fazer com que você corra um risco de perder ideias, tendências e negócios vantajosos para a gestão do seu condomínio.

9. Nota fiscal

Ao contratar um serviço ou adquirir qualquer produto, sempre peça nota fiscal para elaborar corretamente a prestação de contas;

10. Regras

Faça regras para que exista uma boa convivência. Estabeleça como podem e devem ser usados as áreas comuns, assim como limites quanto barulhos, reformas, mudanças. Mostre para todos os condôminos quais são seus direitos e deveres e o que podem ou não fazer.

Confira alguns portais com atualizações diárias:

Aproveite também e se cadastre no Blog da Dan Solução, semanalmente trazemos artigos, materiais e muito mais para ajudar  gestão de condomínios do Brasil inteiro.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!