shutterstock x acf cropped

Saúde Financeira nos Condomínios vs Pandemia

shutterstock x acf cropped

Gerenciar um condomínio é como qualquer outro processo de administração, há pessoas por trás  trabalhando para garantir o conforto, segurança e atendimento de qualidade aos condôminos. E tudo isso acarreta um custo, é claro! O planejamento e controle financeiro é de responsabilidade da administração do condomínio que possibilita a manutenção e funcionamento do condomínio.

O planejamento financeiro faz um levantamento da situação atual do condomínio para depois projetar os recebimentos e as despesas ao longo do tempo, procurando entender o fluxo de capital.

Mas afinal de contas, como fica tudo isso em época de pandemia?

Já estamos a quase 1 ano com o coronavírus fazendo parte do nosso dia a dia.

A orientação é ficar em casa, nem sempre é tão fácil assim.  É certo, que a medida é a mais eficaz para desacelerar o contágio da doença que tem acometido a vida de muitas pessoas em torno do mundo.

 Diante do cenário de incertezas para os próximos meses, já ouvimos muito em se falar de recessão, desemprego e crescimento da inadimplência. Sem o salário entrando regularmente no bolso, ou até mesmo entrando pela metade, leva questão de tempo para as pessoas enfrentarem encruzilhadas e pesar na balança quais contas pagar, dentre elas, a cota condominial.

Separamos algumas dicas a seguir para te ajudar a lidar com essas situações em época de pandemia. 

Acompanhe de perto o fluxo de caixa do condomínio

É de extrema importância que o síndico deve fazer uma análise financeira criteriosa dos centros de custos do condomínio tomando como base a previsão orçamentária e se certificar de que o fluxo de caixa está sob controle

Durante a pandemia é ainda mais importante ter todas essas informações disponíveis e atualizadas. É preciso estar atento a possíveis atrasos realizados por condôminos para evitar prejuízos e entender como será o fechamento de cada mês.

Controle de Inadimplência

É de extrema importância que o síndico deve fazer uma análise financeira criteriosa dos centros de custos do condomínio tomando como base a previsão orçamentária e se certificar de que o fluxo de caixa está sob controle

Durante a pandemia é ainda mais importante ter todas essas informações disponíveis e atualizadas. É preciso estar atento a possíveis atrasos realizados por condôminos para evitar prejuízos e entender como será o fechamento de cada mês.

Angelica Arbex, da Lello, propõe ao síndico um criar uma linha de acompanhamento da impontualidade, antes de virar inadimplência, para gerenciar bem este cenário:

  • passados cinco dias do vencimento da cota condominial, mandar ao condômino impontual um comunicado avisando sobre a necessidade de pagar o condomínio em dia com todas as justificativas listadas anteriormente.

  • depois, em permanecendo a impontualidade, passar a emitir novos comunicados com lembretes de 10 em 10 dias. Esse acompanhamento deve ser feito pela administradora.

Contenção de despesas, corte de ‘gorduras’ e de arrecadação de fundos

Os especialistas consultados compartilharam medidas de contenção de despesas que os condomínios podem adotar caso a inadimplência cresça:

AVALIAR SUSPENSÃO DA ARRECADAÇÃO DE FUNDO DE RESERVA

Caso seja atingido o limite do Fundo de Reserva estabelecido na Convenção, o condomínio pode suspender a arrecadação. De acordo com alguns especialistas da área de administração de condomínios, o ideal é o condomínio ter nesse fundo o equivalente a duas ou três arrecadações, e o saldo não deve nunca ficar inferior a uma arrecadação.

AVALIAR SUSPENSÃO DA ARRECADAÇÃO DE FUNDO DE OBRAS/BENFEITORIA.

CORTAR AQUILO QUE NÃO É ESSENCIAL: recreações , serviços de concierge e afins.

CORTAR GORDURAS :papelaria, cópias, impressão de boletos, holerites e comunicados.


Negociar contrato com prestadores de serviços
Lembre-se: há empresas passando problemas com falta de mão de obra em serviços essenciais. É preciso cautela e respeitar a margem de negociação.



Empréstimos bancários ou com empresas de crédito e garantidoras

Existem empresas especializadas em empréstimo para condomínios, com linhas específicas para casos emergenciais. Taxas e negociação são variáveis. Enquanto alguns bancos exigem apresentação das contas do prédio e mais aval do síndico (o que não é recomendável, segundo Tania Goldkorn), as empresas de crédito especializadas dispensam burocracias: não exigem garantias e nem avalistas.

Esta crise pode ser vista como uma oportunidade para o síndico avaliar profundamente o condomínio, redesenhar processos e planejar ações futuras.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!