Além da contratação de síndicos profissionais, que são, dessa forma, prestadores de serviços terceirizados do condomínio, a terceirização de serviços no condomínio
tem crescido bastante nos últimos anos.
Contratar mão-de-obra terceiriza para realizar serviços como portaria, zeladoria, manutenção, jardinagem, limpeza e recepção é uma boa forma do condomínio administrar os colaboradores, por meio
de uma empresa terceirizada, que será a responsável por essa mão-de-obra.
Inicialmente, a ideia era gerar economia na folha de pagamento do condomínio. Mas esse benefício logo mostrou-se pouco factível, uma vez que os custos, na prática, acabam sendo semelhantes aos da contratação direta de profissionais.
O principal benefício percebido migrou, então, para a vantagem de o síndico poder delegar uma parte da administração condominial extremamente importante.
Quais são os prós da terceirização de serviços no condomínio
O primeiro ponto importante é, de fato, a administração dos colaboradores, já que as obrigações trabalhistas e os problemas de troca de funcionários não serão mais da responsabilidade do condomínio.
Além disso, outros fatores importantes como a cobertura de férias e de faltas também ficam resolvidos pela empresa terceirizada.
Outro ponto importante que podemos citar é a questão do treinamento e capacitação. É muito difícil para o condomínio ficar responsável pelo treinamento dos funcionários. Além da rotatividade ser grande nesse meio, o que já é um problema, já que o funcionário novo deve ser treinado novamente, geralmente é o zelador quem faz o treinamento, o que faz com que o seu tempo fique mais escasso ainda do que de
costume.
A questão do custo também deve ser considerada. Contratar um funcionário, treiná-lo e pagar todos os direitos
trabalhistas pode ser um custo elevado par ao condomínio. A possibilidade de uma redução de custos na folha de pagamento pode trazer benefícios de imediato.
Afinal de contas, as verbas rescisórias e até possíveis processos trabalhistas podem estar com os dias contados.
Esses recursos podem ser realocados para melhorias do próprio condomínio ou para um fundo de reserva mais robusto.
Quais são os contras da terceirização de serviços no condomínio
Da mesma forma que existem argumentos a favor, existem argumentos contra a terceirização de serviços.
O primeiro deles é exatamente relacionado à rotatividade dos funcionários. Essa troca pode ser ainda mais frequente quando a empresa é uma terceira, o que pode trazer problemas mais graves, como as questões de segurança e até os mais triviais, como o entrosamento desse funcionário com o condomínio.
Outro ponto importante é a qualidade dos serviços. Quando um colaborador não tem vínculos com o condomínio, ele pode enxergar aquele emprego como temporário. A facilidade de realocação desses
funcionários pela terceirizada pode fazer com que a qualidade nos serviços deixe a desejar.
Como escolher uma boa terceirização de mão de obra
O primeiro passo é pesquisar a empresa. É importante checar dívidas de INSS, FGTS e certidões da receita federal, tanto da empresa quanto dos seus sócios. Essa pesquisa pode e deve ser feita
tanto na esfera civil quanto criminal.
Em outro artigo, damos algumas dicas para escolher os fornecedores do condomínio.
O segundo ponto é verificar se a empresa possui boas indicações. Veja se as informações que estão sendo oferecidas sobre os serviços são realmente aquelas que a empresa costuma oferecer a outros
clientes.
Mantenha um bom cadastro de seus fornecedores, de forma a ter sempre uma lista daqueles que já passaram pelo condomínio. Aqui já se pode excluir aqueles que não prestaram um
bom serviço no passado ou, no caso inverso, incluir aqueles que já foram fornecedores e foram trocados por razões que não incluíam a qualidade dos serviços.
Cuidados na contratação
A hora de contratar requer muita atenção. A empresa que vai prestar o serviço deve fornecer, antes de mais nada, alguns documentos. Elaboramos uma lista básica para solicitação:
- Contrato social e alterações, todos com o registro
da Junta Comercial - Cópia da inscrição no Cadastro de Contribuinte
Municipal (CCM) - Cópia do cartão de CNPJ atualizado
- Certidões negativas de débitos municipais,
estaduais e federais, tanto da empresa, quanto dos sócios - Certidões de INSS e FGTS
- Certidão negativa de reclamações junto ao PROCON
No momento da contratação é preciso ficar atento aos detalhes do contrato. Algumas cláusulas importantes devem ser verificadas:
- Obrigatoriedade da apresentação de
certidões anualmente, principalmente em relação às obrigações trabalhistas - Uso de equipamentos de segurança nos
casos em que a legislação exigir - Garantia da troca de colaboradores no
caso de faltas - Indenização em casos de roubos e
prejuízos causados pelos colaboradores contratados pela empresa terceirizada - Comprovação de treinamento dos
funcionários - Periodicidade de supervisão
- Responsabilidade pelos pagamentos dos
direitos trabalhistas e todas as demais obrigações relacionadas aos
funcionários, que devem ser da empresa terceirizada - Quantidade de mão-de-obra a ser utilizada
e a possível revisão, caso não esteja atendendo às necessidades do condomínio
Recomendamos também que o condomínio só realize os pagamentos mediante a comprovação do recolhimento das guias mensais de ISS, INSS e FGTS.
Afinal de contas, mesmo sendo uma terceirização de mão-de-obra, o condomínio pode ser corresponsável pelo pagamento dos direitos trabalhistas desses colaboradores, caso alguma cláusula no contrato escape da atenção no momento da assinatura ou caso algum desses direitos não sejam pagos corretamente pelo terceirizado.
O contrato celebrado entre as partes deve ter especificado claramente quais são as obrigações e deveres de cada parte.
Contratei, e agora?
Após a contratação, vem a maior dúvida. E agora, o que fazer? Qual o primeiro passo?
É muito importante definir um plano de trabalho. Mesmo recebendo treinamento na empresa terceirizada, o colaborador deve ser orientado no condomínio.
Um dos materiais que disponibilizamos pode ajudar nessas situações: o Kit de Limpeza e Inspeção Predial traz um checklist sobre as atividades de limpeza e manutenção do condomínio.
Você também pode dar uma olhada no nosso e-Book o Manual Prático e Definitivo do Síndico, com diversas dicas do dia a dia.
A empresa contratada também deve ajudar o condomínio a entender qual a demanda de mão-de-obra. Dessa forma, asdivisões de tarefas e a determinação da quantidade de colaboradores pode ser
revista quando for necessário.
A contratação de mão-de-obra terceirizada, portanto, é uma tarefa que exige muita pesquisa, muito cuidado e um bom planejamento por parte do síndico.
Peça sempre o auxílio da administradora do seu condomínio, que pode também indicar uma empresa de confiança e de bom histórico no mercado.
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