Organizar as finanças vai muito além de fazer orçamento, guardar notas fiscais e se preocupar com a previsão orçamentária. É também uma forma de deixar os condôminos seguros e cientes de que as necessidades estão sendo cumpridas.
Quando você é transparente com os gastos do condomínio, os condôminos tendem a se comprometer mais e isso reflete em espaços privados e comuns e em decisões melhores para o coletivo. Em muitos casos, a gestão financeira é feita sem planejamento e sem controle e os respectivos gestores só percebem os problemas quando as contas começam a não fechar.
Pensando nisso, separamos 5 passos para você seguir e deixar as finanças do seu condomínio no azul.
Confira 5 passos para manter as finanças do condomínio organizadas
Passo 1 – Tenha uma previsão orçamentária
Desenvolver uma previsão orçamentária requer paciência, organização e tempo. Porém, só traz benefícios para sua gestão. Um dos erros mais comuns, é deixa-la de lado, acabar perdendo as contas e gastar mais do que o previsto. Para tentar resolver isso, é necessário manter o controle de gastos.
Passo 2 – Mantenha o controle de gastos
Acompanhe as entradas e saídas e registre todos os processos de compra, pagamento e recebimento. Possua um registro de tudo que entrou, saiu e da lista de inadimplentes. Isso te fará ter uma visão mais ampla e apresentar relatórios melhores para os moradores.
Passo 3 – Lembre-se dos condôminos inadimplentes
A taxa de inadimplentes do condomínio, sendo alta ou baixa, precisa ser considerada no seu planejamento financeiro. Faça uma análise de quanto esse valor está impactando no fechamento das contas, após isso, analise quem são inadimplentes e se isso acontece sempre. Tente negociar de forma direta com o condômino, caso não dê certo, é hora de resolver da forma prevista.
Quando existe uma previsão orçamentária e controle de gastos você tem a possibilidade de reavaliar se esse gasto está valendo a pena ou não. Abra a sua planilha e analise se os investimentos estão sendo pertinentes ou se tem como encontrar uma opção mais em conta.
Leia mais: Como agir com inadimplentes no condomínio? Entenda!
Passo 4 – Faça uma reavaliação dos seus gastos
Quando existe uma previsão orçamentária e controle de gastos você tem a possibilidade de reavaliar se esse gasto está valendo a pena ou não. Abra a sua planilha e analise se os investimentos estão sendo pertinentes ou se tem como encontrar uma opção mais em conta.
Passo 5 – Organize-se
É importante que você arquive as notas fiscais, orçamentos e boletos para ter sempre a mão quando precisar.
Materiais gratuitos para condomínios da Dan Solução
Precisando de ajudar para lidar melhor com as finanças e administração do condomínio? Clique aqui e baixe gratuitamente nossa planilha de gastos condominiais. E não esqueça de se inscrever em nossa newsletter para receber mais artigos e materiais gratuitos!