Impermeabilização por injeção química é jeito definitivo de acabar com infiltrações em condomínios.
Em outro post, falamos sobre as infiltrações e os danos graves que elas causam para os condomínios, além de abordarmos também alguns pontos para a escolha da melhor solução.
Para reforçar um pouco essa questão, resolvemos falar mais um pouco sobre o processo de injeção química que é um processo de impermeabilização muito utilizado na Europa e nos Estados Unidos há cerca de 50 anos.
Entendendo o processo de impermeabilização por injeção química
A troca da manta é uma obra de retirada e troca da mesma. A injeção química, como já diz o nome, é uma impermeabilização com ação direta na laje de concreto, onde o produto é aplicado nos pontos de infiltração no condomínio predial.
Dessa forma, para trocar a manta asfáltica, é necessária a realização de uma obra. Inclusive, por conta dos custos, é uma obra que exige, na maioria das vezes, a aprovação em assembleia do condomínio.
Já a injeção química, a situação é outra. Por agir diretamente no conserto de infiltração e sem quebrar o piso, o procedimento pode ser realizado com facilidade e com poucos transtornos.
Por custar muito menos que a obra da manta asfáltica, a injeção química muitas vezes nem precisa da aprovação em assembleia.
Tipos de produtos usados em injeção química
Como já dissemos, a injeção química tem como principal característica o fato de ser um processo de rápida ação e não-destrutivo.
A técnica avançada leva em conta o tipo de problema encontrado e aí temos diversas opções de produtos a serem utilizados.
Existem portanto, diversos tipos de impermeabilizantes no processo de injeção química.
Mas todos funcionam com o mesmo princípio. O teto da garagem é perfurado e a solução de gel impermeabilizante é aplicada na região da infiltração. O gel então penetra na estrutura de concreto, fazendo o caminho contrário, acabando com a infiltração.
Aqui na Dan Solução, desenvolvemos um produto exclusivo que pode ser utilizado para diversos tipos de infiltrações, de tamanhos e complexidades diferentes.
Para as infiltrações capilares, por exemplo, aquelas que possuem pequenas fissuras (algumas chegam a possuir a grossura de um fio de cabelo), nossa composição de gel vinílico (em sua forma líquida) forma após um minuto e meio, um gel espesso que se solidifica e preenche todos os pequenos capilares.
Troca da manta asfáltica é um erro para condomínios
A manta se encontra abaixo do contrapiso que, por sua vez, está ainda abaixo do piso. Abaixo da manta encontra-se a laje. São, portanto, 4 camadas para serem removidas.
Para refazer a colocação da manta é necessário então quebrar o piso e o contrapiso, retirando e quebrando tudo o que se encontra no térreo. A manta é recolocada, e posteriormente, são refeitos o piso e o contrapiso.
Obras de impermeabilização por manta asfáltica podem demorar em média 6 meses para serem finalizadas e a garantia é de 3 a 5 anos. Esse método destrutivo tem outra desvantagem: caso haja novo problema, a obra tem que ser totalmente refeita.
Assim, a troca da manta tem custos relacionados com a obra em si (destruição do piso e contrapiso), o custo da manta e sua colocação, e o custo da reconstrução.
Solução definitiva para infiltração é com a Dan Solução
Ao contrário da injeção química.
Fique por dentro dos melhores conteúdos para síndicos e gestores prediais
Portanto, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se no formulário no alto da página e faça parte de nossa lista.
E se você tiver algum problema de infiltração ou umidade na garagem do seu condomínio, é só agendar uma avaliação gratuita.