Realizar uma pré-inspeção pode ser uma forma do síndico e zelador ficarem por dentro do problema. Mas as soluções paliativas para problemas pontuais de infiltração devem ser evitadas a qualquer custo.
Uma das práticas que mais vemos é a instalação de calhas nas garagens, com a finalidade de evitar os gotejamentos que acometem os automóveis dos condôminos.
Esse tipo de providência não resolve o problema da infiltração e, como sabemos, a infiltração pode piorar e trazer consequências ainda piores, principalmente se atingir o ferro que compõe a armadura da construção, o que pode causar um problema estrutural.
O síndico e o zelador podem identificar também outros problemas que indicam infiltrações, de acordo com o local onde ela está presente. Isso pode facilitar, no caso de algum problema aparente.
Mas a inspeção ou vistoria, deve ser realizada por um profissional.
Inspeção ou Vistoria
A realização da inspeção no prédio deve fazer parte de uma política do condomínio de manutenção das áreas comuns. Dessa forma, deve estar presente no Plano de Manutenção.
O responsável por fazer a inspeção deve checar as instalações da edificação e procurar por infiltrações, além de checar o sistema de impermeabilização. Esse trabalho irá gerar um Laudo de Impermeabilização, com todos os problemas existentes, a fim de constatar quais são as patologias encontradas e qual a solução adequada.
A emissão desse relatório deve incluir relatório fotográfico com a indicação dessas patologias e com diagnóstico sobre as soluções aplicáveis.
A vistoria, feita pelo especialista em infiltração, geralmente é feita da seguinte forma:
– Verificação das áreas verdes do condomínio sobre a garagem, pois ali podem se
esconder problemas;
– Checagem das cortinas de cimento pois, em caso de infiltração, as consequências
sobre a estrutura podem piorar a cada dia;
– Verificação das paredes da garagem (veja nosso post sobre paredes);
– Retirada das calhas instaladas sobre os carros e verificação dos pontos
isolados de infiltração;
– Análise das frestas de janelas e peitoris, pois ali podem se formar frestas,
que permitem a passagem da água da chuva;
– Verificação da laje da cobertura do prédio, com limpeza periódica,
principalmente em épocas de chuva;
– Checagem de terraços, onde a água pode ficar empoçada;
– Verificação de outros tipos de fissuras e trincas presentes nas paredes e teto
da garagem.
Riscos de não realizar a inspeção e impermeabilização
A não realização da vistoria pode levar a um agravamento dos problemas, caso a infiltração já esteja instalada. Por ser gradual e, muitas vezes, invisível, a infiltração pode estar em estágio avançado quando aparece.
Uma das piores situações é quando ela danifica a estrutura. Além da umidade, que causa o desconforto com a presença do mofo e do bolor, o aceleramento da corrosão das estruturas pode trazer danos até irreversíveis.
Não é raro de vermos prédios que chegam a desabar por conta das infiltrações. São situações onde a solução é empurrada com a barriga e, quando percebe-se o problema, o caso já está em estágio muito avançado.
As fissuras e rachaduras dão avisos de algo não está correto, além da presença da umidade e até de goteiras sobre os carros na garagem.
Todas as situações de infiltração pioram em época de chuvas. Portanto, as providências devem ser tomadas o quanto antes, com a realização da impermeabilização.
As inspeções deverão acontecer periodicamente, ainda mais, portanto, nos períodos de chuva. Não espere a situação piorar, marque conosco uma vistoria gratuita, clicando aqui.
Somos a Dan Solução, empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações em garagens e outras estruturas de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios no seu dia a dia. Temos diversos materiais que poderão ajuda-lo a esclarecer esse e outros problemas, como o Guia Completo de Soluções para Infiltrações (clique aqui para fazer o download).
E se você desejar uma avaliação gratuita, clique aqui e entre em contato conosco.