Guia completo sobre bom relacionamento em condomínio residencial – Saiba como manter um ambiente harmonioso.
O termo condomínio residencial nasceu da urbanização e o novo método de vida que foi adotado pela humanidade, que saíram do meio rural para a cidade, significa o compartilhamento de uma moradia, configurando-se quando mais de um indivíduo possui o domínio simultâneo sobre um bem ou partes deste bem.
Esta ideia de compartilhar, sempre visa o bem comum, compatibilizando as necessidades, assim o indivíduo abre mão da necessidade individual, para o todo.
Condomínio residencial propicia a criação de comunidades, que é intrínseco à natureza humana.
Desta forma no Brasil, têm-se que condomínio residencial é quando um bem é compartilhado por diversas pessoas e todas as partes envolvidas possuem igual direito.
Assim o bom relacionamento depende desse senso de igualdade, sabemos que a convivência entre pessoas diferentes em um mesmo ambiente é sempre delicado e complexo.
É por isso que fomentamos este artigo para ajudá-lo, sendo você síndico, condômino ou administrador, a saber algumas dicas que podem facilitar um bom relacionamento entre todos os usuários do condomínio.
Mas vale lembrar que já abordamos este assunto nesta outra postagem, nosso blog tem sempre conteúdos novos que podem te ajudar com problemas em condomínios prediais.
O que você vai ler neste artigo:
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Qual o papel do síndico para garantir o bom relacionamento no condomínio residencial?
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Quem mais tem papel para garantir um bom relacionamento?
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Quais ferramentas para estabelecer este vínculo?
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6 dicas do que fazer para aumentar a harmonia de seu condomínio residencial.
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6 Dicas do que não fazer, que podem ser o geradores de conflito.
Se tratando de relacionamento entre pessoas diferentes, uma pluralidade de indivíduos é necessário a presença de um administrador para garantir a organização e controle, para que sejam atingidas os interesses comuns.
É neste contexto que surge a figura do Síndico. Vamos entender o papel dele quanto ao relacionamento no condomínio residencial?
Qual o papel do síndico para garantir o bom relacionamento no condomínio residencial?
O papel do síndico, vai além de gerir as finanças e manter o controle sobre as necessidades do edifício, recai sobre ele a responsabilidade de mediar o bom relacionamento entre todos.
É o administrador que pode ou não ser eleito pela assembléia geral ordinária (AGO), podendo ser pessoa física ou jurídica, que também direciona e estabelece diretrizes, com a ajuda dos condôminos para que sejam seguidas no condomínio residencial.
Além de estabelecer as diretrizes, com base nos direitos e deveres, aprovados pela maioria, é responsabilidade dos síndicos garantir que estas regras estão sendo cumpridas.
O síndico deve averiguar e assegurar que os regulamentos estabelecidos sejam cumpridos, garantindo o direito de todos, sendo dever de cada um dos indivíduos respeitar e seguir as normas.
“O síndico tem que pensar no conjunto como um organismo vivo, um grande lar. Um dos requisitos para assumir o cargo deve ser a habilidade de manter contatos pessoais e de boa comunicação.” – Carvalho, Kalyne. “A vida em comunidade nos condomínios.”
Assim vale ressaltar que não só o síndico têm responsabilidades, mas todos os envolvidos são responsáveis pela harmonia ou não dentro do condomínio residencial.
Como administrador ele deve:
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Garantir o equilíbrio entre as relações.
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Mediar os conflitos, garantindo harmonia entre moradores e funcionários.
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Solucionar conflitos antes que estes gerem problemas para toda a comunidade do condomínio residencial.
Os condomínios devem levar este assunto a sério, pois uma falha na comunicação que é um problema tecnicamente pequeno, pode se tornar algo grave, passível de ações na Justiça.
Como por exemplo uma abordagem inapropriada por parte dos condôminos através de ordens ou broncas seguidas em funcionários, podem ser interpretadas como assédio moral, ingressando um processo jurídico, caso seja comprovado, todo o condomínio será penalizado.
Assim é dever do síndico estabelecer e mediar esse relacionamento, zelando pelo contentamento de todos.
Sabendo da importância deste senso de comunidade, vale a pena investir em um curso para o seu administrador do edifício, para uma qualificação neste assunto.
Além disso ele se sentirá prestigiado e com toda certeza retornará de formas positivas esse investimento para todos do condomínio residencial.
Quem mais tem papel para garantir um bom relacionamento?
Como citamos anteriormente não só os síndicos possuem responsabilidades, mas também os moradores, funcionários do condomínio residencial ou terceirizados fazem parte deste processo.
Os moradores devem ter o bom-senso, de que os funcionários possuem atribuições bem definidas, sendo que muitas vezes os condomínios não conseguem diferenciar boa intenção de atribuições legais.
Os funcionários devem ser respeitados e estão encarregados apenas das atribuições legais.
Principalmente os idosos, que possuem maior relacionamento com os porteiros e zeladores, que em muitos casos se tornam companhias para eles em seu tempo ocioso.
É comum que os funcionários deixem seus postos de trabalho para auxiliar de alguma forma esta grande parcela do condomínio residencial, seja carregando sacolas ou com alguma “função extra”, mas vale lembrar que estas ações são da boa intenção do funcionário e não uma obrigação a ser exigida.
“Não podemos exigir dos funcionários do condomínio atribuições que não estão vinculadas a sua profissão, quebrando aquele paradigma de “quebra-galho”, idéia arcaica estabelecida nos condomínios residenciais.”
Outro elo importante desse relacionamento e que quase sempre estão presentes, são os funcionários terceirizados. É de fundamental importância, que os condôminos entendam que eles são diferentes dos funcionários dos condomínios.
Queixas e reclamações de ambas as partes, sejam elas dos moradores ou dos funcionários terceirizados, devem ser enviadas aos responsáveis da equipe no condomínio residencial.
Sendo estas informações repassadas aos tomadores de decisões, sendo eles síndicos ou os próprios zeladores, para que tomem ciência do acontecimento e as medidas cabíveis.
Se você é o síndico e não pode evitar que estes tipos de conflitos em seu condomínio residencial, dê uma olhada na nossa postagem sobre “Brigas entre vizinhos: como o síndico deve agir”.
Enquanto isso vamos apresentar algumas ferramentas que podem ser usadas em prol da harmonia do condomínio residencial.
Quais ferramentas para estabelecer este vínculo?
Os condomínios possuem à sua disposição algumas ferramentas para direcionar e estabelecer um bom vínculo entre todos.
O síndico possuem algumas alternativas para estabelecer as normas e diretrizes a serem seguidas no condomínio residencial.
É de extrema importância que o administrador possua qualificação para o cargo, pois através do conhecimento das ferramentas disponíveis para uma boa gestão, o bom relacionamento será uma consequência.
Vamos apresentar algumas formas que podem facilitar e colocar a ordem no caos que pode se instaurar em seu condomínio. Sendo eles:
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Através da legislação – regulamentos como Lei 4.591/64 (Lei do Condomínio), existindo também regulamentação de alguns aspectos nos artigos 1.331 a 1.358 da Lei 10.406/02 (Novo Código Civil) e na Lei 8.245/09 (Nova Lei do Inquilinato).
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Assembleias – As assembleias são de extrema importância para os condomínios residenciais, porém elas não são tratadas com o comprometimento devido por parte dos moradores, que por muitas vezes não participam. São nas assembléias que são tomadas as decisões.
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Cartilha de etiqueta – A cartilha possui dicas e diretrizes que orientam os moradores a terem um comportamento adequado, postura e bons modos, para uma convivência harmoniosa em comunidade.
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Convenção dos condomínios – A Convenção do Condomínio é o documento principal do condomínio, é aquele que vai regular a base do funcionamento de toda a estrutura. Ela trata dos direitos e deveres.
Se deseja saber mais sobre assémbleias, o Síndico.net compilou uma série de informações que podem ser úteis para você, no post “Guia sobre Assembleias de Condomínios – Introdução”.
6 dicas que vão aumentar a harmonia de seu condomínio residencial
1- Ser transparente quanto às atribuições esperadas para cada funcionário, não só para eles, mas para os moradores, para que todos estejam cientes do que é esperado.
2–Ter um funcionário de confiança e responsável por ser o elo de ligação entre os colaboradores e o administrador
3 – Investir na qualificação dos funcionários, através da reciclagem e profissionalização para um melhor serviço ao condomínio residencial.
4 – Os funcionários devem ser ouvidos e não só podem, mas devem ser pró-ativos, podendo auxiliar e sugerir empresas qualificadas ou profissionais autônomos para reparos de pequeno porte, quando solicitado pela comunidade ou síndico.
Participando indiretamente das decisões tomadas, sendo incluído na comunidade que ele auxilia.
5 – O síndico deve enfatizar a importância de uma convivência cordial e o senso de comunidade, cobrando a participação dos moradores nas assembleias, pois é dever do administrador dispor o direito de participação de todos nas decisões, porém é dever do morador exercer este direito.
6 – Possuir uma comunicação eficiente, para que não haja perda de informações importantes, evitando possíveis conflitos por motivos banais. Repassando ao síndico ou zeladores problemas que os moradores têm enfrentados, para estejam cientes e possam tomar as medidas cabíveis.
6 Dicas do que não permitir nos condomínios residenciais.
1 – Os Funcionários não devem aceitar executar ou oferecer reparos ou pequenos serviços nas unidades, que não estejam em suas atribuições que estão na legislação. Evitando possíveis conflitos.
2 – Os condôminos não devem pedir para os funcionários fazerem favores durante o horário de trabalho, para que eles não saiam dos postos de trabalho, para que não haja nenhuma falha no processo e nas atividades atribuídas. – como pedir que dê uma “olhadinha no carro que está na rua ou cuidar do cachorro”
3 – O síndico não deve permitir que qualquer morador possa dar ordens ou broncas nos funcionários, ao invés disso, os condôminos devem procurar o síndico e fazer as reclamações.
4 – Os funcionários não devem se reunir nas áreas comuns do condomínio residencial, nem quando estiverem ociosos.
5 – O síndico ou o zelador, não podem deixar que ocorram intrigas entre os funcionários, fazendo com que não haja fofoca ou qualquer tipo de indiscrição.
6 – Os moradores ou até mesmo o síndico, não devem confundir os funcionários do condomínio com funcionário pessoal, assim qualquer serviço que não seja para o edifício residencial, deve ser cobrado a parte e fora do horário do trabalho.
Conclusão
Alguns pontos que o síndico deve ressaltar nos condomínios prediais:
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Esclareça para os condôminos as diretrizes de convivência e trabalho com os funcionários;
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Também ajuda se os moradores souberem o que faz cada funcionário – o que evita que alguém peça ao responsável pela manutenção algum serviço de faxina, por exemplo
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Reforce a ideia de que os colaboradores são do condomínio, e não das unidades
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Estimule um clima cordial entre funcionários e moradores
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Peça que quando houver críticas ao trabalho dos colaboradores, que essas sejam feitas ao síndico ou ao zelador
Afinal devo me preocupar com os problemas de relacionamento no meu condomínio residencial ?
Esperamos que através deste guia você tenha entendido que o bom relacionamento no condomínio residencial é algo extremamente importante, evitando que ocorram diversos conflitos, que poderiam acarretar em algumas consequências graves.
É recomendável, apesar de não ser obrigatório, o investimento na qualificação dos funcionários dos condomínios residenciais, principalmente em cursos de relacionamento ou conduta, já que a necessidade de comunicação é uma necessidade inata ao ser humano, pois a harmonia e o senso de comunidade é o segredo para uma convivência.
Problemas de comunicação e boa conduta apesar de aparentarem não serem problemas graves, é algo que precisa de atenção redobrada, pois a falta de atitude para a resolução do problema, podem gerar processos, agressões e até casos que chegam à crimes hediondos, este assunto é de extrema importância, pois acabam afetando todos, não só os envolvidos.
É imprescindível que o gestor tenha o auxílio ou possua capacitação para fazer este controle, para tomar as melhores decisões, sendo assim, todos do condomínio devem ter em mente a idéia de comunidade, deixando o individualismo de lado.
“O síndico deve incentivar um clima cordial entre funcionários moradores.”
Aproveite as assembléias gerais para reforçar que existem normas de convivência e trabalho com os funcionários do condomínio residencial.
Além disso enfatizamos a importância da participação dos moradores nestas reuniões, onde estão em pauta situações que afetam a todos, é importante esclarecer que os colaboradores possuem deres com o condomínio e não com as unidades habitacionais.
Esperamos que tenham sido direcionados e possam tomar as melhores decisões, sanando os conflitos existentes ou evitando problemas futuros com este post, agora que demos dicas que achamos imprescindíveis, diga para nós se possuem uma visão diferente ou o que tem ocorrido em seu condomínio residencial.
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