O que se é melhor para o seu condomínio?
É bem provável que em algum momento deve surgir (se já não surgiu) comentários e sugestões de condôminos falando sobre criar um grupo de Whatsapp e você pensa…
Será que devemos ter um grupo de Whatsapp no condomínio?
Um grupo de Whatsapp entre os moradores, pode ser uma maneira interessante de engajar a todos e transformar o condomínio em uma verdadeira comunidade.
Claro que, é preciso existir moderação e regras claras sobre os tipos de conteúdos postados ali, para evitar conflitos e exposições desnecessárias dos moradores.
Casos assim podem gerar processos, além de trazer muita dor de cabeça para o síndico, ainda que ele não participe do grupo.
Que aliás… É sempre bom lembrar essa dica de especialistas, nunca participe do grupo de Whatsapp dos moradores!
Se você sabe que o grupo de Whatsapp de moradores do seu condomínio, pode ter problemas…
Imagine, se fosse um grupo que o síndico utilizasse para transmitir informações e comunicados por exemplo?
Será que funcionaria?
Para isso é preciso pesar os prós e os contras.
Pontos à favor |
Pontos contra |
Facilidade e agilidade na comunicação com os condôminos. |
Ruídos na comunicação; qualquer ponto e vírgula fora do lugar pode ocasionar diversos problemas. |
Engajamento dos condôminos com os assuntos pertinentes ao condomínio. |
Possível ausência de moderação nas conversas do grupo. |
Essas são algumas das considerações que você deve fazer antes de criar o grupo de Whatsapp para o seu condomínio.
Em alguns casos, você pode pedir aos moradores que enviem fotos caso vejam algo de errado que aconteceu ou que está acontecendo no condomínio.
Isso dará mais embasamento em que qualquer eventual medida que venha a tomar.
Mas não existe só o Whatsapp como meio de comunicação ágil.
Problemas que surgem com grupos de Whatsapp de condomínios
Os problemas mais comuns que podem ocorrer em grupos de Whatsapp é a exposição de moradores em conflitos.
Casos como esse tem surgido na mesma velocidade que o avanço da tecnologia, isso não se restringe a grupos em condomínios.
Em um caso recente em São Paulo, quatro emojis sorridentes se tornaram a prova de que uma adolescente praticou bullying em um grupo de WhatsApp.
Este é um entre tantos processos que têm sido abertos nos tribunais para reparação de dano moral cometido no aplicativo de mensagens.
Essa ação de bullying aconteceu em um grupo criado por uma garota de 15 anos para convidar colegas a assistirem a um jogo da Copa do Mundo de 2014.
Em certo momento, integrantes começaram a escrever comentários ofensivos sobre um estudante, o que foi acatado pela administradora do grupo, que enviou emojis sorridentes.
Pela conduta, foi condenada a pagar indenização de R$ 3 mil.
Esse trecho foi extraído da matéria no site da Época Negócios, você pode conferir a reportagem na íntegra neste link.
Utilizando outras tecnologias
Apesar de estar um pouco em desuso entre os jovens, o e-mail também é um meio de comunicação extremamente útil e ágil
Muitos síndicos profissionais ou não, o utilizam esse meio para se comunicar com os condôminos, por acharem mais conveniente e de maior controle.
Não dá para dizer que um é melhor que o outro, somente cada síndico poderá avaliar isso da maneira mais adequada a sua realidade do seu condomínio.
O e-mail tem suas vantagens por ser fácil de documentar e arquivar e encontrar o histórico de conversas que precisem ser acessadas.
Além de inibir a iniciativa de algumas pessoas de fazer contato desnecessariamente.
Claro que ainda assim, vez ou outra, surgirá um desavisado tentando usar os canais “não oficiais”, mas cabe ao síndico reforçar o uso dos canais adequados.
Conclusão
Você já sabe disso, mas é sempre bom lembrar, não existe uma solução única. Na qual todos os síndicos tenham que aplicar em seus condomínios.
Se você tem alguma dúvida, vale a pena seguir a dica dos especialistas de não criar (e muito menos participar) de grupos de Whatsapp no seu condomínio.
Os riscos, muitas vezes, não valem a pena.