Diante do pesadelo que estamos vivendo por conta do COVID 19 , os casos a cada dia vem aumentando. Separamos alguns pontos importantes que merecem ser levados em consideração dentro do condomínio
Protocolos e medidas que minimizem o contágio são mais necessárias do que nunca. E os condomínios têm um papel muito importante para conter os surtos da doença em suas comunidades.
Preparamos um checklist que pode ser implementado no seu condomínio a fim de minimizar o contágio e evitar aglomerações:
- Assembléias virtuais: sem aglomeração e risco de contágio. A modalidade foi impulsionada pela Lei 14.010/2020, autorizando em caráter emergencial.
Mais atenção: - Conferir se a assembleia virtual é viável a todos os condôminos.
- Providenciar tecnologia para que a assembleia virtual aconteça.
- Enviar com antecedência a pauta completa, previsão orçamentárias e materiais complementares para estudo prévio e reunião rápida.
- Condôminos pouco familiarizados com tecnologia? Enviar tutoriais e agendar treinamento
Áreas de Lazeres
Gestores e condôminos devem avaliar riscos e fazer adaptações no uso das áreas de lazes, conciliando prevenção e atendimento às necessidades dos moradores.
- Monitoramento e cumprimento de leis e decretos locais
- Elaboração de protocolos de uso de cada área de lazer, como:
- rodízio de uso de áreas
- agendamento prévio
- limitação do número de pessoas
- limpeza mais frequente
- estabelecimento de regras transitórias gerais para o condomínio
- divulgação ampla destes documentos à massa condominial e funcionários
- sinalização com placas/informes dos protocolos em cada área
- limpeza dos espaços: pela equipe, seguindo rotina e horários estabelecidos, e também pelos moradores antes do uso de equipamentos
- manter fechadas áreas que não apresentam condições seguras de uso, como brinquedotecas e saunas
- avaliar uso de espaços de socialização, para evitar aglomeração e trânsito de pessoas externas à comunidade, como salão de festas e churrasqueira. A boa prática tem sido liberar apenas para as pessoas da mesma unidade
Rede de apoio
Olhando pelo lado positivo a pandemia trouxe uma oportunidade para fortalecer e estimular o espírito de comunidade e coletividade.
Formar rede de apoio para quem precisa: grupo de risco, pessoas infectadas (levar entregas até a porta).
Divulgar “classificados” locais por meio de plataformas ou mural: oferta e procura por serviços e produtos fornecidos por moradores.
Co-criação de soluções com moradores para problemas do condomínio.
Áreas Comuns
Criação de roteiro e periodicidade na limpeza das áreas e superfícies mais acessadas como:
Elevadores
Portas
Maçanetas
Interruptores
Interfones
Bancadas de trabalho de funcionários
Resíduos: disponibilizar contêineres/latões adequados ao volume maior, principalmente de lixo reciclável
desinfecção de ambientes com pulverizadores ou empresa especializada, a depender do volume de circulação ou casos confirmados de covid-19
estoque de três meses de produtos de limpeza e insumos mais usados, tais como: refil de álcool em gel, álcool 70% , desinfetante, panos, luvas, sapatilhas descartáveis para calçados, papel toalhas.
EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) para equipe de limpeza: luvas e botas específicas, óculos, uniforme, face shield etc
Segurança e Controle de Acesso:
- biometria: limpeza do equipamento ou troca por reconhecimento facial
- controle de acesso visitantes/moradores: porteiro deve pedir para remover máscara para identificação completa, fotografar etc e dar baixa na saída
- revisão e atualização de protocolos de segurança e novos golpes junto à equipe de colaboradores e moradores
Zele pelos colegas condôminos, por isso não receba visitas desnecessárias ou peça aos entregadores que subam para entregar suas encomendas. Apesar de parecer uma mera cortesia, não prejudicar a saúde dos demais moradores de seu condomínio é uma responsabilidade de cada condômino prevista no Código Civil Brasileiro (CCB), sendo que o artigo 1.336, IV descreve esse dever do residente