Muitas pessoas optam por morar em condomínio visando a segurança própria e até mesmo de sua família. A segurança condominial é um ramo especializado da segurança que tem como objetivo atuar preventivamente na preservação da vida em complexo residenciais ou comerciais que podem apresentar na forma vertical ou horizontal – Fonte wikipédia.
A portaria é o ponto focal e que merecem atenção para a segurança no condomínio, pois é nela que se concentra o grande fluxo de pessoas que transitam diariamente no condomínio, incluindo funcionários, condôminos e visitantes.
Nesta matéria, vamos abordar alguns pontos que você pode argumentar com os condôminos na hora de sugerir um sistema de portaria remota para segurança do condomínio.
Qual é a importância de garantir que um condomínio seja seguro?
É de suma importância buscar estratégias para manter a confiança no conjunto residencial. Elas precisam estar alinhadas com os padrões de segurança do mercado como também a infraestrutura da unidade imobiliária.
Hoje em dia existem riscos na sociedade que demandam cuidado redobrado para evitar importunos. Exemplo, assaltantes se passarem por motoristas de aplicativos, que se tornou uma prática crescente entre os crimes registrados.
Antes de mais nada é importante conscientizar todos os moradores e a equipe de segurança, além de trabalhar com uma empresa especialista no assunto de segurança condominial.
1- Tecnologia pode reforçar a segurança em condomínio
Embora muitas pessoas procurem condomínios por questões de segurança, o aumento de ocorrências nos últimos anos nos mostram que apenas morar no condomínio não é o suficiente para a garantir a segurança
As estatísticas de roubos em condomínios e residências são surpreendentes, demonstrando que por ano são registrados mais de 12 mil casos. De acordo com o especialista em condomínios, José Elias de Godoy, em 90% dos roubos os criminosos entram pela porta da frente do condomínio.
2- Treinamento eficaz e assertivo dos funcionários
Os treinamentos são inevitáveis para que os funcionários – em especial os porteiros – estejam qualificados para o cargo e conheçam mais detalhes as regras de convivência e segurança, assim como toda a convenção do condomínio.
É interessante notar que a capacitação dos funcionários – tais como o porteiro evita desentendimentos, constrangimentos e brigas entre os condôminos. Profissionais que sabem como proceder nestes tipos de situações conseguem solucionar impasses com mais facilidade e agilidade.
3- Manual de normas de segurança na portaria para consulta
É importante manter as normas disponíveis para a equipe. O manual com as normas e os procedimentos de segurança deve ser fixado na portaria para consulta. O documento deve conter:
- Descrição dos profissionais da equipe com o detalhamento das responsabilidades e atribuições de cargos e o horários para a prestação de serviços.
- Modo de utilização das tecnologias de segurança eventualmente presentes nos condomínios (como as câmeras para monitoramento);
- Números de contatos úteis (como delegacia, corpo de bombeiros e empresa responsável pela segurança)
- Orientações para atender os disparos de alarme de segurança;
- Controle de acesso na portaria do condomínio;
4- Cuidados com a estrutura física
Por mais que os cuidados básicos com a infraestrutura da portaria são mais uma estratégia de precaução da qual não vale a pena abrir mão. Guarita 24 horas e cercas elétricas são exemplos neste sentido.
A infraestrutura deve ser acompanhada integralmente garantindo que todos os locais do condomínio possam ser vistos constantemente. É um erro muito comum é deixar estes locais sem monitoramento.
5- Regras para delivery e entrega de encomendas
Para casos de delivery o mais recomendável, é primeiro contactar o morador e solicitar a presença dele para retirar o pedido. Caso o condômino não esteja, o ideal é o porteiro receber e guarde a encomenda, para que possa ser entregue por um funcionário ou retirada pelo morador.
6- Normas para a entrada de visitantes
Este tópico é um assunto delicado, visto que pode gerar muito bate e boca entre gestão e os condôminos.
O recomendado é que, com a chegada do visitante, o porteiro acione o morador para confirmar a entrada. Se ainda sim a situação parecer suspeita e houver dúvidas, deve-se solicitar que o morador desça e identifique. Antes mesmo de permitir a sua entrada.
7- Instalação de equipamentos de segurança
Há inúmeros equipamentos de segurança que podem ser instalados no condomínio para auxiliar a gestão do síndico. Como câmeras de alta definição, sistemas de alerta, sensores e CFTV aparecem como as principais alternativas para dar mais segurança a moradores e funcionários.
8- Normas para liberação de prestadores de serviços
Se o prestador for atender algum apartamento, o porteiro deve avisar o condômino, liberando o acesso após a autorização do morador. Mas é importante ressaltar que mesmo assim, é necessário que o porteiro peça credenciais como crachá e anote os seus dados pessoais.
Se o funcionário for prestar serviços ao condomínio, a liberação do funcionário deve ser feito pelo síndico ou zelador. Importante que os dados sejam coletados.
9- Conscientização dos moradores
É comum registros de incidentes criminosos ocasionados pela falta de cautela dos condôminos, por isso, todos os moradores devem ser orientados sobre os riscos que correm quando não fazem sua parte no controle de entrada e saída da portaria.
10- Avaliações constantes
Uma das maneiras de garantir a segurança contínua no condomínio é sempre buscar avaliações. Isto permite com se possa conhecer quais as possíveis falhas na gestão do condomínio referente ao assunto de segurança na portaria
Qual é o papel dos moradores para segurança do condomínio? Como deve ser orientar?
Por mais que os funcionários façam o seu papel por completo e por mais modernas que sejam as soluções utilizadas, nenhum sistema está completo sem a colaboração dos moradores.
Sendo assim, cabe ao síndico orientar as pessoas e estabelecer regras com medidas preventivas e melhores práticas de segurança, devem ser estendidas e seguida por todos.
Para que sejam eficazes, é fundamental que todos os moradores estejam a par das novas determinações. Assim, o síndico precisa ter em mãos todas as ferramentas disponíveis de comunicação condominial que tem à disposição, tais como: WhatsApp, murais, elevadores, envio de e-mails e até mesmo telefonemas.
É importante apontarmos algumas regras e orientações que os moradores devem seguir para que possam colaborar para um ambiente mais seguro são:
- Colaborar com síndico e funcionários, dando ideias e alertando de possíveis riscos ou problemas que possam comprometer a segurança de todos;
- Informar visitantes frequentes sobre as regras de segurança do condomínio;
- Não expor outros moradores ou a si próprio a situações de risco;
- Participar das assembleias de condomínio;
- Respeitar as decisões tomadas coletivamente e cooperar com as ações de segurança estabelecidas.
Esperamos que este conteúdo possa te direcionar a tomar a melhor decisão para o seu condomínio ou que possa ter esclarecido suas dúvidas quanto a terceirização.
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