Descubra quais os perigos da má qualidade do ar e como evitar em condomínios

Descubra quais os perigos da má qualidade do ar e como evitar em condomínios

No estado de São Paulo a qualidade do ar vem piorando a cada dia mais, a preocupação por uma vida mais sustentável cresce na mesma proporção, é primordial que os condomínios prediais busquem por soluções e medidas sustentáveis, aumentando a qualidade de vida.

Preparamos este artigo para, você nosso caro leitor, descobrir quais os perigos da má qualidade do ar, principalmente no estado de São Paulo, onde têm se intensificado os alertas quanto aos problemas que a poluição têm gerado na saúde dos habitantes, assim estabeleceremos também como evitar em condomínios, o que fazer para amenizar esta situação.

Para entender a calamidade que vêm ocorrendo no estado de São Paulo confira a matéria da RBA Rede Brasil Atual – Gestão Alckmin omite real situação da qualidade do ar no estado de São Paulo – De acordo com a matéria – “Segundo Instituto Saúde e Sustentabilidade, relatório do governo paulista omite que padrão adotado no estado é muito menos rígido do que o recomendado pela OMS. “As pessoas estão morrendo.”

É necessário que a população entenda a situação grave que estamos vivendo, assim podemos ver que medidas para uma vida mais sustentável não é uma opção e sim uma necessidade, assim os condomínios residenciais têm de tomar partido e adotar medidas mais sustentáveis, cada um fazendo sua parte, podemos fazer a diferença.

Preparamos este conteúdo pois sabemos que a maioria de nossos leitores moram em condomínios prediais, vamos discorrer sobre:

  • Quais os perigos da má qualidade do ar em São Paulo

  • Como diminuir a má qualidade do ar

  • 4 dicas de como tornar o condomínio mais sustentável

Nós da Dan Solução zelamos por um futuro melhor para as próximas gerações, é por isso que oferecemos um método de impermeabilização consciente para condomínios prediais, nosso serviço de injeção química como solução para infiltrações visa a otimização de recursos, não gerando entulhos ao contrário da manta asfáltica.

Quais os perigos da má qualidade do ar em São Paulo

Os grandes centros urbanos sempre possuíram menor qualidade do ar, por conta do número de pessoas utilizando meios de transportes poluentes e atualmente o estado de São Paulo vive uma situação grave e alarmante.

De acordo com uma matéria divulgada em 15/08/2017 no Diário do Grande ABC – Estudo inédito divulgado ontem, data em que foi celebrado o Dia de Combate à Poluição, pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade alerta: a situação do ar no Grande ABC se encontra em estado preocupante. Com índices de impureza bem acima dos recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), municípios da região têm propiciado aos moradores maiores riscos para doenças provocadas pela má qualidade do ar, fator que somente em 2015 foi responsável pela morte de 11,2 mil em todo o Estado.” Confira a matéria na íntegra Poluição do ar na região é preocupante

Vale ressaltar que a poluição e a má qualidade do ar é responsável diretamente por mortes de inúmeras pessoas em todo o Estado, pois através da exposição de impurezas no ar causam sérios danos a saúde da população, podendo até mesmo causar inflamações nos vasos sanguíneos.

A poluição no ar de São Paulo ultrapassou diversas vezes o nível padrão estipulado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Fonte da imagem: https://pixabay.com/

Diversas pesquisas têm sido feitas pelo mundo e todas enfatizam o quão prejudicial as partículas que se encontram no ar que nós respiramos, o problema é muito maior que problemas respiratórios, eles prejudicam e causam danos até mesmo irreversíveis à saúde.

Confira este artigo do CatracaLivre –  Estudo associa poluição do ar com má qualidade de espermatozoides.

A má qualidade do ar se deve aos poluentes lançados na atmosfera não só pelos meios de transporte, mas por diversas atividades do ser humano, podemos dividir estes poluentes em dois grupos:

Primários – Este grupo pode ser definido como os contaminantes gerados por fontes que emitem de forma direta a atmosfera, podemos citar como exemplo os veículos que utilizam combustíveis fósseis, a combustão destes combustíveis, geram gases que vão para o ambiente e liberam partículas nocivas.

Secundários – Já este grupo de poluentes, são secundários pois são resultados de reações químicas dos poluentes primários com outras substâncias presentes na atmosfera e com a influência da radiação solar.

Se desejar se aprofundar no assunto e saber quais são estas partículas nocivas, acesse este link do site do Ministério do Meio Ambiente (MMA) – “Como são classificados os poluentes atmosféricos”  

Estes poluentes presentes na atmosfera causam diversos prejuízos à integridade física dos seres vivos, podemos citar como os principais à humanos:

  • Diminuição da capacidade pulmonar – A partícula do ozônio possui papel oxidante e citotóxico, afetando diretamente o funcionamento dos pulmões, dificultando a respiração.

  • Irritação nos olhos – Até mesmo o clima é alterado pela poluição, o clima de São Paulo têm se tornado cada vez mais seco, causando problemas até mesmo nos olhos.

  • Irritações nas vias aéreas – A poluição afeta diretamente as mucosas, causando obstrução das vias respiratórias ou problemas já existentes crônicos são agravados.

  • Problemas cardiovasculares Podendo acarretar até mesmo em acidente vascular cerebral (AVC) por conta das inflamações que podem ocorrer e as complicações arteriais.

O blog da fabianascaranzi disponibilizou um artigo completo que traz de forma mais aprofundada as doenças, vale a pena conferir!

Assim vemos que os problemas da má qualidade do ar é algo extremamente grave, a poluição gera prejuízos não só ao ser humano, mas à todos os seres vivos, afetando diretamente a qualidade de vida.

Como diminuir a má qualidade do ar

Quem mora em condomínio no Estado de São Paulo pode adotar medidas que podem fazer a diferença, assim vamos te ajudar a diminuir os efeitos da má qualidade do ar que respiramos, você têm que zelar pela sua saúde e de seus entes queridos.

A má qualidade do ar se deve aos diversos poluentes que são emitidos através das diversas atividades do ser humano, entre elas a utilização de veículos à combustão de material fóssil. Fonte da imagem: pixabay.com

Para aprofundar o embasamento quanto à má qualidade do ar no Estado de São Paulo confira a matéria veiculada no G1 – Estudo de médicos contesta limite aceitável de poluição em São Paulo.

Vale ressaltar que todos somos responsáveis diretos pela qualidade de vida que temos, assim cada ação é válida, é totalmente válido que você oriente em seu condomínio sejam disseminadas essas ideias sustentáveis, engaje seus vizinhos à tomarem atitudes visando combater este mal, nocivo a saúde que é a poluição.

Vamos então listar algumas medidas preventivas para você colocar em prática:

  • Utilização de meios de transportes alternativos não motorizados: Uma das principais fontes de emissão de poluição são os móveis, como automóveis, assim passe a utilizar mais meios de transportes alternativos, como bicicletas, se não for possível opte por meios de transportes coletivos, como ônibus ou metrôs.

“Incentive no seu condomínio o uso de transportes não motorizados, atualmente existem diversas alternativas, conscientize os condominos ou o síndico da importância destes transportes.”

  • Carona Solidária: Se não for possível deixar o meio de transporte individual, incentive no seu condomínio ou em seu trabalho caronas solidárias, o compartilhamento de um mesmo carro, diminui o número de veículos, aumentando sua eficiência.

“A ideia é a otimização de recursos, o compartilhamento pode ser uma opção viável, além disso a carona solidária pode garantir maior vínculo entre os moradores.”

  • Áreas verdes: Incentive seu condomínio para transformar espaços ociosos em áreas verdes, isto trará maior qualificação a infraestrutura do condomínio, valorizando, além da melhoria de vida que acarretará aos usuários do condomínio, o paisagismo qualifica o ambiente.

“Não apenas nos espaços do condomínio, se possível utilize a varanda de sua unidade habitacional para criar um espaço verde, existem plantas adequadas para este fim.”

Além destas alterações que podem ser feitas em conjunto, existem hábitos individuais que podem ser mudados para buscar uma melhor qualidade de vida, toda e qualquer ação trará maiores benefícios a sua saúde, podemos citar pequenas medidas como:

– Hidratação: Você já deve ter escutado sobre a importância de se hidratar ao longo do dia, isto se deve ao fato do clima seco o que dificulta a dissipação da poluição na atmosfera, assim é necessário ingerir muito líquido para manter o organismo saudável.

“Assim mantenha uma garrafa de água sempre próxima de você, além disso é válido ingerir vitamina C, o que ajuda a proteger as vias respiratórias, opte por frutas como limão ou acerola.”

– Diminua o uso de ventilação artificial: Para diminuir a irritação nos olhos e no nariz, por conta do ressecamento, a dica é não abusar do ar condicionado.

“O ideal é utilizar soluções nasais e colírios, para manter a lubrificação e evitar o ressecamento umedecido.”

– Pratique atividades físicas: Realizar atividades físicas ao ar livre em parques ou áreas verdes, com uma arborização densa, geram maiores benefícios do que eventuais problemas que o contato com a poluição causam.   

“A dica é manter nos ambientes que você convive plantas, quanto maior contato com arborização melhor, pois a vegetação funciona como um filtro para o ar, existem espécies específicas, cada uma tem determinada eficiência.”

O estadão disponibilizou um artigo que trata deste assunto – A poluição atmosférica e como eliminá-la

4 Dicas de como tornar o condomínio mais sustentável

A busca por uma arquitetura sustentável têm sido cada vez mais intensificada, por conta das melhorias de vida que estes projetos trazem aos usuários, este conceito é baseado em três fundamentos:

  • Preservação do meio natural;

  • valorização social;

  • viabilidade econômica.


A adoção de medidas sustentáveis trará não só uma otimização de recursos, mas será responsável por garantir um futuro melhor para as próximas gerações. Fonte da imagem: https://br.freepik.com

Dessa forma os arquitetos e urbanistas, responsáveis por “projetar vidas”, têm desenvolvido projetos com base nestes três conceitos, proporcionando edificações cada vez mais modernas e que otimizam os recursos naturais, respeitando o local onde estão inseridas.

“Este tipo de pensamento que têm se difundido entre estes profissionais, asseguram um futuro próspero para as próximas gerações.”

Vamos listar aqui algumas formas de como esta arquitetura sustentável, pois para evitar os perigos da má qualidade do ar, é necessário diversas medidas visando um aprimoramento da qualidade de vida. Veja qual destas ações se enquadram nas necessidades do seu condomínio e que são viáveis, separamos 3 dicas para serem implementadas em seu condomínio predial ou no seu trabalho:

1 Utilização de Energia solar – Como vivemos no Brasil, país tropical, possuímos o privilegio que muitos países não possuem, uma grande quantidade de dias com muita incidência de raios solares. Assim é perfeitamente recomendável a utilização de placas fotovoltaicas para a captação destes raios e geração de energia elétrica.

“Muitos condomínios já vem adotando estas medidas, assim diminuem o consumo de energia elétrica, impactando diretamente no bolso dos moradores, esta não é uma medida tão acessível, porém é um investimento válido e a longo prazo.”  

2 Captação de águas pluviais – Uma medida muito importante e que têm sido hábito principalmente entre os paulistanos, é a reutilização de águas pluviais, isto é a captação de água de chuva para o uso em diversas atividades do condomínio.

“Assim condomínios prediais têm dedicado espaços ociosos do condomínio para a instalação de equipamentos que captam esta água que antes era desperdiçada, para utilizar no paisagismo do condomínio ou atividades de limpeza.”


3 Horta comunitária – Este item tem total ligação com a ação citada anteriormente, a captação das águas das chuvas podem e devem ser utilizadas para regar não só o paisagismo, como pode ser criado um espaço funcional, como uma horta comunitária.

“A horta comunitária é utilizada como agregador do espaço, criando um local de convívio, aumentando a interação entre os usuários do condomínio, seja ele residencial ou comercial, além do aumento da qualidade de vida e consciência ambiental que este importante elemento agregará.”  

4 Bicicletário Como já pontuamos no início deste artigo os meios de transporte influenciam diretamente na qualidade do ar que respiramos, assim se faz extremamente necessário a utilização de transportes alternativos não motorizados e nossa principal aliada é a famosa bicicleta.

“Atualmente cada vez mais projetos têm contado com um espaço dedicados a bicicletário, porém condomínios antigos também podem adaptar espaços perdidos principalmente no estacionamento para instalar um bicicletário, importante equipamento que engaja os moradores a utilizarem a bicicleta.”


De bônus para quem trabalha em edifícios, vamos dar uma dica a mais, muitos escritórios novos, possuem disposições diferentes das habituais, utilizando vãos maiores o que permite o coworking, já ouviu falar? Então veja abaixo do que se trata.

Coworking – Muitos edifícios executivos, principalmente na famosa Avenida Paulista de São Paulo, estão adotando este tipo de conceito e partido arquitetônico, mas afinal do que se trata isto?

“Como surgiu uma nova forma de trabalhar e tem sido disseminada, o homework, aquele famoso freelancer, nasceu a necessidade uma nova concepção de espaço, assim se deram os espaços de coworking, ou seja espaços compartilhados com varios usuários para trabalhar.”

Para saber mais sobre o assunto acesse a matéria do Condomínios verdes – Como está a qualidade do ar da sua casa?

Através destas dicas esperamos que você consiga modificar o espaço onde vocês vivem e trabalham, todas as medidas são importantes e quanto maiores nossas ações maiores impactos positivos terão na sociedade, é importante que tenhamos conhecimento dos benefícios que atitudes tomadas agora terão no futuro.

Conclusão

Como discorremos são diversos os causadores de problemas da má qualidade do ar, principalmente nas metrópoles, estes perigos que respiramos influenciam diretamente na nossa integridade física, cada vez mais estudos comprovam que a poluição é responsável não só de complicações mas até mesmo mortes.

 

Sabendo dos riscos que corremos diariamente por viver em centros urbanos, temos que implantar e tomar atitudes mais sustentáveis, visando uma melhoria de vida não só para nós, mas garantindo para as próximas gerações.

 

Para a implantação destas ações é necessário que cada condomínio veja suas necessidades e adaptem as ideias para a infraestrutura do condomínio, o ideal é que todos participem e deem sugestões para impactar positivamente na vida de todos, é necessário que ocorra o engajamento do maior número de usuários, aumentando assim a eficiência das ações.

 

Esperamos que este conteúdo tenha sido válido para seu condomínio e que esta ideia seja disseminada, impactando a vida de outras pessoas. Dúvidas? Entre em contato conosco que estaremos a disposição para sanar suas dúvidas.

Possui problemas com infiltrações ? Então baixe nosso infográfico gratuito e saiba mais sobre métodos de impermeabilização conscientes – Infográfico gratuito download aqui.

Se preferir agende uma vistoria conosco, enviaremos profissionais qualificados para identificar problemas em seu condomínios – Agende sua vistoria gratuita.

E nos acompanhe em nossas redes sociais Facebook, Linkedin e YouTube, pois, iremos te deixar atualizados com o melhor conteúdo sobre condomínios.


Infográfico Check-list manutenção

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!