Saiba porque o inverno é ideal para realização de obras em condomínios
O inverno é o período mais recomendado para a realização das obras de manutenções e reformas em condomínios. E isto é facilmente explicado quando analisamos o clima ao qual estamos inseridos.
Vivemos no Brasil, um país tropical, que é tipicamente marcado por chuvas fortes no verão e um inverno normalmente seco. Caracterizando assim, os meses de inverno como condições ideais para a realização de obras em condomínios.
Por isso, os síndicos buscam providenciar as manutenções preventivas e corretivas do prédio nesta estação, pois normalmente no frio é um período com menos chuvas, o que facilita a realização e concretização das obras.
A realização das manutenções e reformas são indicadas no inverno, pois é um período com menor índice de chuva. Fonte da imagem: pixabay.com
Veja os tópicos que iremos discorrer neste artigo:
-
Por que o inverno é o período ideal para manutenções e reformas em condomínios?
-
Obras mais comuns em condomínios realizadas no período de inverno
As obras no condomínio são extremamente importantes para as melhorias da infraestrutura do prédio. Por isso, todo o processo de manutenção e reparo tem que ser prioridade para o síndico ou administradora responsável para garantir o conforto e a segurança dos condôminos.
Por que o inverno é o período ideal para manutenções e reformas em condomínios?
O inverno em São Paulo torna-se o período ideal para realizar as manutenções e reformas em condomínios. Pois esta estação mais fria é um tempo em que há pouca chuva.
Justamente por ser um período menos chuvoso que torna-se um momento propício para a realização de toda e qualquer obra externa no condomínio, ou seja, aquelas áreas que não tem cobertura.
Diferentemente do inverno, o verão é uma estação marcada por muitas chuvas, segundo dados da Unesp, o verão chove até 5 vezes mais que o período do inverno.
O inverno torna-se ideal também pelo fato de ser o período mais seco, o que favorece em obras como por exemplo de pinturas e impermeabilização, que para serem concluídas necessitam estar completamente secas.
Para saber mais sobre obras em condomínios no período de inverno, a Terra produziu um material referente a este assunto, vale a pena conferir!
Quais obras são comuns em condomínio? Continue lendo este artigo e saiba mais das obras realizadas em condomínios, principalmente no período de inverno.
Obras mais comuns em condomínio realizadas no período de inverno
Todo condomínio com o tempo necessita de uma manutenção, uma nova obra, alguma reforma visando a melhoria. É nesta hora que o síndico deve estar atento para agir no momento certo e garantir o bem estar de todos.
Manutenções preventivas devem ser frequentes em condomínios, pois garantem a segurança e funcionamento prolongado de toda infraestrutura. Fonte da imagem: pixabay.com
Vamos listar agora as obras mais comuns, aquelas que são indicadas para serem realizadas no período de inverno, e que são importantes para a vida no condomínio.
Pintura de fachadas – As obras de reparo são essenciais para o condomínio, sejam elas pela parte estética ou por algum dano mais sério. Pintar a fachada do prédio, muitas vezes demora um longo tempo, pois trata-se de uma obra grande, que demanda muitos colaboradores, necessitando a secagem por completo.
A pintura da fachada deve ser levada a sério pelo síndico, desde a escolha dos profissionais, cronograma da obra e com esta obra pode aproveitar e incluir o tratamento das trincas e fissuras existentes.
O ideal é que estas obras sejam realizadas entre as estações de outono e inverno, pelo fato destes períodos terem menor índice de chuva e serem mais secos também.
Para saber mais sobre manutenção da fachada, o nosso blog produziu um conteúdo referente este tema.
Impermeabilização – Problemas com infiltrações são sempre incômodos, e geralmente são notados nos períodos de grandes chuvas, que normalmente acontecem no verão.
Porém, quando falamos em impermeabilização temos duas principais formas de tratamento, que são a troca da manta asfáltica e o método de injeção química, que são metodologias totalmente diferentes, mas com o mesmo intuito.
Na troca da manta asfáltica, o processo é trabalhoso e tem um custo alto, pois faz-se necessário a quebra do piso e contrapiso, contratação de caçamba, interdição do local até a conclusão da obra.
Para saber mais como funciona a impermeabilização através da troca da manta asfáltica, nosso blog produziu um conteúdo referente este tema, acesse e saiba sobre os prejuízos financeiros e administrativos causados pela troca da manta asfáltica.
Pelo método de injeção química, um processo relativamente novo aqui no Brasil, mas que já é utilizado como primeira escolha nos Estados Unidos da América e pela maior parte dos países da Europa.
O método de injeção química funciona de forma simples, quando a água percorre pelas fissuras existentes no concreto, é nesta hora que o gel impermeabilizante é aplicado de baixo para cima, fazendo o caminho inverso da água.
O produto demora cerca de 1 minuto e meio para se tornar em gel flexível, ou seja, atingindo uma rigidez e realizando a vedação do local, acabando de forma definitiva com o problema de infiltração.
O método de injeção química é mais eficiente por ser definitivo e tem um melhor custo benefício se comparado com a troca da manta asfáltica. E o melhor pode ser realizado em períodos chuvosos, ou seja, a obra pode ser realizada em qualquer estação do ano.
Caso possua problemas com infiltrações, marque uma vistoria gratuita conosco, pelo método de injeção química, acabe com o problema de infiltração em seu condomínio.
O método de injeção química é a solução para os problemas de infiltrações!
Paisagismo – Espaço para jardins são comuns em condomínios, e no inverno as plantas entram em período de dormência, para se proteger das temperaturas mais baixas e da pouca umidade.
E quando surge a necessidade do tratamento de infiltração na região do jardim? Eis ai mais um motivo para a escolha da injeção química, pois através deste método garante o espaço do jardim intacto e soluciona o problema por completo.
Conclusão
As obras de manutenções e reformas são essenciais para todo e qualquer condomínio, pois visa manter o funcionamento correto dos equipamentos, da estrutura e garante a segurança e o bem estar de todos.
Saiba mais dicas de manutenção em condomínios, acessando o material produzido pelo nosso blog e conheça mais deste tema.
O período de inverno é o mais recomendado para a realização das obras, pois mostra-se ideal por ser caracterizado por tempos secos e com pouca chuva.
Outro ponto importante é que o síndico ou administradora responsável deve buscar profissionais gabaritados que realizarão as obras e manutenções de forma a garantir a satisfação e o bem estar de todos.
Gostou do nosso artigo? Diga-nos o que achou comentando a nossa página, traga sua dúvida ou algum ponto que julgue interessante que tenha faltado em nosso texto.
E se possui problemas com infiltrações, agende já uma vistoria gratuita conosco, teremos o prazer em te ajudar a eliminar este problema.
Consulte também, alguns depoimentos de clientes que utilizaram o método de injeção química e estão completamente satisfeito com o trabalho realizado em seus condomínios.