CRISE HÍDRICA EM CONDOMÍNIOS
O Brasil está passando por um cenário hídrico muito preocupante, registra-se a pior seca dos últimos 91 anos, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. Após um período com poucas chuvas, que já comprometeu o nível de armazenamento dos principais reservatórios do País – e para piorar estamos no inverno – é a estação de maior escassez.
A crise hídrica que atinge o Brasil afeta a economia em várias frentes e torna ainda mais frágil a expectativa de uma recuperação robusta da atividade econômica, depois de um resultado pífio no segundo trimestre deste ano: segundo dados divulgados nesta quarta-feira (1) pelo IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro recuou 0,1% no segundo trimestre deste ano.
Para que o condomínio não seja refém de um racionamento mais agressivo e não tenha gastos fora da contratação de caminhões-pipa, é preciso economizar. Essa ação deve partir do síndico, que tem o poder de liderar a massa condominial, conscientizando-a sobre as medidas de redução de consumo de água e seus benefícios.
Dicas para economizar água no seu condomínio
Fique atento aos vazamentos
Vazamentos não só são a maior causa de desperdício de água fora de condomínios, como dentro.
Geralmente esta tarefa dentro dos condomínios é feita em vistorias diárias pelo zelador nas áreas comuns (canos, válvulas, torneiras e caixas d’água) e podem fazer uma grande diferença nesta economia. Deve ser orientado aos condomínios a verificação também nas unidades.
IMPORTANTE! Além disso, o ideal é sempre monitorar a conta e acompanhar possíveis oscilações.
Tenha horários para regar os gramados
A grama deve ser regada pela manhã ou ao final da tarde, ou seja, em períodos em que não se tem a presença forte do sol. Isso se torna positivo, pois evita a evaporação causada pelo calor.
Orientação e conscientização dos funcionários
É importante entender como os funcionários da limpeza trabalham para identificar atividades que podem gerar desperdício, e a partir daí, estabelecer as mudanças de rotina.
Substitua a mangueira pelo regador
A dica é utilizar a mesma água que foi usada para lavar as louças e substituir a mangueira por um regador também é uma boa medida.
Além de economizar água, você ajudará o meio ambiente, no final do mês o resultado virá na conta da água.
Também procure realizar essa tarefa no começo da manhã ou no final da tarde, momentos em que ocorre menor evaporação de água, e não à noite, pois poderá provocar proliferação de fungos nas raízes. Já no inverno, o ideal é regar em dias alternados e, de preferência, nos primeiros horários da manhã.
Para hall, corredores, academia, salão de festas etc, um pano umedecido em um balde com água e produto de limpeza é a melhor solução. Nada de mangueiras.
GARAGEM
O ideal é limpar o chão apenas quando necessário, e sempre com um pano molhado no balde, nunca com a mangueira ou equipamentos de água pressurizada.
CAIXAS D’ÁGUA
Em alguns municípios e estados, como São Paulo, existem leis que obrigam a limpeza dos reservatórios pelo menos duas vezes no ano e, caso o serviço não seja executado adequadamente, pode causar grande desperdício de água.
PISCINAS
Você sabia que sem a capa de proteção, exposta ao sol e à exposição do vento,a piscina perde aproximadamente 3.785 litros/mês por evaporação – o suficiente para suprir as necessidades de água potável de uma família composta por quatro pessoas. Portanto, é imprescindível cobrir o local, pois isto reduzirá a perda em 90%.
CALÇADAS E ÁREAS EXTERNAS
O hábito de usar a mangueira para lavar calçadas e áreas externas é comum e traz grandes prejuízos. Segundo dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em 15 minutos são perdidos 279 litros de água nesse processo.
CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA
Nesse sistema, a água de chuva, coletada pelas calhas no telhado do condomínio, é armazenada em uma cisterna no térreo ou no subsolo.
A captação de água de chuva em condomínios é uma ferramenta que está chamando cada vez mais atenção dos moradores de prédios. Existe até um projeto de lei 2451/20 no Senado que torna obrigatório que novas edificações incluam o reaproveitamento da água da chuva para fins não potáveis já em seu projeto.
O Projeto de Lei 2451/20 torna obrigatório o reúso da água, proveniente da chuva, de estações de tratamento de esgoto ou do tratamento de líquidos do processo industrial, em novas edificações públicas, residenciais, comerciais e industriais
A água de reuso, de acordo com a proposta, poderia ser aproveitada em vasos sanitários, máquinas de lavar, rega de jardins, lavagem de áreas, resfriamento de caldeiras e em outros processos industriais e atividades comerciais que não demandem água potável.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Poços artesianos
Apesar de não ser a opção mais adequada para economia de água, poços artesianos podem ser indicados para condomínios situados em regiões onde o abastecimento é frequentemente comprometido.
Conclusão
Além de economizar água no condomínio, as práticas de economia de energia nos condomínios também devem ser rigorosamente retomadas nesse momento tão crítico
E aí gostaram das dicas?
Se você gostou deste conteúdo compartilhe em suas redes sociais!
A Dan Solução está presente no facebook, instagram e linkedin, se conecte à nós e fique por dentro do melhor conteúdo sobre condomínios.
Deixamos algo que você julga importante fora deste conteúdo? Entre em contato conosco.
Procurando por especialistas em infiltração em São Paulo?
Aqui na Dan Solução, desenvolvemos padrões operacionais para executar o mais rápido possível qualquer problema de infiltração. Por esses motivos que a nossa empresa está no mercado há 12 anos e o grande número de obras entregues mostra nível de confiança adquirido por mérito ao decorrer desse tempo. Veja aqui os depoimentos dos nossos clientes!
Nossa missão é trabalhar inovando sempre na solução definitiva de problemas de infiltração em condomínios prediais.
Nosso foco é ser a maior, melhor e mais inovadora empresa de solução em infiltração em estruturas de concreto em condomínios prediais do Estado de São Paulo com atuação ética voltada para clientes e colaboradores.
Nós encaramos sempre de frente nossos valores. Nossos resultados são como nossos compromissos, somos responsáveis pelas nossas entregas e entendemos que tudo faz parte do todo, por isto não pegamos atalhos e realizamos os processos por completo para sempre solucionar infiltrações definitivamente!
Caso queira resolver o problema de infiltração no seu condomínio hoje, solicite uma vistoria gratuita sem compromisso clicando aqui.