Conheça as vantagens e desvantagens da terceirização de serviços em condomínio
A terceirização de serviços em condomínio é uma alternativa que muitos síndicos buscam para melhorar a economia do prédio, e não somente pela parte econômica, mas também por uma comodidade maior.
Porém, uma das dúvidas que surgem é se realmente este processo de terceirização compensa, se de fato traz benefícios eficazes a longo prazo para o condomínio.
O síndico busca a terceirização para reverter os gastos excessivos com funcionários avulsos, para pagar uma valor fixo em contrato a uma empresa específica, assim evitar os aumentos de taxas de condomínio por exemplo.
Neste artigo iremos discorrer pelos seguintes tópicos:
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Vantagens da terceirização
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Desvantagens da terceirização
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Cuidados na hora de fechar com uma empresa de terceirização
Vantagens da terceirização
É inegável que a terceirização traz algumas vantagens importantes para o condomínio, benefícios esses que podem acabar com boa parte dos problemas existentes no prédio. Apresentaremos agora as principais vantagens da terceirização:
Acordos de terceirização pode ser a solução para muitos problemas enfrentados em condomínios. Fonte da imagem: Pixabay.com
Administração dos colaboradores – quando busca-se empresas terceirizadoras, toda a responsabilidade dos funcionários ficam a cargo desta. Ou seja, o condomínio não fica responsável com administração de pessoas e nem com as questões burocráticas.
Esta administração de colaboradores, inclui também a questão de cobertura de férias e faltas, uma enorme comodidade que o condomínio possui.
Pois quando chega o período de férias do funcionário a empresa terceirizadora fica responsável por enviar um outro colaborador para suprir a ausência, vantagem esta que não existe quando o funcionário é contratado direto.
Treinamento e capacitação – Outra grande benefício é o do treinamento e capacitação, ou seja, quando o funcionário é recém contratado, a empresa de terceirização tem a responsabilidade de treinar e deixar o colaborador capacitado para desempenhar suas funções.
Condições esta de ter sempre um colaborador pronto, apto a trabalhar e executar suas tarefas, e assim não há necessidade que ninguém do condomínio pare alguma outra atividade para mostrar a rotina para o funcionário.
Economia – Agora o benefício que mais atrai e que de fato, aquilo que mais pesa no discernimento se a terceirização vale a pena para o condomínio é a parte econômica.
O Portal IG produziu um conteúdo de como a terceirização pode reduzir a taxa de condomínio, por exemplo, vale a pena conferir.
Um ponto relevante é que os custos na contratação de um funcionário são enormes, pois tem que ser respeitados todos os direitos trabalhista, que elevam o valor ainda mais, é nessa hora que o contrato com uma empresa terceira pode ser valoroso economicamente para o condomínio.
Ressalto que pode ser vantajoso economicamente, mas talvez nem tanto quanto se imagina, pois basta pensar que a empresa de terceirizadora tem a responsabilidade de pagar todos os benefícios trabalhistas ao funcionário.
Ou seja, se for uma empresa séria, que respeita as leis, os custos não ficarão muito diferentes do que a contratação direta de um funcionário, e a parte financeira não será um diferencial significativo.
Então, qual é a grande vantagem? Basicamente, é que a parte burocrática fica toda para a empresa terceirizadora, as responsabilidades junto ao funcionário.
Por isso, é muito importante ter atenção ao contratar uma empresa de terceirização, pois não basta somente oferecer o melhor preço, tem que estar enquadrada dentro da lei.
Pois, ao contratar uma empresa somente baseada no preço, e futuramente surgir um eventual problema, pode gerar um prejuízo para o condomínio, o que pode ser catastrófico para as finanças do prédio.
Desvantagens da terceirização
Já adiantamos no tópico anterior, o que seria uma desvantagem na terceirização, que seria uma contratação precipitada, baseada somente no preço e futuramente trazer possíveis prejuízos, por se tratar de uma empresa cheia de fraudes e com brechas na lei.
As principais desvantagens são também quando existe uma perda grande de funcionários, pelo fato daquele colaborador não ter “vínculo” nenhum com o condomínio e ser administrado direto pela empresa.
Sem perspectiva de crescimento, o empregado pode enxergar aquele serviço como temporário, e com isso ter uma baixa qualidade de trabalho, não sendo eficiente.
Uma cláusula que geralmente vem em contrato é que o condomínio não pode fazer a contratação direta daquele prestador de serviço, uma forma da empresa de terceirização evitar a perda do contrato.
Em empresas de terceirização a rotatividade de funcionários é muito grande, como dito acima, algo que desfavorece a evolução do trabalho e até mesmo a questão de entrosamento.
Outro ponto importante é que quando acontece muitas mudanças de colaboradores, a segurança do local fica defasada, ou seja, o condomínio fica vulnerável pelo fato de muitas pessoas conhecerem os códigos e pontos cegos do prédio.
O portal SíndicoNet produziu um conteúdo referente ao funcionamento da terceirização em condomínios, vale a pena conferir.
Cuidados na hora de fechar com uma empresa de terceirização
As profissões mais comuns a serem contratadas são estas:
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Recepção
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Jardinagem
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Zeladoria
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Manutenção
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Limpeza
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Portaria
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Segurança
E tem também o próprio cargo de síndico, com os síndicos profissionais ou uma administradora específica. Para saber mais sobre a profissão de síndico, acesse o conteúdo produzido em nosso blog.
É fundamental na hora de fechar com uma empresa de terceirização conhecer os principais pontos. Ressalto que, não vale somente verificar o valor financeiro friamente, mas analisar os detalhes da negociação.
É importante verificar se a empresa está enquadrada dentro da lei, buscar pesquisar o CNPJ da empresa, em sites como o próprio reclame aqui, pesquisar também outros condomínios que a terceirizadoras já trabalhou, isto tudo ajuda na decisão de escolha.
Na negociação deve-se incluir no contrato os detalhes do serviço à serem prestados, os equipamentos necessários, e tudo o que fica a cargo da empresa fornecer.
Em outro artigo nosso, apresentamos dicas de como escolher o fornecedor certo para o condomínio, acesse e saiba mais.
Deve conter em contrato todos os pontos fundamentais para o acordo entre empresas de terceirização e condomínio. Fonte da imagem: Pixabay.com
Deve conter em contrato também as seguintes informações:
Que o pagamento das faturas só serão efetuados com a comprovação dos olerites dos funcionários e com a guia dos recolhimentos de tributos individuais dos mesmo.
Uniformes, benefícios e todo e qualquer tipo de equipamentos que for necessidade da função, serão fornecidos pela empresa e devem conter também em contrato, para que haja clareza quanto a execução dos acordos.
Indenização em caso de roubos ou acidentes causados pelo colaborador da empresa terceirizada, para que evite todo e qualquer prejuízo, e que de fato seja vantajoso o acordo.
Para mais informações sobre dados que devam constar em contrato, acesse o artigo produzido em nosso blog, referente a terceirização de serviços.
Conclusão
A terceirização de serviços, pode ser a saída para os principais problemas no condomínio, porém deve-se fazer uma análise minuciosa se esta mudança terá de fato um bom custo benefício.
Caso seja feita a decisão de terceirizar, é importante que após a contratação, a empresa de terceirização e o condomínio ficarem sempre em contato para alinhar os principais pontos, como ações a serem tomadas em seguidas e as principais rotinas do prédio.
Após o período de contrato, deve ser feito uma análise se de fato a terceirização valeu a pena, se trouxe melhorias na rotina de trabalho e financeiras.
Se sim, opta-se óbviamente pela renovação de contrato, caso não tenha, verificar o motivo e procurar outras medidas como buscar outra empresa de terceirização ou a contratação direta dos colaboradores.
Gostou do nosso artigo? Diga-nos o que achou, esclareça suas dúvidas, acrescente com alguma experiência já vivida.
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