atribuições do zelador

Confira as suas principais atribuições do Zelador

11 de Fevereiro | Dia do Zelador

Quer saber mais sobre as funções do zelador de condomínio? Saiba mais aqui e conheça as principais atribuições do zelador e como essa profissão tem extrema importância para os edifícios.

A profissão do zelador é extremamente importante para o condomínio, pois como o próprio nome diz, ele tem a função de zelar pelo bom andamento das atividades pertinentes ao prédio. O zelador também é responsável por outros funcionários do condomínio, pois exerce o papel de liderança, somente abaixo do síndico em hierarquia, por isso todos devem prestar contas de suas atividades e recorrer a este profissional.

O zelador portanto deve reportar todas as informações e tarefas cotidianas ao síndico para que possa haver harmonia e bom andamento dos processos do condomínio.

O zelador deve repassar todas as informações do condomínio ao síndico, criando assim uma parceria para o progresso constante do prédio. Fonte da imagem: pixabay.com

Neste artigo iremos abordar os seguintes assuntos sobre a profissão e funções do zelador de condomínio:

  • Conhecendo as profissões comuns em condomínios
  • Principais funções do zelador de condomínio
  • Como contratar um bom zelador

Conhecer a rotina do zelador é fundamental para o bom andamento dos processos do condomínio. Apesar de ter função gerencial o zelador não tem poderes para substituir o síndico, posição esta que pertence ao subsíndico.

São diversas as funções do zelador de condomínio, sendo esse um dos cargos mais importantes para o condomínio, pois tem por finalidade zelar, administrar e trabalhar em prol de todo o prédio, sendo um braço direito do síndico.

Conhecendo as profissões comuns em condomínio

Vale a pena conhecer algumas profissões mais comuns em condomínios para poder fazer um discernimento correto das funções e entender as responsabilidades de cada profissional.

Síndico

As funções do síndico são bem esclarecidas pelo código civil no artigo 1.348, segue os deveres segundo legislação:

I – convocar a assembléia dos condôminos;

II – representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;

III – dar imediato conhecimento à assembléia da existência de procedimento judicial ou administrativo, de interesse do condomínio;

IV – cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembléia;

V – diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores;

VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;

VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;

VIII – prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;

IX – realizar o seguro da edificação.

§ 1o Poderá a assembléia investir outra pessoa, em lugar do síndico, em poderes de representação.

§ 2o O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembléia, salvo disposição em contrário da convenção.

Subsíndico

Geralmente o subsíndico é eleito juntamente com o síndico, não existe uma lei quanto ao seu cargo; e sua existência se dá apenas em condomínios cuja a convenção prevê.

Sua função é exercida somente quando o síndico se ausentar do condomínio e algumas tarefas que constam em convenção. Apesar de ter funções idênticas ao síndico o subsíndico não tem poder de aprovação em nenhum assunto.

Porteiro

O porteiro de condomínio é responsável pelo controle de acesso do prédio, ou seja, autorizando a entrada e saída de visitantes, prestadores de serviço e dos funcionários.

O porteiro é o cartão de visitas, sendo o primeiro representante do condomínio, fica a seu encargo o recebimento de mercadorias, contatar os moradores e manter a segurança do prédio.

Para conhecer mais sobre a rotina do porteiro, o portal SíndicoNet produziu um conteúdo completo referente este tema, acesse e saiba mais!

Principais funções e atribuições do zelador no condomínio

O zelador tem uma rotina bem intensa no condomínio, dentre elas está o gerenciamento de pessoas, que talvez seja a função mais importante, pelo fato de tratar com outras profissões constantemente.

Além da gerir pessoas o zelador é responsável também por realizar vistorias periódicas em todo o condomínio, avaliar o estado de conservação da estrutura do prédio e todas as áreas de uso coletivo.

O zelador deve fazer rondas frequentes no condomínio para supervisionar a limpeza de toda a estrutura, instalações como piscinas, academia, elevadores e demais áreas coletivas.

Dentro da gestão de pessoas se inclui a organização dos empregados no condomínio que consiste na distribuição e fiscalização das tarefas de todos os colaboradores do prédio, seja eles os contratados direto com o condomínio e ou terceiros.

Outra função importante do zelador é a de acompanhar, fiscalizar e reportar ao síndico todos os tipos de obras e reparos em andamento no condomínio.

O zelador também observa o estado dos elevadores e outros equipamentos da parte elétrica e hidráulica, verificando a necessidade de reparos, manutenções e repassa ao síndico todo e qualquer eventual necessidade de interdição dos equipamentos.

Para saber mais sobre dicas de manutenção em condomínios, acesse o nosso blog, produzimos um conteúdo referente este tema.

Confira mais funções do zelador de condomínio

É responsabilidade deste profissional também a execução de alguns serviços dentro do condomínio, manutenção e reparo geral, claro daquilo que for mais simples como troca de lâmpadas, fusíveis e outras atividades mais básicas.

Função importante também é de auxiliar e orientar os moradores de todos os possíveis problemas estruturais que possam estar ocorrendo no condomínio, deve alertar os condôminos em relação às regras de segurança do prédio, procurando obedecer ao regimento interno.

Está dentro da atividade do zelador acompanhar a mudança dos moradores, tanto na entrada quanto na saída, orientar a todos quanto a utilização da áreas coletivas, uso das lixeiras e recicláveis.

Os moradores em hipótese alguma pode demandar do tempo do zelador e nem ordenar que o profissional faça determinado serviço naquele momento, sem autorização do síndico.

Deve-se lembrar que o zelador é funcionário do condomínio, e não dos moradores de forma individualizada, por isso faz-se necessário o bom senso por parte dos moradores para que não haja pedidos excessivo de favores e nenhum outro abuso.

Para saber mais sobre as funções do zelador no condomínio, o portal Síndiconet produziu um material completo referente este tema, vale a pena acessar!

Como contratar um bom zelador

Como todo e qualquer contratação o candidato deve passar por um processo seletivo para se buscar as características que mais se enquadram com o perfil do condomínio.

O perfil do zelador deve se enquadrar com aquilo que o condomínio busca, pois assim suas atividades serão mais produtivas. Fonte da imagem: pixabay.com

E as características buscadas em um zelador de condomínio residencial são:

  • Respeito

  • Discrição

  • Organização

  • Zelo

  • Pró-ativo

  • Dinâmico

  • Simpático

É fundamental averiguar também as experiências anteriores, descobrir os motivos pelo qual aquela pessoa se desligou do último emprego, entrando em contato se possível com o gestor.

Vale ressaltar que alguns condomínios terceirizam esta profissão, o síndico pode pedir a empresa a ficha técnica do colaborador que irá exercer a função de zelador e avaliar se aquele funcionário se enquadra com o perfil do condomínio.

Para saber mais da terceirização de serviços em condomínio, o nosso blog produziu um artigo referente a este tema, vale a pena acessar!

Gostou deste artigo? Diga-nos o que achou entrando em contato conosco.

Compartilhe também através das mídias sociais Facebook e Linkedin, ajude outras pessoas a conhecerem este assunto.

E se possui problemas com infiltrações, agende já uma vistoria gratuita conosco.

O Manual Prático e Definitivo do Síndico

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!