Em tempos de crises, a frase ter jogo de cintura nunca foi tão apropriada como nos dias de hoje.
A pandemia mundial do coronavírus mexeu profundamente com a vida de todos e mexeu completamente com a rotina de todos.
E como ficam os condomínios?
Em meio a gestão condominial, é preciso ter resiliência e criatividade diante de inúmeras situações que surgem.
Criatividade nos auxilia a encontrar novas formas de executar uma tarefa e captar referências em lugares que não passamos achar.
Resiliência nos ajuda a manter o foco na busca por uma solução. A resiliência é o ponto forte para não deixar o pânico tomar conta.
Nos tempos de pandemia, é essencial que os condôminos entendam que um bom funcionamento do condomínio é fundamental para a saúde de todos. Com o aumento do número de casos de COVID, estamos cada vez mais reclusos em nossos lares, nos protegendo do risco de contágio, mesmo assim precisamos de toda a infraestrutura garantida para manter o conforto. Por isso, é importante a colaboração de todos.
Com tudo isso, algumas preocupações vêm à tona:
- Autônomos e empreendedores foram afetados financeiramente, assim como alguns tiveram uma redução brusca no salário. Com isso, o número de inadimplentes tende a aumentar.
Em relação a taxa condominial é importante que seja mantida em dia. Quedas de arrecadação podem levar virar uma verdadeira bola de neve que acaba comprometendo todo o funcionamento do condomínio e consequentemente o lar de cada morador.
Comunicação com os condôminos: Conscientize sobre a importância da taxa condominial, até porque o pagamento é fundamental não só para a finanças do condomínio, como para o funcionamento adequado de tudo. Importante destacar que o valor arrecadado, é para pagar o salário dos porteiros, zeladores e demais funcionários. Além da manutenção e instalações do condomínio.
E como fazer isso? Envie uma circular por e-mail, mensagem de texto, mural na área de circulação.
Converse com o inadimplente
Muitas pessoas foram afetadas financeiramente com a pandemia. Mas você não pode deixar de cobrar taxas condominiais, juros e multas.
O segredo é ter um bom diálogo com os inadimplentes e procurar entendê-los para chegar a algum acordo. Cada caso, é um caso.
Plataformas e formas para ter uma comunicação condominial efetiva
Facebook e WhatsApp: Traz praticidade para comunicação diária. Use para comunicações rápidas, avisos importantes, lembretes de reuniões e assembleia. Uma das formas que pode ser utilizada é criar um grupo para cada bloco, ou, permitir que apenas os administradores mandem mensagem, assim, não vira bagunça.
Para essa estratégia de grupo fechado, é necessário que você abra de tempos em tempos para possíveis dúvidas (de preferência após mandar o comunicado) e aproveite para pegar feedbacks referente a melhorias no local e sobre a comunicação.
E-mail: Use para comunicações mais densas como regras de convivência, ausência de prestadores de serviço. Para ser bastante eficiente, você precisa estar com a base de e-mails sempre atualizadas e o morador precisa ser informado anteriormente que essa é uma comunicação utilizada pelo condomínio.
Mural de avisos: Use para colocar circulares urgentes e tratar questões importantes. É uma forma que exige que esteja sempre atualizado para atrair atenção do leitor, afinal, ninguém quer ver um mural com circulares extremamente antigas.
Negocie a dívida
Proponha, o parcelamento do pagamento. Fala um acordo para os juros começarem a serem pagos no ano seguinte.
Use sua criatividade para garantir a entrada de dinheiro para o caixa do condomínio.
É importante que você não fique preso aos inadimplentes , reduzir gastos condominiais é uma forma de diminuir a taxa de condomínio e assim sofrer com a inadimplência.
Avalie a horas extras dos funcionários
Se o momento é contenção de despesas, avalie bem a necessidade de hora extra. Se o porteiro ou zelador faz muita hora extra para atender o condomínio, estude a contratação de um folguista. Que sai mais em conta.
Renegocie contrato de prestação de serviços
Outra atitude que você pode tomar no lado operacional do condomínio é tentar novas condições para prestação de serviço.
Todas as partes estão cientes de quem precisam fazer concessões temporárias. Portanto, negocie uma redução de valores ou diminuição do turno de trabalho que reflita em uma economia mais substancial sem ter abrir mão dos serviços.
Poupe energia elétrica
Avalie possíveis gastos de energia elétrica. Programação de elevadores e instalações de sensores de presença são medidas importantes a serem adotadas.
Se há muitas lâmpadas no jardim ou áreas comuns, estude diminuir a quantidade ou período em que elas ficam ligadas.
Economize água
Verifique vazamentos e possibilidade de reaproveitar a água da chuva para limpeza do pátio ou jardim.
Aquecedores: A forma mais econômica para aquecimento da água é quando ocorre diretamente nas saídas (torneiras e chuveiros), em vez de se utilizar um aparelho central. Isso ocorre, a cada vez que vai usar água quente, o morador precisa esperar que toda a água fria saia do encanamento. Isso gera um gasto desnecessário.
Redutores de vazão: Instalados em chuveiros e torneiras geram uma boa economia de água.
Esses aparelhos podem ser sofisticados, como as torneiras automáticas ou com leitores fotoelétricos, ou simples, como redes de ferro que direcionam a água. Os gastos têm retorno garantido, uma vez que a economia começa logo que são instalados.
Gestão responsável e participativa
Estimule em seu condomínio a gestão participativa. Os condôminos podem fazer parte do cotidiano da gestão sugerindo ideias interessantes e alternativas inteligentes para a gestão do orçamento do condomínio. Os moradores sendo motivados a participar, todos se sentirão motivados a economizar.
Promova a solidariedade entre vizinhos. A exemplo de um condomínio no Rio de Janeiro, onde moradores se uniram para driblar a crise, anunciam produtos e serviços e ajudar financeiramente. Acompanhe a matéria completa aqui.
Revise a contabilidade do condomínio
Quando o condomínio passa por um algum tempo de estabilidade e constância nos ganhos e custos, é normal que quem administre deixe de fazer algumas análises mais detalhadas sobre o dinheiro que entra e sai.
Lembre-se : O melhor é sempre manter o diálogo com o morador de forma clara e transparente. E aos poucos tudo voltará a normalidade.