Saiba como evitar umidade em sua residência irá evitar diversos outros problemas futuros!
Hoje, a pedido de um cliente que prestamos serviços semana passada, o Blog Dan traz para você um artigo que terá como proposta salvar a vida de muitos brasileiros (em especial os marujos de primeira viagem que recém-saíram da casa dos pais). O assunto? Como prevenir-se da umidade em casa!
Há diversos benefícios quando se vive em um país tropical, mas ter que ficar descascando tinta de parede e repintando toda vez que o mofo ataca não é um deles. Por isso a prevenção é tão importante, ninguém quer ter que passar o verão correndo atrás de água sanitária e tinta ao invés de estar na praia relaxando.
Neste artigo você irá conhecer um pouquinho mais a respeito dos seguintes temas:
-
Por que a prevenção é a melhor forma de acabar com essa dor de cabeça?
-
Devemos ficar atentos a quais sinais?
-
Quais as melhores formas de prevenção? (também algumas recomendações)
-
Tópico surpresa! (já tá com infiltração e agora?)
Por que se prevenir?
Como falamos anteriormente: o principal motivo para se prevenir é: dor de cabeça. Você até pode economizar um pouquinho na hora de fechar a obra da sua casa, e mudar sem realizar qualquer tipo de impermeabilização… mas, poucos anos depois (muitas vezes meses depois), você terá que gastar duas vezes mais tempo e dinheiro em reforma e conserto do que se tivesse realizado a prevenção necessária, e irá descobrir – da pior forma – como evitar umidade é a melhor forma não ter vários problemas. Vale lembrar: a umidade geralmente aumenta durante o verão, então, você também vai estar se planejando para férias futuras.
Outro ponto importante a se pensar é sobre sua saúde. Morar em locais com bolor ou mofo (duas das principais consequências de um nível elevado de umidade em uma residência) pode ser muito prejudicial para seu corpo, especialmente para seu sistema respiratório, pois alguns organismos produzidos por esses fungos podem causar crises de asma. Podemos também falar sobre o perigo pela quantidade de bactérias transmitidas pelos mofos, que aumentam o risco de infecções principalmente em moradores mais vulneráveis como bebês e idosos.
Como saber quando a umidade está presente?
Bem, se você não tem um termo higrômetro – aparelho que mede a umidade relativa do ar – em casa, acredito que esse tópico será o um dos mais importantes: é preciso estar atento a sinais (alguns mais caros, outros mais escondidinhos) de que a umidade da sua casa está um pouco acima do recomendado para residências.
Um dos sinais é o surgimento de bolhas na parede, sinal clássico de umidade, que aparecem saltados por dentro da pintura. Outro anúncio da umidade, só que esse pouca gente percebe, é a nebulização dos vidros da casa – o famoso “vidro embaçado” – que demonstra uma grande quantidade de água no ar condensada em uma superfície que se encontra dividindo espaços de temperaturas opostas. Agora, para fechar, os dois sinais mais perceptíveis: mofo e paredes úmidas, sim, você conseguirá muitas vezes notar uma quantidade alta de umidade no ar passando um simples papel na parede e vendo se ele fica ou não molhado após o processo.
Afinal, como evitar umidade?
Agora vamos falar sobre você! Para ajudar a entender como evitar umidade em casa será preciso tomar algumas medidas, que podem até parecer um desgaste no meio de tanta obra, mas que irá deixar sua residência bonita e intacta por muito mais tempo. Essas medidas são:
-
Adquira um desumidificador: essa é bem simples mesmo. Ótimo para a utilização em cômodos fechados como sótãos e closet, principalmente durante o verão, com esse aparelho você conseguirá controlar a quantidade de umidade que pretende manter no ar.
-
Abra as janelas!: em países tropicais as grandes chuvas vêm com o verão, mas, para muita gente, a umidade de casa aumenta é no inverno. Isso acontece porque, devido às baixas temperaturas, os moradores acabam fechando as janelas de casa e impedindo-a de arejar. A circulação do ar ajuda a não deixar que a umidade (vinda principalmente da cozinha e banheiro) fique parada nos cômodos, e ainda ajuda a expulsar os fungos que causam bolor.
-
Proteja suas roupas: além dos fungos, armários fechados e úmidos são um ótimo lugar para o surgimento de traças e ácaros (ou seja: se você tiver asma, não pode ter casa com muita umidade de jeito algum!). Por isso, deixa a luz e o ar entrar pelas portas de seu guarda-roupas sempre que possível.
-
Afaste as mobílias: agora falando sobre móveis em geral, tente mantê-los com pelo menos 5 de distância entre eles, e entre eles e paredes. Esse pequeno espaço será o suficiente para ajudar na circulação do ar e prevenir que os terríveis fungos se aloquem nas laterais da mobília; vale lembrar que saber como evitar a umidade evitará atrofiamento dos móveis da sua casa, então, os itens de madeira não irão acabar se desestruturando com o passar do tempo (o que aconteceria caso cuidados não fossem tomados).
-
Proteja as superfícies da casa: na hora de fazer o acabamento de sua residência, opte por tintas impermeáveis, aplique camadas de produtos de impermeabilização no piso e na laje. Essa dica simples vai ajudar a evitar infiltrações em sua casa e manter suas paredes sem manchas e bolhas (como aquelas que falamos no tópico dos “sinais”).
BÔNUS: “Vi este artigo tarde demais e já estou com infiltração! E agora?”
Se você leu o título deste tópico e continuou lendo, provavelmente, você está encrencado. Não é mesmo? Pode ficar tranquilo que o Blog Dan preparou essa parte do texto especialmente para você. Há várias maneiras de lidar com vários diferentes tipos de problemas causados por umidade, desde fungos à infiltração; conheça algumas delas a seguir.
-
Para fungos e mofos: você poderá encontrar em vários sites (e em um livrinho de recomendações da sua avó) que vinagre e uma escova são ótimas ferramentas na hora de tirar mofo da parede, porém, recomendamos que você troque o ingrediente culinário por água sanitária. Não esqueça também de se proteger no processo, use luvas, máscara e uma camiseta velha.
-
Para bolhas no chão: para elas a dica acaba sendo mais simples, pois será necessário descascar a região onde o problema ocorre e depois realizar uma nova pintura, e dessa vez opte por tintas que não deixem a água passar para sua parede. Essas tintas evitam umidade nas superfícies internas da casa e, por isso, evitam o surgimento de mofos e dessas bolhas.
-
Infiltração: em casos de infiltração, recomendamos que entre em contato com um especialista para resolver o caso. Se você reside em condomínio, ou seu problema envolve infiltração em caixas d’água ou laje, recomendamos que você entre em contato com a Dan Solução clicando aqui! Usamos um método mais prático para impermeabilização, chamado “injeção química”, que é mais rápido, útil e tem garantia de até 15 anos.
Vale o alerta: segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a umidade relativa do ar ideal para a vitalidade humana fica entre 50% e 80%, então, recomendamos que não deixe seu desumidificador atuando em situações abaixo desses níveis. Isso pode ser prejudicial para a saúde de todos que residem na casa, e também causar outros problemas devido à falta de umidade na casa (mas isso fica para um outro artigo).
Gostou desse texto? Foi útil? Podemos te ajudar mais um pouquinho: clique aqui e seja redirecionado para um modelo de comunicado sobre economia de água gratuito para você disponibilizar em seu condomínio ou, até mesmo, em sua residência. Ajude o Blog, compartilhe este artigo com todos que você conhecer que precisam saber como evitar umidade em casa!