Patologias existentes na construção civil

Patologias existentes na construção civil

O termo patologia significa doença e dentro da construção civil se refere a, como o concreto é afetado com as chamadas “doenças da edificação”, ou seja, todos os  danos que uma edificação pode sofrer com a exposição ao clima, chuva e sol.  


Um edifício por mais perfeito que tenha sido executado e por mais que todos os materiais utilizados sejam de uma qualidade excelente , uma hora ou outra irá apresentar alguma patologia, logo, esse termo está consolidado no setor de reabilitação e conservação de edificações.


Existem vários tipos de patologias, algumas piores que as outras, todas acabam por danificar a saúde do concreto e podem prejudicar a estrutura. Entenda:


Tipos de patologias mais comuns existentes: 


Fissuras;

Umidade;

Carbonatação;

Trincas;

Infiltrações.


Vamos elaborar e desenvolver o artigo com a finalidade de simplificar o tema, para que mesmo que você leitor(a) não seja um síndico, possa entender sobre o assunto e fique atento caso surjam em seu condomínio. 


Fissuras 

Faz parte da família de trincas e rachaduras. Estado em que um determinado objeto ou parte dele apresenta aberturas finas e alongadas na sua superfície, ou seja, o concreto começa a apresentar fissuras, podendo deixar exposto às vigas de aço presentes na estrutura

Trinca

Estado em que um determinado objeto ou parte dele se apresenta partido, separado em partes. O concreto pode apresentar pequenas trincas como se fossem veias no concreto o partindo.  

Rachadura

Estado em que um determinado objeto ou parte dele apresenta uma abertura de tal tamanho que ocasiona interferências indesejáveis. A rachadura é maior que a trinca, representa muito mais perigo. 

Umidade decorrente de intempéries 

É um tipo de infiltração decorrente da água da chuva que penetra diretamente pela fachada e/ou cobertura do edifício, em consequência de uma impermeabilização deficiente. Esse problema pode ser solucionado por injeção química.

Umidade ascendente por capilaridade 

É aquela que aparece nas áreas inferiores das paredes, que absorvem a água do solo pela fundação, podendo ser permanente por conta do nível do lençol freático que está acima do subsolo. E a manta asfáltica pode estar apresentando problemas. 


Umidade por infiltração 

É aquela causada pela penetração direta da água no interior dos edifícios pelas paredes. É muito frequente esse tipo de umidade em subsolos que se encontram abaixo do nível do lençol freático.

Carbonatação 

A carbonatação do concreto é uma patologia desencadeada a partir de um composto químico comum nas grandes cidades. Através de fissuras no corpo, entra água e reage com os poros existente no concreto armado, degradando a estrutura e formando o ácido carbônico, deixando assim, marcas aparentes na estrutura. 

Infiltração 

Ação de um fluido que percola espaços vazios de um corpo sólido. A infiltração é originada por problemas no telhado, laje ou pela ação do lençol freático, ou, falha da manta asfáltica pode favorecer esse problema. 

Existem alguns tipos de infiltrações que são mais comuns em edifícios, devido a uma série de fatores o clima pode influenciar e as garagens são os pontos principais onde surgem essas patologias, devido a ausência da manta asfáltica no subsolo

Os tipos de infiltrações mais aparentes são: Trincas, junta de dilatação, junta fria e ralos. Sendo elas:


Junta de dilatação - É a parte física da estrutura que permite a movimentação da estrutura sem a transmissão de esforços entre elas. 


Junta fria - Juntas de controle de expansão, ou seja, é muito comum observarmos entre uma viga com a parede e a viga com a laje.


Ralos - Tudo que transpassa a laje é determinado raio, sendo assim, tudo que há uma finalidade de escoamento de água, passagem de gás, gás, esgoto, condutos, para raio, dentre outras coisas. 

Causas das patologias

O concreto é o material de construção mais usado no mundo, então, é comum não ter um certo padrão para realizar algumas técnicas. O crescimento rápido do setor de construção no país, o desenvolvimento de novas técnicas executivas, a falta de padrões técnicos específicos e falhas involuntárias de casos de negligência são observados em estruturas de concreto armado gerando desempenhos abaixo da expectativa.

Patologias são causadas geralmente por má cura do concreto, má desforma das formas pós concretagem, traço do concreto, recalque que uma edificação sofre, é causado através de um lençol freático, enfim, diversos fatores contribuem para uma patologia no concreto, principalmente o tempo de uma edificação. 


Como identificar a patologia de uma maneira correta? Para identificar uma patologia, é necessário um especialista para fazer uma análise e ter a noção de qual tipo de patologia tratar, e quais são as principais causas dela na edificação.


Entenda como tratar uma patologia existente na construção civil

As patologias mais comuns na qual nos deparamos em edificações, são as juntas frias, junta de dilatação, ralos, trincas, rachaduras, fissuras e cortinas. Ambas são provenientes de umidade, muito fácil se deparar com elas em uma garagem, subsolo ou coberturas de um edifício, ou seja, nas áreas comuns deles. 


Quando se trata de patologias pontuais, compensa ser tratado através de injeção química, pois ela irá combater o problema de uma forma que  percorra o caminho inverso da água, ou seja, irá percolar dentro da estrutura, suprindo os vazios causados pelas fissuras, sendo assim, ocupará todos os espaços dentro da estrutura até chegar na manta asfáltica e se assentar na mesma. 

A injeção química tem sido a solução mais eficiente e rápida e já é a solução padrão em muitos lugares do mundo


Vantagens da injeção química 

Para eliminar esse problema de infiltração é necessária a realização da impermeabilização, visando sanar o problema e evitando novas infiltrações e acúmulo de água na estrutura do concreto. O primeiro passo então é a realização de uma inspeção prévia no local, para avaliar os pontos de vazamento e umidade. Um profissional deve realizar uma inspeção e entender qual o tipo de problema que está causando a infiltração.

É importante termos em mente que o objetivo principal é eliminar a causa, e não somente eliminar as infiltrações visíveis. Nesse ponto, aparecerão diversas soluções de vedação, como a realização de obras para a troca da manta, colocação de revestimentos sobre o piso e outras mais modernas, como a aplicação de técnicas de injeção química.


É necessário observarmos diversos pontos, que podem ser essenciais na escolha da melhor solução:


• relação custo x benefício;

• solução definitiva ou paliativa;

• transtornos para os condôminos, como obras e entulhos;

• tempo de realização de serviço;

• existência de condições climáticas para aplicação da solução.


Passo a passo da aplicação da injeção química. O processo de impermeabilização por injeção química é inovador, prático e seguro.


Passo 1 - Detecção dos pontos onde ocorre a infiltração, sendo feita uma vistoria minuciosa, de trincas e fissuras existentes principalmente nas regiões de garagens e lajes da cobertura.


Passo 2 - Detectado os pontos onde existem as falhas na manta, é hora da aplicação do produto, que deve ser inserido através dos bicos injetores, para fazer o percurso contrário da água. Ou seja, na infiltração a água encontra as falhas na manta, descendo até chegar no interior do edifício.


Passo 3
- Feito a aplicação do gel em forma líquida, que em instantes fica em uma forma rígida, impedindo o acesso da água. Espera-se o teste final e definitivo que são as chuvas. Não ocorrendo mais o acesso da água, pronto, resolvido o problema de infiltração.


Dan solução 


A Dan Solução é uma das empresas brasileiras de vanguarda na técnica de injeção química como solução para vazamentos e infiltrações em condomínios. Nossa solução nos permite:


Solucionar infiltrações de forma definitiva e com maior rapidez.

Dar uma garantia muito maior que a troca da manta asfáltica.

Atender nossos clientes sem causar transtornos aos condôminos.

Reduzir os custos, com valores 60% menores que a obra da manta.


Somos a Dan Solução, empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações em garagens e outras estruturas de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios no seu dia a dia. Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se no formulário no alto da página e faça parte de nossa lista.


E se você desejar uma vistoria gratuita, entre em contato conosco.


  




Cadastre-se aqui!

Receba novidades da Dan Solução e do nosso blog assinando a Dan News.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


Dan nas Mídias Sociais

Informações

A Dan Solução tem a solução definitiva para infiltrações em condomínios, com garantia de 15 anos. Impermeabilização, sem a troca da manta asfáltica e obras desnecessárias, é com a Dan Solução.

Tags