5 dicas na hora de contratar um zelador

5 dicas na hora de contratar um zelador

Contratar um zelador para ajudar no gerenciador das áreas comuns e técnicas de um condomínio nem sempre é uma tarefa fácil. Como o próprio nome já nos diz, o zelador é o profissional responsável por zelar pelas áreas comuns, moradores e pelo funcionamento de condomínios residenciais e empresariais.

Podendo ser contratados de três principais formas: funcionários próprios do condomínio, terceirizados ou, o menos recomendado, contratados por meio de uma cooperativa.

Grande parte dos condomínios mantém uma cultura de contratação pelo “financeiro”, esquecendo-se que seus funcionários – principalmente quando falamos a respeito de zeladores – terão como função facilitar o dia a dia dos síndicos e zelar pelo bem dos moradores. Logo, um funcionário de confiança provavelmente será mais útil e custará menos ao condomínio e ao síndico do que um com o salário menor.

Por isso o Blog da Dan trouxe este artigo: para tentar ajudar você – síndico ou administrador – na hora de realizar a contratação de um zelador.

Aqui você encontrará informações a respeito dos seguintes pontos:

  • Quais as atribuições de um zelador
  • Características de um bom zelador (a se avaliar durante a entrevista)
  • Burocracia contratual
  • Salários
  • Caso você prefira terceirizar

Quais as funções de um zelador?

As competências legais atribuídas ao funcionário varia de região para região. Em São Paulo, por exemplo, a convenção sindicalista indica que o zelador deverá ser (salvo disposição em contrário no contrato individual de trabalho) quem faz o contato direto com a administração do condomínio, age como pessoa de confiança do síndico ou da administradora, transmite ordens vindas da administração do condomínio e fiscaliza seu cumprimento, zela pelas áreas de uso comum do edifício, instalações elétricas, hidráulicas e pelo sossego e observância da disciplina no condomínio.

Vale ressaltar que essas atribuições são as validadas pelos sindicatos de classe da região de São Paulo, e possivelmente sofrerá mudanças de acordo com a cidade e estado em que seu condomínio está localizado. Como veremos mais à frente, inclusive o piso salarial varia muito de cidade em cidade, chegando a variar mais de R$400 entre duas regiões do mesmo estado.

Os pontos fortes para contratar um zelador bom

Assim como funciona na contratação de qualquer funcionário, para zeladores também há uma lista de pequenos pontos que podemos avaliar durante a entrevista para conhecermos melhor o perfil profissional do mesmo.

O profissional deve ser proativo e disposto a sempre procurar problemas e verificar todos os detalhes. Como ficará encarregado de vistoriar a casa de força, motores, circuitos hidráulicos e elétricos etc., o zelador deverá ser uma pessoa detalhista e organizada.

Pergunte se ele mantém algum tipo de planilha de acompanhamento, quais técnicas aplicaria para, ao final do dia, repassar a você os status referentes aos problemas e complicações que possam vir a acontecer.

Ele deve ser um exemplo de postura e comprometido com o trabalho e zelo para com os condôminos. Não podemos esquecer que os moradores são o ativo mais importante do condomínio, e que devem se sentir confortáveis e confiantes em relação ao funcionário que chefiará “seu quintal”. Para este ponto, pergunte sobre hobbies, família, e como é a relação dele com o círculo social ao seu redor.

Vale lembrarmos: atualmente, devido à facilidade de ingresso em cursos técnicos e profissionalizantes por meio de programas de incentivo governamentais, bolsas e processos seletivos em ETECs e FATECs, já é comum o filtro de candidatos com base na quantidade de cursos contidos em seu currículo.

Técnicos no ramo da administração e profissionalizantes em elétrica e outras áreas aplicáveis ao dia a dia de um condomínio são os mais procurados entre síndicos contratando. Não podendo esquecer que se, após a contratação, o condomínio continuar fornecendo cursos profissionalizantes aos seus profissionais, terá gente cada vez mais qualificada e preparada para a gestão de suas áreas comuns não precisando novamente contratar um zelador em um espaço pequeno de tempo.

Necessidades no momento da contratação de um zelador

Existem algumas exigências legais na hora de contratar funcionários, que devemos seguir para assegurarmos os direitos trabalhistas do zelador. De acordo com as Leis vigentes no Brasil em agosto de 2019, podemos listar algumas dessas exigências para contratar um zelador, como:

  • O condomínio estar matriculado no INSS e inscrito no CNPJ;

  • Cadastro dos funcionários por intermédio da GFIP (FGTS);

  • Cadastrar funcionários (quando já não o estão cadastrados) no sistema PIS/PASEP;

  • Inscrever os dados de contratação no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);

  • Descontar da folha de pagamento de seus funcionários a contribuição sindical, de acordo com o Guia de Recolhimento da Contribuição Sindical (GRCS);

  • Emitir a declaração DIRF com a periodicidade requisitada pelos órgãos governamentais.

Salários de mercado para zelador

zelador faz tudo

Segundo o site Dissídio, a média salarial de um funcionário dessa função – no Estado de São Paulo – é de R$1.794,92, com um piso salarial iniciado na quantia de R$1.707,07. Esses valores foram obtidos a partir de uma amostragem de 8096 profissionais, e a jornada oferecida para a maior parte desses funcionários era a de 44 horas semanais.

Por outro lado, a cidade de São Paulo já tem um salário médio de R$2.133,03 para os cargos de zelador, com um piso salarial chegando próximo à casa dos R$2.030,00.

Desses dados podemos tirar algumas simples conclusões, como por exemplo: quanto maior o centro urbano, maior a aplicação monetária que deverá ser feita em um profissional; e devido à proximidade aos sindicatos da classe, como o Sindifícios, mais fácil é do profissional estar atento aos seus direitos e possibilidades.

O contratar um zelador terceirizado é uma opção

Assim como acontece na maior parte das profissões aplicadas a condomínios, existe a possibilidade de se contratar um zelador por meio de empresas terceirizadas.

Entre as principais vantagens podemos ressaltar a disponibilização de pessoal pela empresa no caso de eventuais faltas ou demissões; essa responsabilidade de recontratação se desvincula do síndico/administradora e passa para a empresa contratada.

Porém, durante a contratação de uma terceirizada podem surgir outras complicações como o controle de pessoal, a falta da segurança e confiança de ter-se um funcionário fixo, e possíveis problemas idoneidade da empresa.

Não podemos esquecer que um funcionário fixo acaba tendo funções atribuídas maiores pela proximidade aos temas, e também a confiança do síndico, que o terá como seu braço direito em todas as funções práticas. Como comentamos anteriormente: um zelador contratado pode, inclusive, ajudar o síndico na geração de escalas de folgas e férias dos outros funcionários do condomínio, por ter um contato mais próximo e ser – em parte – responsável pela administração deles.

Esse artigo te ajudou? Temos certeza que contratar um zelador será mais fácil para você agora com os pontos mencionados acima. Não se esqueça de realizar sua inscrição no Dan News, nosso programa de newsletter, para receber semanalmente conteúdos sobre gestão, direito e finanças para condomínio direto na sua caixa de e-mails!


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