Como aproveitar o melhor da tecnologia em condomínios

Como aproveitar o melhor da tecnologia em condomínios

Você já parou para pensar em como os dispositivos tecnológicos simplificam e trazem mais conforto para sua vida de todos? A 10 anos atrás não imaginávamos com avanço tecnológico que iria ocorrer em todos os setores, os condomínios não ficaram para trás. 


Todos os dias, diversos aparelhos tecnológicos facilitam nossas vidas, hoje em dia os celulares tornaram a comunicação instantânea, falamos com 4 pessoas ao mesmo tempo e resolvemos diversos assuntos, tudo no mundo está evoluindo e os condomínios estão acompanhando essa evolução de diversas formas.


Tanto na gestão organizacional e financeira, a segurança  predial é outra diversos aplicativos e sistemas hoje facilitam a vida do síndico e dos condôminos. Ainda existem muitos outros exemplos, especialmente quando pensamos em tecnologia em condomínios.


Há alguns anos o elevador era a maior novidade “tecnológica” nos prédios e condomínios, hoje em dia são indispensáveis para a locomoção através dos andares, e com o tempo o circuito interno de Tv ligado às câmeras se tornaram algo fundamental para assegurar a segurança de todos


Todas as inovações tecnológicas que já foram tendências, hoje são indispensáveis para a população, tudo que é inovação acaba sendo absorvido e integrado ao estilo de vida de todos, e a tecnológica não para de dar o próximo passo.  


Algumas inovações vêm para diminuir o desperdício de tempo e permitir a economia. O que muitos síndicos buscam é a otimização das tarefas e o baixo custo para que o orçamento financeiro fique sempre no verde e a gestão flua como uma engrenagem perfeita. 


Vamos entender descobrir o que há de mais novo no mercado para facilitar a vida de todos no condomínio. A tecnologia pode ser uma forte aliada na na hora de promover segurança e uma qualidade de vida significativa para o condomínio e  moradores.  


Chaves biométricas

O momento mais crítico da segurança em condomínios fechados está na entrada e saída de pessoas e automóveis. Portanto, os três primeiros itens da nossa lista de inovações tecnológicas se concentram na segurança que é o principal quando pensamos em condomínio. 


Você provavelmente já viu as chaves biométricas sendo utilizadas em filmes, principalmente os futuristas. Mas agora elas estão conquistando o mundo e estão fazendo a diferença, facilitando a vida dos moradores. 


As chaves biométricas usam pequenos scanners que fazem a leitura das impressões digitais, permitindo a entrada de pessoas autorizadas. Elas podem ser usadas não apenas na portaria, mas também na própria residência, garantindo que no seu domínio entre apenas quem você autoriza

Identificação de veículos 

Hoje em dia, existem diferentes tecnologias para facilitar e melhorar o serviço da guarita ou portarias que podem ser operados de forma remota. Um dos sistema é o que usa sensores parecidos com os de pedágios: um leitor identifica a “tag” no para-brisa e abre a cancela.


Outra possibilidade é o controle pela identificação da placa do automóvel. Ou, ainda, como já é comum em estacionamentos de prédios e shopping centers, o uso de cartão de proximidade, que apresenta um certo risco se furtado ou perdido.


Essa fiscalização, dependendo do nível de segurança do condomínio, pode ser feita em mais de uma etapa, visando garantir um controle ainda mais preciso sobre quem entra onde você mora. Segurança hoje em dia é investimento e traz economia no futuro

Monitoramento remoto 

Uma Portaria Remota com um circuito de câmeras de vigilância e o sistema de voz do condomínio, por exemplo, devem estar integrados ao software. Dessa forma, o repasse das informações passa a ser realizado em tempo real e as imagens e dados dos acessos ficam armazenados na plataforma e disponíveis aos moradores e síndicos, caso necessário. 


As câmeras são instaladas em diversos ângulos com sistema de reconhecimento biométrico para o acesso dos moradores e reconhecimento facial para todos os outros visitantes. O controle é feito por profissionais que monitoram de forma remota a portaria, todo esse sistema disponibiliza diversos dados para análise sobre o condomínio.  

Reaproveitamento

Todos sabemos a importância da preservação do meio ambiente e de ser sustentável em casas e nos condomínios. A água é um recurso precioso e que merece a nossa atenção e cuidado, em contrapartida também precisamos reciclar o lixo produzido pelo condomínio de uma maneira que todo o descarte não afete o meio ambiente.


Hoje em dia, é possível investir em sistemas de reaproveitamento da água da chuva para fazer a limpeza das áreas comuns ou mesmo cuidar da horta e do pomar, também pode ser realizada a coleta seletiva e o lixo ser destinado ao local certo.


Essas estruturas costumam ser uma boa forma de promover um melhor escoamento da água, já que são criados caminhos rápidos e eficazes das precipitações na cisterna, passando por um filtro que vai remover partículas e impurezas que podem comprometer a potabilidade.


E o lixo recolhido oferece diversos benefícios não só para o condomínio como também para toda a sociedade em um conjunto

Gestão digital

Ao optar por uma tecnologia para facilitar a comunicação entre síndico e moradores, é possível garantir, além da segurança das informações, a certeza de que os tópicos levantados terão o devido encaminhamento.


Hoje, o mercado já dispõe de sistemas e aplicativos desenvolvidos especialmente para gestão de condomínios. Nesse tipo de sistema é possível registrar ocorrências e agilizar determinadas rotinas administrativas do prédio, como a emissão de segunda via da taxa de condomínio, o agendamento do uso do salão de festas e até mesmo o registro de controle de segurança na portaria.


As funcionalidades desses sistemas específicos vão além dos aplicativos utilizados apenas para comunicação, como no WhatsApp ou a partir da criação de grupos no Facebook, e se tornam mais confiáveis para os síndicos, especialmente a longo prazo


No sistema, tanto o síndico e quanto os moradores podem acessar os dados, cada um com o perfil de usuário específico, para acompanhar o que está acontecendo. Também é possível usar esses programas para promover uma gestão mais transparente, com o envio de documentos, sem a necessidade de ficar pedindo para o síndico (ou imprimir a papelada, gastando material sem necessidade). Isso facilita o contato e diminui o estresse com resultado das contas ou o descontrole na administração.



Cadastre-se aqui!

Receba novidades da Dan Solução e do nosso blog assinando a Dan News.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.


Dan nas Mídias Sociais

Informações

A Dan Solução tem a solução definitiva para infiltrações em condomínios, com garantia de 15 anos. Impermeabilização, sem a troca da manta asfáltica e obras desnecessárias, é com a Dan Solução.

Tags