Home office em época de Pandemia
Nos últimos tempos – principalmente nas grandes capitais – a pandemia fez com que o home office ganhasse força na rotina de profissionais que só necessitam de um computador e uma conexão de internet para trabalhar.
Tem se tornado cada vez mais comum pessoas trabalharem de casa um ou mais dias por semana.
Se adaptando à nova realidade
Com ou sem estrutura, todos deram um jeitinho de se adaptar à nova realidade. Cada apartamento tem uma rotina diferente do outro. Enquanto um morador precisa trabalhar em home office, o que requer silêncio, outro morador tem crianças dentro de casa e que não podem descer para brincar no play.
“Queremos que esse condômino trabalhe de home office e pague a cota condominial. É atividade dita como lícita dentro da nova normalidade que está se instalando. A COVID-19 só acelerou uma situação que já vinha acontecendo, assim como acelerou nos pais zelar melhor pelo comportamento dos filhos”, alfineta.
Convivência entre vizinhos exige maior tolerância por parte de todos
Devido à pandemia e ao isolamento social, algumas pessoas ficaram muito abaladas psicologicamente, eufóricas e tudo é motivo para conflito, com o agravante de uma comunicação precária.
Alguns tipos de ruídos oriundos de ações cotidianas serão comuns e certamente vão ocorrer neste período:
- crianças brincando
- pessoas fazendo atividade física
- barulho de um reparo emergencial ou uma reforma em andamento
- som alto etc
O importante é ter bom senso para entender o que fugirá do normal e do aceitável.
O síndico deve tentar mediar e conciliar esses conflitos, sempre junto com o conselho, e ir tratando caso a caso.
Mas, vale ressaltar também que haverá aquelas pessoas que não admitem cumprir normas e que não respeitarão o espaço do próximo. A melhor saída para solucionar possíveis conflitos é a comunicação.
Há um limite do home office em condomínios?
Vale aquela lição: O direito de um termina quando começa o do próximo.
Um ponto delicado e que queremos abordar, é o condômino alterar a finalidade da unidade. Caso esta seja residencial, o dono do imóvel não pode usá-la unicamente para fins comerciais. Pois, utilizar a área privativa de maneira comercial é proibido por lei.
Afinal, há jeitos e jeitos de se manter um escritório em casa sem incomodar a vizinhança.
Como agir em casos de abuso de condôminos que trabalham em home office?
Nos casos em que o profissional que trabalha em home office começar a incomodar os demais, seja com excesso de visitas ou barulho, ou ainda a sobrecarregar os funcionários do condômino, o síndico deve, no primeiro momento, conversar com o morador
Expor a situação, que anda incomodando os vizinhos, e procure estudar bem a solução do problema. Pode ser que a pessoa não queira acomodar sua empresa em outro local. Para tanto, deve se adequar às regras do local.
Como ressaltamos no texto em questão, o condomínio residencial não pode ser utilizado para fins comerciais. Por isso, o síndico tem a lei ao seu lado, e caso o condômino continue a incomodar seus pares com a sua atividade comercial, ele pode, depois de conversar, advertir e multar, entrar com ação judicial para que cesse a atividade.
O regulamento interno deve prever os tipos de atividades permitidas no condomínio.
O que é permitido hoje no home office em condomínios residenciais
- Exercer atividades que não demandem excesso de visitas, entregas ou correspondência como contador, jornalista, webdesigner, consultores, etc
- Atividades que não demandem além do usual do consumo de água, luz, gás, etc
- Receber visitas, ou clientes, desde que os mesmos não circulem pelas áreas comuns do condomínio – apenas para entrar e sair
- Enfim, é permitido trabalhar no condomínio, desde que o ofício não incomode os demais
O que não é permitido hoje no home office em condomínios residenciais
- Funções que gerem grande e permanente fluxo de pessoas, como uma clínica de estética, comércio em geral, creches, pet shops, etc.
- Visitas, ou clientes, que fiquem circulando pelas áreas comuns do condomínio
- Uso do hall como sala de espera
- Uso das áreas comuns do condomínio como sendo particulares, seja para usar como escritório ou para efetuar vendas
- Atividades que envolvam produtos tóxicos, odores fortes, ou que façam muito barulho
- Atividades que demandam elevado consumo de água ou energia
- Dependendo do bairro, e do condomínio, o registro do endereço da empresa não pode ser o mesmo da unidade residencial
Orientações de home office específicas para o período da pandemia
CONTROLE DE ACESSO: deve ser realizado em qualquer hipótese, mesmo não sendo um período de pandemia. Somente é importante que a forma de se fazer o cadastro seja adaptada e, caso seja feito o uso de papel, que somente o porteiro tenha acesso para evitar contaminação. Todo o cadastro poderá ser feito por e-mail, whatsapp ou até mesmo pelo interfone.
LIMITE DE VISITAS ou impedimento de visitas pode ser necessário em caso de sistema de lockdown.
ENTREGA DE PRODUTOS: se uma pessoa trabalha em home office com entregas de seus produtos, não é o ideal repassar essa função para o porteiro. Neste caso, a pessoa deve descer para entregar. É importante entender as funções do porteiro e respeitá-las.
Gostou do artigo? Não deixe de acompanhar nossas matérias semanalmente.
Procurando por especialistas em infiltração em São Paulo?
Aqui na Dan Solução, desenvolvemos padrões operacionais para executar o mais rápido possível qualquer problema de infiltração. Por esses motivos que a nossa empresa está no mercado há 12 anos e o grande número de obras entregues mostra nível de confiança adquirido por mérito ao decorrer desse tempo. Veja aqui os depoimentos dos nossos clientes!
Caso queira resolver o problema de infiltração no seu condomínio hoje, solicite uma vistoria gratuita sem compromisso clicando aqui.
Precisando de mais dicas sobre gestão condominial?
Conheça o nosso artigo sobre como fazer uma boa previsão orçamentária, sobre organização de finanças do condomínio, nossos materiais de checklist de manutenção predial e confira as nossas dicas de controle financeiro para condomínio. Aproveite e se cadastre agora em nossa Newsletter e não perca os artigos exclusivos da Dan A Solução em Infiltração, prometemos não enviar SPAM. Saiba mais sobre nossa política de privacidade, clicando aqui.