Aprenda as melhores formas de comunicação em condomínio

 

Aprenda as melhores formas de comunicação em condomínio

 

A comunicação é imprescindível para a vida humana, principalmente em organizações, que têm um alto número de circulação de pessoas, como empresas, condomínios e demais ambientes.

 

Tratando de condomínio, é um enorme desafio para o síndico em obter uma comunicação eficaz e discernir quais as melhores formas de comunicação a serem utilizadas, aquelas que terão um maior alcance e que os moradores possam receber sempre a mensagem de modo claro e objetivo.

 

Existem diversas formas de comunicação, aquelas mais tradicionais e conhecidas em condomínios e o advento das novas ferramentas tecnológicas para disseminar as informações e facilitar para o comunicador o envio das mensagens importantes.

 

Neste artigo iremos ver as principais formas de comunicação divididas nos seguintes tópicos:

 

  • 3 ferramentas convencionais de comunicação

  • 3 ferramentas tecnológicas

  • Comunicação para deficientes auditivos e visuais

 

Para acontecer uma comunicação é necessário um emissor, uma mensagem e um receptor, com este sistema permite a troca de informações entre condôminos, funcionários e comunicador, divulgando assim os assuntos de interesse comum.

 

“A transmissão das informações em condomínios de forma clara e objetiva facilita a vida de todos os usuários, possibilitando o acesso às mensagens importantes de interesse comum, favorecendo para uma gestão eficaz do administrador predial.”

 

3 ferramentas convencionais de comunicação

 

Alinhar a comunicação de um condomínio pode ser um dos processos mais difíceis que o síndico ou o responsável pela difusão da mensagem tem, pois trata-se de um ambiente repleto de pessoas, com diferentes perfis e com rotina variáveis.

 

Por isso, o comunicador deve conhecer quais ferramentas que serão mais eficazes para disseminar as informações para todo o condomínio, de forma a otimizar o tempo, e fazer com que todos tenham acesso às mensagens comuns.

 

Vamos apresentar agora 3 ferramentas convencionais que são muito eficientes na comunicação condominial:

 

Assembleias e reuniões – Estes são os meios de comunicação mais tradicionais em condomínios, tratando de assembleias, é uma reunião formal, que é feita através de convocação por escrito, assinada pelo síndico ou 1/4 dos condôminos, sendo enviada a todos os moradores conforme o documento de convenção.

 

Assembleias são essenciais para discutir e desenrolar assuntos fundamentais em condomínios, com a participação dos condôminos e síndico em vista de melhorias para todos. Fonte da imagem: pixabay.com

 

Tem o objetivo de debater e resolver assuntos importantes de interesses comuns, tomando decisões para o condomínio, dependendo da pauta que foi levada pelo síndico ou moradores.

 

As reuniões fazem um papel similar ao da assembleia, porém sem valor jurídico, sendo somente a união entre os membros do condomínio, para definirem determinado ponto, assuntos práticos do dia a dia do prédio, permitindo aos usuários sugerir, questionar e ficar por dentro dos principais casos.

 

Para conhecer mais sobre reuniões e assembleias, basta clicar aqui!

 

Mural de aviso – Quando pensamos em comunicação condominial chega a assustar devido a quantidade de pessoas que tem um edifício, a quantidade de informações que devem ser emitidas, quais das muitas ferramentas utilizar, terá um custo alto ou se demandará muito tempo do comunicador.

 

Mas, as mensagens prediais podem ser transmitidas de maneira simples, com pouco investimento e rapidamente. Um mural de aviso bem localizado, com informativos objetivos e bem legíveis é um caminho eficaz e prático para a uma boa comunicação em condomínios.

 

Quer saber mais como utilizar esta ferramenta? O portal Síndiconet produziu um artigo completo referente a quadro de avisos e sua importância nos condomínios.

 

Comunicados impressos – Este método tradicional e muito conhecido em condomínios, é ainda muito eficaz, pois divulga internamente, entre os usuários do prédio, comunicados de interesse comum.

 

É essencial que nestes impressos constem informações relevantes, e estejam espalhados por áreas de alta circulação de pessoas, como por exemplo:

 

  • Elevadores

  • Escadas

  • Portaria

  • Mural de avisos

  • Entre outras áreas comuns

 

Saiba mais como elaborar comunicados para os moradores, em um material produzido pelo portal Predial, vale a pena conferir!

 

3 ferramentas tecnológicas

 

A tecnologia veio para ficar, e por isso, é essencial utilizar-se dela de maneira a agregar mais valor. E quando o assunto é comunicação em condomínio, existem ferramentas que podem auxiliar o síndico e ou comunicador na propagação das mensagens.

 

Vamos apresentar agora 3 ferramentas tecnológicas que ajudaram na difusão das informações para os moradores e funcionários do prédio.

 

WhatsApp – O número de pessoas que utilizam o aplicativo de comunicação WhatsApp, cresce a cada dia, é o que nos diz uma reportagem do G1, onde a empresa no ano passado alcançou a marca de 1 bilhão de usuários ativos.

 

A ferramenta WhatsApp é uma excelente forma de se comunicar com os moradores do condomínio, de forma prática, ágil e objetiva. Fonte da imagem: pixabay.com

 

Não precisa de muita pesquisa para perceber que as pessoas estão utilizando cada vez mais esta ferramenta, por isso é uma ótima forma de difundir informações, montando grupos, rede de transmissão e até mesmo mensagens no individual dos condôminos, informando dos principais assuntos.

 

Facebook – Esta rede social, pode ser um excelente meio por onde transmitir as mensagens ao público do condomínio, criando uma página do edifício, ou até mesmo um grupo com os moradores e funcionários, criando assim, um importante canal de comunicação.

 

E-mail – Esta ferramenta tão popular e eficiente, é uma ótima forma de divulgar uma informação de um jeito seguro, prático e formal. A mensagem que é enviada por e-mail permanece na caixa de entrada e fica registrado quem enviou e quem recebeu.

 

Quanto às formas de comunicação, é essencial o síndico ou responsável pela comunicação oficializar entre as muitas ferramentas, para criar um padrão de postagem, e melhor entendimento dos moradores.

 

Continue lendo este texto e saiba como estabelecer uma comunicação para deficientes auditivos e visuais.

 

Comunicação para deficientes auditivos e visuais

 

A comunicação condominial é desafiadora, principalmente quando o edifício possui deficientes auditivos e visuais, que necessitam de uma linguagem diferente dos demais usuários do prédio, por isso o comunicador, deve estar ciente e buscar as metodologias corretas para transmitir a mensagem a este público.

 

Deficiente auditivo – A preocupação com todos os condôminos é essencial, principalmente para aqueles que possuem alguma deficiência física, e necessitam de um tipo especial no tratamento e nos acessos comuns.

 

No caso do deficiente auditivo, é fundamental o condomínio está bem sinalizado, com placas indicativas e de avisos, além das outras ferramentas indicadas acima, para um acesso facilitado das mensagens importantes.

 

Deficiente visual – A inclusão social é fundamental, por isso o síndico tem que garantir o direito de informação da pessoa com deficiência visual, utilizando das melhores ferramentas, como um telefonema, mensagem em braile ou até mesmo o contato pessoalmente.

 

O piso tátil é o auxílio para locomoção dos deficientes visuais, uma comunicação diferente das convencionais, mas fundamental e necessária. Fonte da imagem: pixabay.com

 

O portal ADVCOMM produziu um material completo referente a comunicação com deficientes visuais, apresentando um projeto de sinalização para condomínios.

 

Vale ressaltar também, que o condomínio deve implantar um sistema de sinalização para garantir a acessibilidade, utilizando sobretudo dos seguintes elementos:

 

  • Pisos táteis

  • Mapas táteis

  • Placas de sinalização

 

Quer saber mais sobre acessibilidade em condomínios? Confira um artigo completo produzido pela nossa equipe, onde abordamos amplamente a inclusão social nos edifícios, acesse!

 

Conclusão

 

Para uma comunicação eficaz, é essencial escolher as melhores ferramentas, onde o seu público estará presente, ou seja, os moradores e funcionários, tornando-a oficial, permitindo que todos os condôminos tenham acesso aos assuntos pertinentes ao prédio.

 

Os usuários bem informados e que interagem constantemente, faz com que o condomínio consequentemente tome melhores decisões, cria-se um ambiente amistoso, trazendo benefícios para todos.

 

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