climas que influenciam tipos de infiltracao dan solucao blog

Climas que influenciam nos tipos de infiltração

Você já parou para pensar o que causa tipos de infiltração em estruturas de concreto que surgem de maneira relativamente rápida e ficam tão evidente, principalmente em condomínios?

Vamos entender como o clima pode influenciar o surgimento desses tipos de infiltração, mais conhecidos como patologias do concreto, apresentado a solução e o raciocínio logico para entender sua origem.

Ação da temperatura e da umidade no concreto contribuem para tipos de infiltração?

A resposta é sim, as duas ações podem acarretar algumas manifestações patológicas, tudo isso partindo do princípio que todo processo construtivo de uma edificação segue uma linha tênue de planejamento e mão de obra.

Durante tais processos, podem ocorrer falhas ou descuidos dos mais variados tipos, que acabam por gerar vícios e
problemas construtivos do planejamento previamente desenvolvido.

Os tipos de infiltração, também conhecido como patologias das construções, podem ser entendidas como o ramo da engenharia que estuda os sintomas, causas e origens dos vícios construtivos que ocorrem na construção de edificações. A partir do estudo das fontes dos vícios, é possível de se evitar que a ocorrência de problemas patológicos se torne algo comum nas edificações modernas.

As causas de ocorrência dos fenômenos patológicos podem ser as mais diversas, desde o envelhecimento natural,
acidentes, irresponsabilidade de profissionais e usuários que optam pela utilização de materiais fora das especificações ou não realizam a manutenção correta da estrutura, muitas vezes por razões econômicas.

A qualidade do concreto, seja no estado fresco ou endurecido, é fortemente impactada pelas condições
ambientais, em especial a temperatura, a umidade relativa do ar e a velocidade do vento. A falta de controle dessas variáveis pode ser a causa de uma série de problemas.

Entenda como duas condições extremas são capazes de comprometer a qualidade do concreto

Temperaturas muito baixas podem provocar o congelamento da mistura, enquanto o calor extremo e/ou a baixa umidade do ar levam à perda rápida da água de amassamento e de cura, provocando fissuras.

Variações tornam importante dispor de um traço robusto, capaz de acomodar distintas condições. Isso pode ser feito com a inclusão de componentes como os estabilizadores de hidratação de pega e o uso de cimentos com moderado calor de hidratação.

Nos canteiros brasileiros, fissuras e patologias provocadas por questões ambientais geralmente são motivadas por altas temperaturas e por baixa umidade no ar que comprometem a qualidade do concreto.

A ocorrência de um problema patológico está associada a falhas ocorridas durante a realização de uma ou mais etapas da construção, seja no projeto, na execução ou na utilização da edificação e podem manifestar-se após
o início da obra, durante a realização, a fase de uso ou após anos de conclusão da obra.

As patologias podem ocorrer numa estrutura tanto na fase de construção como durante o período de pós entrega e uso. As condições apresentadas por uma estrutura que favoreça o aparecimento dessas manifestações patológicas são de responsabilidade do projetista, enquanto que o construtor responderá pelas falhas construtivas por inconformidade em relação ao projeto, com as normas de execução ou com a escolha de material inadequado.

Porém, toda estrutura necessita de manutenção durante sua vida útil e a má conservação também é um fator para o surgimento de patologias, sendo então o usuário responsável pela durabilidade dessa estrutura.

Entenda mais sobre a composição do concreto

O concreto é formado por cimento, água, areia, brita e aditivos, sendo a reação entre cimento e água a responsável pelo endurecimento do concreto. Essa reação é exotérmica, ou seja, libera calor, o qual chamamos de calor de hidratação. A temperatura do ambiente influencia este calor, sendo problemático tanto o calor extremo quanto o frio extremo.

No caso de dias muito quentes, o que ocorre é que o calor de hidratação é muito elevado, o que acaba aumentando a evaporação da água, retraindo o concreto e, consequentemente, gerando algumas fissuras no mesmo. Há algumas formas de se minimizar esses efeitos, tais como utilizar aditivos ou até cimentos com adições, com 35% a 70% de escoria de alto forno, garantindo menor calor de hidratação.

Já os dias mais frios garantem um baixo calor de hidratação, o que retarda o endurecimento e diminui a resistência inicial. Esse retardo gera problemas principalmente para quem necessita de desforma rápida como, por exemplo, fábricas de artefatos e peças pré-fabricadas.

Já no calor extremo o início da pega pode ocorrer ainda no seu transporte, ou seja, as ramificações da partícula de cimento resultantes da reação cimento-água começam a se formar, a rotação feita pelo caminhão as quebras.

Após a concretagem ser feita, essas ramificações voltam a se estabelecer, entretanto de forma menos intensa, diminuindo a resistência do concreto. Sendo assim, em dias de temperatura acima de 35 ou abaixo de 10 graus não é interessante realizar concretagens, já em dias com temperaturas altas ou baixas, porém não extremas, é totalmente
possível realizá-las da melhor maneira possível apenas atentando-se a escolha do cimento e dos aditivos.

É importante saber que a medição da temperatura sozinha não preverá os tipos de infiltração que podem surgir, visto que o calor não é o único fator responsável pela taxa de evaporação. Esta taxa ao ser calculada leva em consideração também a umidade do ar e a velocidade do vento no local da concretagem.

Tipos de infiltração que surgem no concreto com ação do clima

Para haver entendimento de fenômenos patológicos que ocorrem em uma edificação, normalmente se busca a
origem do problema exposto, uma relação de causa e efeito que possa ter gerado tal manifestação.

Os tipos de infiltração normalmente têm origem em algum erro ou falha cometida em ao menos uma das
fases do projeto, as fases onde podem acontecer as causas que têm como efeito possíveis defeitos futuros, são: planejamento, projeto, fabricação das matérias primas, execução e uso, porém, das etapas previamente listadas, algumas são mais contundentes quando se aborda o surgimento de patologias, podendo ressaltar as fases de execução, controle de materiais e uso.

A fissuração dos elementos que compõem a edificação é um dos tipos de problemas patológicos mais comuns e que mais chamam a atenção dos usuários pelo impacto visual e psicológico.

Alguns fatores geradores de fissuração conhecidos, como a retração, variação de temperatura e a agressividade do meio ambiente juntamente com o sentido e ângulo em que a falha se apresenta na superfície da edificação, apontam o tipo de sobrecarga de tração ou compressão da estrutura, auxiliando no entendimento de causa e efeito destas manifestações patológicas

As patologias são eventos ou acontecimentos que influenciam diretamente o sistema estrutural das fundações, o clima e o meio ambiente assumem uma certa influência sobra essas ocorrências, entenda como:

  • A variação do nível da água, existente no terreno, como lençóis freáticos
  • A modificação do uso original da edificação para qual foi projetada, assim forçando a estrutura a suportar cargas indevidas, causando patologias das fundações.
  • Choques, de maneira generalizada, provocados por alterações de relevo.
  • Alteração dos terrenos do entorno, que afetam de maneira drástica o solo, como retirada de montantes de terra para criação de subsolos.
  • Como podemos perceber qualquer tipo de modificação significativa deve ser motivo de atenção redobrada e se preciso uma nova investigação, para analisar se ocorreu algum dano a estrutura.

Os danos podem se apresentar de diversas maneiras, sendo as aparentes os tipos mais graves de situação, isso torna ainda mais preocupante.

Caso famoso: Torre de Pisa

Todo mundo já deve ter visto ou ouviu falar sobre a Torre de Pisa, ela é um caso que é possível identificar uma das patologias das fundações, o sedimento por conta da carga exercida no solo.

As rachaduras podem ser devidas a Interferências no solo, modificações ou movimentações causam uma perturbação no sistema estrutural, podendo danificar e os danos não só ficam escondidas no solo, acabam afetando a edificação como um todo.
tipos de infiltração torre de pisa
Fonte de imagem: freepik.com.br
Para entender mais sobre esse assunto e diversos outros disponíveis em nosso blog é só clicar aqui.
Caso queira ter acesso a conteúdos exclusivos assine nossa newsletter com as melhores informações sobre exclusivas sobre patologias, gestão predial e etc.

Aqui na Dan Solução, temos uma equipe qualificada de engenheiros especialistas em infiltrações, todos com um foco direcionado a condomínios e soluções definitivas, aplicando sempre de maneira otimizada evitando gastos desnecessários com obras.

Quando se trata de problemas com água, em condomínios a estrutura pode se comprometer muito facilmente e nossos engenheiros estão de prontidão para realizar uma vistoria gratuita.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!