Saiba como funciona o gerenciamento dos documentos de condomínio
O controle dos documentos de condomínio é uma das tarefas principais da rotina intensa do síndico. Realizar o gerenciamento desses processos, exige-se muita atenção e organização.
Do mesmo modo que empresas reservam um espaço dentro da organização para os arquivos, arquivos mortos e toda a papelada de rotina. Assim acontece também com o condomínio, que deve ter os registros de todas as movimentações pertinentes ao prédio.
“Arquivos devem ser organizados, de formas práticas e com fácil identificação. São maneiras que otimizam o trabalho do síndico.”
E quando trata-se de documentação em condomínio, é algo que deve ser levado a sério e ter todo o cuidado, pois a quantidade de papéis é grande e são diversas as categorias.
Iremos ver nesse conteúdo, tudo relacionado a documentação de condomínios, toda a rotina e práticas que irão te ajudar, no dia a dia do seu condomínio. Fique ligado nas dicas:
-
Organização dos documentos em condomínios
-
Digitalização dos arquivos fundamentais
-
Dicas importantes para o gerenciamento dos registros
Organização dos documentos em condomínios
É fundamental que o síndico ou administradora responsável seja organizado, pois trata-se de documentos que envolve todo o condomínio. A organização é tudo em nossas vidas, em todos os aspectos, e quando falamos de um assunto sério como documentação principalmente.
Primeiramente, a organização que precisa ter, é de fazer a análise dos documentos, ou seja, separá-los por categorias. Veja exemplos de alguns registros importantes:
-
Documentos financeiros
-
Documentos trabalhistas
-
Recibos e extratos gerais
-
Orçamentos e contratos de obras: Até o prazo das garantias
-
Receitas e despesas
Ao separar os documentos por categorias, o próximo passo a seguir é, ordená-los por datas, obtendo assim, um total controle das entradas e arquivação dos registros. Guardando toda a documentação em uma sala, com armários e ou gaveteiros que facilitam o armazenamento de tudo.
Outro ponto importante, é fazer a etiquetação dos gaveteiros, identificando-os de acordo com as categorias, datas, perfis e outros detalhes que irão ajudar a movimentação dos documentos.
É primordial que todos tenham acesso aos documentos, tornando assim uma administração mais transparente e segura. Claro, que deve-se ter a chave na posse do síndico ou administradora responsável para controlar os acessos.
Para que tudo isso possa acontecer de uma maneira organizada e eficiente, é necessário primeiramente que o síndico seja disciplinado, ou seja, com estas características principais:
-
Ter sempre o controle
-
Organizado
-
Atento as datas e prazos
-
Responsável
-
Profissional
-
Coerente
-
Eficiênte
O síndico necessita ser ágil, dinâmico, organizado e que esteja atento a todos os prazos, para o melhor controle da documentação do condomínio.
Fonte: pixabay.com
Digitalização dos arquivos fundamentais
Uma dica certeira é a digitalização dos principais documentos, pois
se tratando de arquivos de condomínio, deve-se ter uma organização muito eficiente.
A digitalização consiste em arquivar de maneira sistemática os principais documentos do condomínio. E quando fala-se em digitalização, vê-se que é um método utilizado em todos os âmbitos.
“A digitalização nada mais é do que transformar os arquivos físicos, em formato digital. Trazendo um maior dinamismo e facilitando nas trocas de informações, podendo realizar a visualização instantânea da documentação.”
Sendo assim, percebe-se que as diversas empresas e organizações faz uso da digitalização para um melhor registro das movimentações gerais. Pois assim, se obtém agilidade nos processos.
Então, quais são de fato as vantagens em realizar a digitalização dos documentos? Veremos a seguir, a arma poderosa que é a sistematização dos processos.
As principais vantagens em realizar a digitalização:
-
Facilidade em encontrar os documentos
-
Diminuição de papéis
-
Aumento da vida útil dos principais documentos
-
Eficiência na gestão do condomínio
-
Modernização dos processos
Esses são alguns dos benefícios provindos da informatização, pois se analisarmos os pontos, vemos que na facilidade em encontrar os documentos, temos também a agilidade do cruzamento dos bancos de dados.
Muitos dos registros que são somente informativos, podem ser eliminados e fazer quaisquer eventuais consultas via sistema. Ou seja, a diminuição dos papéis, é mais uma ajuda para a organização do condomínio.
“ A digitalização é a chave para a organização completa do seu condomínio”
A sistematização traz inúmeros benefícios como vimos, e outro avanço prático é o da padronização. Pois facilita o entendimento dos processos para qualquer pessoa, método transparente e seguro de se organizar.
A SíndicoNet, disponibilizou um conteúdo importante de como realizar a digitalização dos documentos em condomínios, saiba mais sobre esse processo.
Informatização, é a solução inteligente para os problemas burocráticos de documentação em condomínio.
Fonte da imagem: pixabay.com
Dicas importantes para o gerenciamento dos registros
Vimos a necessidade de uma organização quanto aos documentos e o tanto que se faz necessário atualmente a digitalização dos mesmos. Agora falaremos dicas importantes para uma boa gestão dos documentos de condomínios.
Quanto a responsabilidade na organização de condomínios, existem alguns que são administrados pelo síndico orgânico, outros por um síndico profissional e alguns outros por uma administradora específica.
Saiba mais sobre a profissão do síndico, conhecendo as diferenças entre síndico orgânico e síndico profissional e as responsabilidades do cargo.
Existindo essas diversas possibilidades de administração, é sempre recomendável que os documentos sejam arquivados no próprio condomínio, para que haja uma maior agilidade em eventuais necessidades.
Com isso, a atenção deve ser redobrada com os documentos localizados dentro do condomínio. Existe a questão de segurança e também da estrutura do local.
E tratando de estrutura, um dos perigos frequentes são os de infiltrações, um problema silencioso e que pode danificar toda uma documentação importante.
Casos de infiltrações podem ser resolvidos, com uma verificação prática e uma tomada de decisão rápida. E a maneira definitiva contra esse problema é o método de injeção química.
Método esse que vem trazendo satisfação a todos que o utilizaram, por tratar-se de uma técnica definitiva e com o melhor custo benefício. Caso tenha problemas com infiltrações, marque uma vistoria gratuita conosco, pois nós podemos te ajudar.
Conclusão
Garantir o controle e o bem estar do condomínio é sempre prioridade, e documentação nem de longe é um problema, pois para quem se organiza, torna-se uma segurança e um controle benéfico a todos.
O cuidado e o zelo pela administração são pontos chave para o sucesso, o bom convívio e paz no condomínio.
Caro leitor, chegamos ao fim de mais um conteúdo, a fim de enriquecê-los com um assunto importante no dia a dia do condomínio.
Entre em contato conosco clicando AQUI e diga-nos o que achou, estamos abertos a sugestões e esclarecimentos de dúvidas.
Curta, comente e compartilhe nossa página, no Facebook e Linkedin ajude outras pessoas a chegar a este conteúdo.