Como aumentar o engajamento no seu condomínio com uma comunicação eficaz

 

Como aumentar o engajamento no seu condomínio com uma comunicação eficaz

Uma das principais atribuições da gestão condominial é zelar pelo clima harmonioso e amistoso entre os diversos usuários do condomínio, assim conhecer técnicas e implementar uma comunicação eficaz é essencial para atingir estes objetivos.

 

É fundamental uma comunicação eficaz em condomínios prediais, para que todos participem das decisões tomadas, já que estas  irão modificar a vida de todos os usuários do condomínio, desde os moradores até os profissionais que trabalham para manter a rotina do condomínio.

 

“Uma comunicação eficaz, significa uma participação maior dos moradores em eventos, assembléias e união entre moradores.”

 

A utilização de uma interlocução objetiva é a chave para uma gestão eficiente e qualificada, é através desta importante ferramenta que se estabelecem as relações entre moradores e administrador, funcionários e moradores e até mesmo visitantes.

 

Em uma sociedade em que está em constante mudança quanto à como se comunicar, através dos mais diversos tipos de plataformas, como aplicativos, saber como se comunicar, ou seja qual meio utilizar e a linguagem podem evitar diversos problemas ao condomínio.

 

A acessibilidade ao síndico ou moradores ficou ainda mais fácil com as novas redes sociais, porém devem ser transmitidas mensagens objetivos e evitar que estas ferramentas se tornem um problema. Fonte da imagem: https://pixabay.com/

 

Neste texto iremos discorrer de forma aprofundada sobre comunicação em condomínios, para que a eficiência do diálogo seja aumentada e que seja você o síndico ou morador consiga atingir seus objetivos, então fique atento e não deixe escapar as dicas que iremos dar.

 

Neste artigo vamos abordar estes assuntos:

 

  • Como deve ser o diálogo em condomínios?

  • O que seria uma comunicação eficiente?

  • Quais os erros mais comuns de comunicação em condomínios e como evitá-los?

 

As possibilidades de conversação no século 21 são enormes, a diferença entre o condomínio com uma comunicação eficaz e outro com problemas é a forma como utilizam as ferramentas disponíveis.

 

Agora que já demos uma breve introdução à este tema tão complexo e essencial em condomínios, vamos ao que interessa?  

 

Como deve ser a comunicação em condomínios?

 

Os síndicos têm optado por utilizar diversos meios de se comunicar com os moradores, não apenas pelos canais convencionais como os impressos que ficam nas dependências dos condomínios, eles também estão utilizando as redes sociais como formas de dissipar a informação.

 

“A comunicação entre síndico e moradores devem ser objetivas e buscar sempre evitar fofocas, ou seja a dissipação de informações incoerentes.”

 

Recentemente postamos um artigo que trata do aprimoramento da comunicação interna em condomínios , lá nós a importância e os principais benefícios de uma boa comunicação, vale a pena conferir e entender um pouco mais sobre o assunto.

 

Já nesta postagem iremos nos aprofundar ainda mais, para aperfeiçoar a comunicabilidade entre os usuários do condomínio.

 

O síndico deve estar atento para as informações que circulam no condomínio, elas devem unir e integrar os moradores e não acarretar em conflitos. Fonte da imagem: https://br.freepik.com

 

A comunicação deve ter como principal objetivo integrar todos os usuários dos condomínios, dissipando as informações que são importantes e que afetarão a todos, desde moradores à funcionários, assim vamos estabelecer os principais pontos para você implementar em seu condomínio. A troca de informações em condomínios deve ser:

 

  • Objetiva – Pois a comunicação em condomínios, assim como a empresarial, deve buscar ser sucinta e pontual, quanto a menor quantidade de informações, mais a assimilação e menor confusão de ideias.  

 

“Os comunicados sejam eles através da assembléia ou distribuídos pelo condomínio, devem ser concisos, aumentando a eficiência da comunicação.”

 

  • Acessível – Qualquer tipo de comunicação que seja feita dentro do condomínio têm de ser acessível à todos os usuários, principalmente moradores, sejam materiais impressos ou discursos.

 

“No caso de comunicados impressos é essencial que estejam próximos às áreas de circulação, como elevadores, facilitando a visualização.”

 

  • Evitar ambiguidade – O síndico deve garantir que as mensagens passadas não dão aberturas para dupla interpretação, isso faz com que muitos problemas sejam evitados e principalmente fofocas.

 

“A comunicação principalmente de regras devem eliminar possíveis ambiguidades, pois brechas para interpretações distintas pode causar grandes transtornos ao administrador do edifício.”

 

  • Linguagem usual –  O uso de uma linguagem usual, com um vocabulário não tão complexo, facilita o entendimento dos usuários, diminuindo o número de possíveis confusões ou dúvidas que possam surgir.

 

“O uso da linguagem formal deve ser utilizado nos documentos oficiais, no caso de avisos ou convites para eventos devem ser utilizada a linguagem coloquial, assim cada comunicado possui um objetivo e um tipo de linguagem adequada.”

 

O síndico deve ter em mente esses conceitos básicos para estabelecer uma comunicação eficiente em seu condomínio, auxiliando-o para a elaboração de qualquer informação que deva ser passada aos moradores.

 

Mas afinal, você sabe como seria classificada uma comunicação eficiente? Continue lendo e entenda este assunto de forma aprofundada.

 

O que seria uma comunicação eficiente?

 

Muitos síndicos não sabem identificar falhas na sua comunicação, mas não devemos julgar, já que fazer uma autoavaliação é complexo, por isso estamos aqui, para te ajudar a fazer as perguntas certas a si mesmo, mas antes de falarmos como obter eficiência na disseminação de informações, aprenda como torná-la qualificada.

 

Confira um dos materiais aprofundados sobre bom relacionamento em condomínios o Guia completo sobre bom relacionamento em condomínio residencial  e torne a comunicação mais efetiva em seu condomínio!

 

A comunicação pode ser classificada como eficiente quando o receptor da mensagem, recebe a informação e o entendimento é completo, obtendo como base esta definição, em condomínios é possível distinguir uma comunicação falha de uma eficiente através deste indícios:

 

  • Engajamento dos moradores – O engajamento dos moradores nos eventos, reuniões, assembléias e outras atividades ou decisões do condomínio, é um dos principais indícios se a comunicação está sendo eficaz ou não.

 

“O engajamento se trata a participação voluntária das atividades ou decisões do condomínio.”  

 

  • Número de conflitos – O síndico deve obter a percepção de como está sendo seu relacionamento com os moradores, com os funcionários e até mesmo visitantes ou empresas terceirizadas, estão ocorrendo muitos atritos? Se a respostas for sim, pode existir algum problema na forma de se colocar do administrador.

 

  • Nível de satisfação – Através de uma comunicação eficaz eleva-se o nível de satisfação, principalmente dos moradores e os funcionários internos do condomínio, que possuem maior relação e interação com o síndico.  

 

Através destes três indicadores é possível identificar falhas e determinar ações para sanar estes problemas,

 

A união é um dos resultados de uma relação harmoniosa e transmissão de informações de forma assertiva. Fonte da imagem: https://pixabay.com/

 

A comunicação de informações relevantes aos usuários do condomínios deve visar sempre a clareza das ideias e informações, a transparência é essencial para que não ocorram discordância posteriores ou equívocos.

 

“Em qualquer condomínio que preza pela harmonia, o respeito deve ser mútuo, assim é importante que todos saibam o momento de falar e ouvir, a postura empática é extremamente importante.”

 

Outro fato que deve ser ressaltado é a importância do síndico ser acessível aos usuários do condomínio, para receber desde críticas até sugestões, ser ouvido também é crucial para o estabelecimento de uma relação harmoniosa entre a gestão condominial e os demais indivíduos do condomínio.

 

Entenda mais sobre comunicação neste artigo do site Administradores – Os 6 pilares da comunicação eficiente, isto pode facilitar a elaboração e o relacionamento entre usuários.

 

Quais os erros mais comuns de comunicação em condomínios e como evitá-los?

 

Muitas pessoas possuem bloqueio para se expressar e têm dificuldade em estabelecer relacionamentos, seja por conta da forma como se expressa até mesmo a postura e o tipo de tonalidade ou linguagem utilizada, em condomínios prediais não é diferente.

 

Um condomínio que não possui uma comunicação efetiva, acabam sofrendo com diversos problemas, muitos destes conflitos se dão por conta da frustração, da inviabilidade de relacionamento com o gestor condominial.

 

Vamos estabelecer os principais erros cometidos em condomínios:

 

  • Inacessibilidade – Um dos maiores problemas que pode ocorrer em condomínio é a dificuldade de comunicação com o síndico, isso causa grandes problemas, desconforto e insegurança. É necessário que o síndico esteja sempre aberto ao diálogo e presente no condomínio.

 

“O síndico deve ser uma figura empática, caso contrário irá oprimir os condôminos, gerando frustração e diminuindo drasticamente o nível de satisfação com relação à gestão predial.”

 

  • Desorganização – Outro fator importante que contribui negativamente para a uma conversação  desqualificada é a desorganização, ou seja, a falta de planejamento, posicionamento dos comunicados impressos, cronograma desatualizado e até mesmo a falta de hierarquia em condomínio.

 

“Deve ser clara a responsabilidade do síndico quanto a divulgação de informações importantes, além disso ele deve implementar um cronograma de atividades, reuniões e principalmente assembléias, o segredo para garantir o engajamento é marcar com antecedência estes eventos.”

 

  • Falta de conhecimento- A falta de conhecimento e qualificação dos síndicos, afeta diretamente na comunicação do condomínio, o gestor deve saber como se comportar com as mais diversas situações, saber quais argumentos utilizar, manter o tom de voz e não se exaltar, são tarefas difíceis quando os condôminos muitas vezes desrespeitam o gestor.

 

“A falta de conhecimento das ferramentas disponíveis, da linguagem adequada para cada situação, são erros que culminam em problemas maiores.”

 

Estes pontos falhos na comunicação é diretamente relacionada principalmente com o síndico, já que ele é o responsável por qualquer tipo de veiculação de informação no condomínio, assim pode ser explicada muitas vezes pela falta de clareza ou ausência de um foco nos assuntos tratados.  

 

A união é um dos resultados de uma relação harmoniosa e transmissão de informações de forma assertiva. Fonte da imagem: https://pixabay.com/

 

A dificuldade de comunicação não está apenas entre o síndico e os funcionários, ocorre também entre os moradores e os funcionários e até mesmo entre os moradores, causando um desgaste na relação através dos conflitos que muitas vezes são desnecessários.

 

Vale a pena conferir este artigo interessante que a Sig condomínios postou – Ninguém te avisou que a comunicação no condomínio está ruim?

 

Conclusão

 

Podemos citar como um dos pilares do trabalho da gestão condominial a comunicação, por isso é de extrema importância a identificação de possíveis problemas que estejam ocorrendo.

 

“A falta de uma comunicação efetiva pode ser a explicação para o desengajamento dos moradores, como a falta de comparecimento em assembléias, eventos e atividades no condomínio.”

O síndico deve ressaltar a importância da participação dos moradores em todas as atividades do condomínio, principalmente em assembléias onde são tomadas todas as decisões importantes, além disso o diálogo com clareza diminui o número de conflitos e preserva o clima amistoso e a harmonia entre os usuários do condomínio.

 

Sabemos que estar presente em uma reunião de condomínio não é uma das atividades mais atrativas, mas é primordial para a vida do condomínio, além disso a qualificação e capacitação do síndico deve ser visto como um investimento, pois a eficiente irá aumentar.

 

“Qualquer informação deve ser passada de maneira clara e concisa, além disso o síndico deve assegurar que todos recebam as informações.”   

Devemos lembrar que em condomínios a organização e planejamento, são as chaves para que a informação seja passada da maneira correta, além disso a atenção com a linguagem utilizada é essencial para evitar conflitos graves. A imparcialidade deve ser mantida pelo gestor.

 

“O síndico deve estar sempre acessível ao diálogo, isto aumenta a satisfação dos moradores quanto a gestão condominial.”

A identificação de problemas é o primeiro passo para implementar uma comunicação qualificada em seu condomínio, assim que averiguar a situação o próximo passo é receber sugestões dos próprios usuários que podem auxiliar no aprimoramento do relacionamento.

 

Esperamos que você tenha sido direcionado e possa tomar as melhores decisões, sanando os conflitos existentes ou evitando problemas futuros com este post, agora que demos dicas que achamos imprescindíveis, diga para nós se possuem uma visão diferente ou o que tem ocorrido em seu condomínio residencial.

 

Se possuir qualquer sugestão ou queira conversar conosco é só entrar em contato, nossa empresa fica feliz em poder ajudá-lo e mais ainda quando entendemos um pouco mais de você, nosso caro leitor.

 

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