Vazamentos e infiltrações em garagem ou aparatamentos do condomínio fazem parte da vida de quem mora em condomínio e o síndico deve ter jogo de cintura na hora em que essas situações aparecem.
Quando ocorrem danos estruturais causados pela infiltração, geralmente é na certa. Mas basicamente, existem três razões que causam infiltrações dentro do condomínio: vazamentos, falhas na impermeabilização da laje e no lençol freático – essa última, causando infiltração no poço do elevador.
Sendo assim, fica mais tranquilo identificar e resolver cada situação. Nesse artigo, temos algumas dicas sobre esse problema, em qualquer lugar em que ele apareça.Primeiramente, é necessário entender a diferença entre vazamento e infiltração.
Vazamentos e infiltrações nos apartamentos
O vazamento está mais relacionados às passagens de água do que com as estruturas. Já as infiltrações em lajes podem acontecer em rachaduras ou fissuras, com acúmulo de água. Em qualquer um dos casos, o síndico deve ser avisado o mais rápido possível.
O primeiro passo é identificar onde é a raiz do problema, antes mesmo de apontar as responsabilidades. Um dos lugares onde é aparecem mais infiltrações é nos apartamentos da cobertura, por conta das lajes. Nesse caso, é sempre importante checar o estado das instalações da antena.
Se ali existe infiltrações, existe a possibilidade de se fazer um piso mais alto para a colocação das antenas, como solução. Isso evita que a manta impermeabilizante sofra algum tipo de dano em instalações e reparos. Essa responsabilidade é, portanto, do condomínio.
Independente de quem for a culpa, o foco será, evidentemente no conserto da infiltração de maneira rápida. Isso pode ser feito de várias formas, seja trocando a manta ou usando a injeção química como solução em impermeabilização.
De quem é a culpa
É muito importante para o síndico conhecer por onde passam os encanamentos da edificação. Isso facilita a identificação de possíveis vazamentos provenientes das tubulações do prédio, que podem acontecer na própria unidade, mas também em tubulações comuns ao condomínio.
Entender também a estrutura do prédio ajudará a entender de onde vem o problema. Quando o caso é entre unidades, após a identificação da origem, o fundamental será o diálogo.O trabalho do síndico será sempre de mediação e orientação aos moradores. A solução do problema deve vir da forma mais tranquila possível, sendo que o responsável pelas despesas na obra será o proprietário da unidade originadora do vazamento.
Ele deverá sanar o problema de sua unidade e, quando o mesmo estiver resolvido, deverá também arcar com as despesas da unidade do andar inferior. Para se entender melhor também a distribuição de água na estrutura, temos a seguinte situação: a rede horizontal do condomínio é onde se encontram os canos que abastecem as unidades. Esta rede recebe água da rede vertical, que conduz a água pelos andares.
Os problemas originados na rede horizontal são de responsabilidade das unidades. Os problemas da rede vertical, por outro lado, são responsabilidade do condomínio.
Problemas de impermeabilização na laje
Outro problema que costuma surgir são as goteiras na garagem. Essas infiltrações podem estar vindo do ralo do térreo, mas geralmente são causadas pela deterioração da manta asfáltica. Um dos problemas mais comuns é que esses gotejamentos atinjam os carros, danificando a pintura. E se essas goteiras causarem danos aos carros dos condôminos, o condomínio será responsabilizado pelos prejuízos decorrentes. Existem diversas soluções para impermeabilização de garagens.
A injeção química, como já citamos, é uma das soluções mais rápidas, efetivas e com menor custo para os casos de infiltrações na laje da garagem e já é uma realidade no mercado brasileiro.
Independentemente de quem seja o responsável pelo problema (condomínio ou proprietário), o importante é que ele seja solucionado da forma mais pacífica e tranquila possível e da maneira mais rápida. Se você quiser saber mais sobre infiltração em condomínios, leia esse outro artigo, onde damos mais alguns detalhes sobre o assunto.
Como evitar os problemas de infiltração
A melhor forma de evitar vazamentos e infiltrações é realizar vistorias constantes no condomínio. O síndico deve ter um Plano de Manutenção montado, com um checklist adequado das manutenções, evitando que ocorram entupimentos também, então será de suma importância que a rede hidráulica passe por inspeções. Além do mais, a prevenção irá assegurar que não haja desperdício de água no condomínio.
Procure sempre um profissional para identificar a melhor solução para o seu problema e evite que ele aumente ainda mais, causando danos e prejuízos ao condomínio. Afinal, o que vale mais é cuidar bem de todas as áreas do condomínio, sejam elas áreas particulares ou comuns, para que todos possam usufruir de forma plena e livre de situações estressantes.
Empresa especialista em infiltração
Somos a Dan Solução, empresa especializada em solucionar danos causados por infiltrações em lajes e outras estruturas de concreto maciço através de impermeabilização por injeção química. Nossa missão é ajudar os condomínios no seu dia a dia, então se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se no formulário ao lado e faça parte de nossa lista.
E se você desejar uma avaliação gratuita, clique aqui e entre em contato conosco.