É essencial manter um bom relacionamento entre funcionários no trabalho para que suas tarefas sejam desenvolvidas com maior aproveitamento e assim também deve ser em condomínios prediais.
Manter o bom relacionamento entre funcionários contratados do seu condomínio é essencial para o desenvolvimento do trabalho em equipe, por isso é muito importante que o síndico do edifício sempre incentive um clima amigável e profissional em todos os ambientes.
“Ninguém conseguirá trabalhar em equipe se não aprender a ouvir. Ninguém aprenderá a ouvir se não aprender a se colocar no lugar dos outros.” – Augusto Cury
Atualmente a importância do trabalho em equipe têm sido pauta de discussões e ações para potencializar a eficiência dos colaboradores, tanto internos quanto os externos, com o objetivo de melhorar o desempenho das tarefas a serem executadas, este é um dos fatores para entender a importância da boa comunicação entre funcionários.
“O síndico preservar um bom relacionamento com os funcionários do condomínio é o exemplo para que os trabalhadores tenham uma boa comunicação entre si.” Fonte da Imagem: pixabay.com
Não há dúvidas que bonificações são muito bem vistas por funcionários, porém não são só prêmios que os motivam a melhorar cada vez mais seu trabalho. Uma boa relação interpessoal traz resultados surpreendedores sobre o engajamento dos contratados.
Neste artigo você verá assuntos como:
-
A importância de manter um bom relacionamento entre funcionários;
-
4 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal entre os contratados do seu condomínio
Relacionamentos não são fáceis, principalmente quando se tratam de relações de trabalho, onde você não tem o poder de escolha com quem vai dividir uma boa parte do seu dia, partilhando atividades do trabalho.
Quer saber mais como manter um bom relacionamento entre funcionários e evitar conflitos? Continue lendo nosso artigo e aprenda!
A importância de manter um bom relacionamento entre funcionário
Para manter a eficiência da equipe do seu condomínio é essencial ter um bom relacionamento entre os funcionários, o síndico além de gestor de recursos também é de pessoas, é sua responsabilidade conhecer os profissionais de seu edifício.
Além disso, vale ressaltar que o síndico também deve entender que cada profissional integrante do quadro de colaboradores possui afinidades com determinados assuntos e também dificuldades, a comunicação é a forma de construir uma gestão qualificada.
Existem algumas vantagens que são consequências dos esforços em conjunto dos funcionários internos para manter um bom relacionamento com os colegas de trabalho, como:
-
Clima amistoso: Uma das vantagens de manter um bom relacionamento com seus colegas, é sempre trabalhar em um local com um clima agradável. Passar parte do seu dia no ambiente descontraído faz com que as tarefas fluam melhor.
-
Confiança: Boas relações fazem com que os colegas de trabalho criem confiança um no outro para dividir e realizar tarefas em grupo, muitas vezes desenvolvendo assim um trabalho mais cordial.
-
Motivação: Ter um bom relacionamento com os demais funcionários do local onde trabalha, é o fator que mais anima e motiva os contratados a possuírem um bom desempenho.
“Profissionais apontaram o bom relacionamento com as pessoas do trabalho, como o principal fator de motivação, seguidos pelo reconhecimento como um bom profissional e fazer o que gosta.”
Segundo uma pesquisa realizada pela Catho Online com a participação de 46.067 respondentes, segundo o artigo do site.
-
União de esforços: Trabalhar em conjunto com uma equipe costuma trazer um desempenho maior e melhor do que um indivíduo sozinho. Porém esse não é o único benefício, o trabalho em equipe traz outra vantagem como a diminuição do tempo que será necessário para executar determinada tarefa.
-
Aprendizagem: Manter um bom relacionamento entre funcionários de trabalho, é uma das melhores formas de ampliar o seu conhecimento e poder compartilhar informações a outros funcionários.
Descubra como evitar desavenças dentro do seu condomínio lendo nosso outro artigo – 5 dicas de como evitar problemas de relacionamento no seu condomínio
4 dicas para melhorar o relacionamento interpessoal entre os contratados do seu condomínio
Depois de descobrirmos a importância de manter um bom relacionamento entre os funcionários do seu condomínio, é essencial sabermos quais são as principais atitudes que devemos tomar para preservar o clima amigável no ambiente de trabalho.
“Independente de ser um síndico, zelador, porteiro ou qualquer funcionário contratado de um condomínio saber ter humildade e empatia com as outras pessoas é a chave para manter um ambiente leve e amigável em seu trabalho.” Fonte da Imagem: freepik.com
É importante que o síndico responsável pelo seu condomínio saiba ter atitudes de um líder, ao contrário de muitos chefes mandões como a palavra já diz, ele deve ter o conhecimento de como liderar uma equipe com perfeição e respeito, mostrando sempre aos funcionários os melhores caminhos.
Para que você possa influenciar um ambiente de trabalho amigável entre todos os funcionários do seu condomínio o respeito e a humildade são essenciais, existem outras características básicas que todo colaborador deve ter, como:
-
Saber ouvir os outros: Os trabalhadores contratados possuem opiniões que devem ser escutadas. Saber ouvir o próximo e falar na hora certa é uma das principais qualidades para se manter um bom relacionamento entre funcionários no trabalho.
-
Seja comprometido: Ser comprometido com o seu trabalho, cumprir todas as suas tarefas conforme o planejado e não deixar outros funcionários na mão, é muito significativo para manter qualquer clima leve.
Conheça dicas de como aumentar o comprometimento da sua equipe lendo o artigo da empresa Portal IBC – A importância do comprometimento da equipe
-
Ser um bom profissional: Em qualquer ambiente de trabalho, ser profissional é essencial para um bom relacionamento entre funcionários, em seu condomínio isso não muda. A profissionalidade é saber tomar decisões com seriedade, porém sempre com humildade.
-
Saber reconhecer: Ser grato e dar reconhecimento a outro funcionário, é um dos fatores que mais os motivam a terem boas relações no trabalho, esse fato também influencia em ter uma mão de obra mais eficiente.
Aprenda também a manter um bom convívio com os usuários que frequentam o seu condomínio através do artigo do nosso blog – Aprenda como manter um bom relacionamento interpessoal em seu condomínio
Manter o bom relacionamento é uma tarefa diária
Após a leitura deste artigo esperamos que você possa ter entendido melhor a importância de manter um bom relacionamento entre funcionários do seu condomínio e tenha o conhecimento de que existem atitudes básicas que devem ser tomadas pelo síndico.
Ressaltando que no post citamos algumas das principais posturas que devem ser tomadas por funcionários para poder ter um bom relacionamento interpessoal, como saber ouvir e manter sempre a humildade.
Para que você possa melhorar a comunicação interna entre usuários do seu condomínio disponibilizamos este infográfico 100% gratuito – 5 dicas infalíveis para uma comunicação eficaz em seu condomínio!
Conheça mais artigos para condomínios
Nós da Dan Solução, somos uma empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações, principalmente em garagens de condomínio residenciais que possuem estrutura de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios prediais no seu dia a dia. Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se na nossa newsletter e faça parte da nossa comunidade.
Lançamos artigos diariamente em nosso blog para você conhecer as melhores dicas de como melhorar a vivência em vários aspectos em seu condomínio!
Nos acompanhe também pelas redes sociais Facebook e Linkedin e compartilhe os posts para que seus colegas possam ficar por dentro dos assuntos!