Procurando por um norte para gerir bem o condomínio? Esse artigo é ideal para você.
Recentemente, fizemos uma pesquisa entre o nosso mailing para entender quais são as maiores dificuldades para fazer o gerenciamento de condomínio e percebemos que ela acontece mais no setor administrativo e, principalmente, na gestão de pessoas (funcionários, condôminos, terceirizados).
Nós sabemos que gerir bem o condomínio é uma grande responsabilidade para qualquer responsável que atua na área, por isso separamos dicas incríveis, confira.
Conheça as atitudes para gerir bem seu condomínio
Pensando em soluções para os problemas apresentados na pesquisa, desenvolvemos essa lista com algumas dicas práticas para você executar.
1. Tenha uma boa equipe de gestão:
A sua equipe é seu braço direito nesse trabalho e por isso ela precisa conhecer os problemas tanto quanto você para auxiliar na solução e assim gerir bem o condomínio. Procure por pessoas transparentes, honestas e que tenham expertise para resolver conflitos e prever problemas. Mantenha-os informados da situação de gestão.
2. Divida tarefas e responsabilidades:
Para aliviar a carga do síndico, é extremamente importante que ocorra a divisão de tarefas entre o corpo administrativo e os condôminos. Que tal criar comissões para os assuntos específicos (obras, manutenção, lazer etc) para fazer o levantamento do que precisa ser feito?
3. Entenda sobre a legislação:
O que você fizer, precisa corroborar com as leis e a Convenção Condominial. Nesses textos, tem a solução para as principais divergências que podem ocorrer. Para facilitar o seu trabalho tenha sempre uma cópia da Convenção e do Regulamento Interno do seu Condomínio.
Quer saber mais sobre regulamento interno de condomínios? Acesse esse artigo da Síndiconet!
4. Organize-se:
Em um condomínio há muitos setores que precisam ser controlados concomitantemente: isso envolve notas fiscais, documentação, atas, orçamentos e bastante papel. Por isso, é importante que você mantenha o hábito de arquivar os documentos (de preferência, assim que os receber).
5. Mantenha uma boa comunicação:
Os condôminos precisam saber o que está acontecendo e que você está desempenhando bem o seu trabalho. Para isso, você pode enviar o balancete mensal ou até mesmo lançar o jornal do condomínio.
6. Conheça bem o condomínio:
Conhecer bem o condomínio é necessário para você ter uma visão do macro: funcionários, estruturas, condôminos. Alguma das formas que você pode fazer para isso são: uma inspeção predial, acompanhado do zelador; conversar com os funcionários para saber mais opiniões; e, ter um cadastro atualizado de moradores.
7. Cuide da manutenção:
Se você conhece a estrutura do condomínio, possivelmente, economizará na manutenção. Isso acontece porque você já sabe quais são os problemas e o que é urgente. Antes de virar um transtorno, você conseguirá corrigir.
Hora de colocar as atitudes em ação para gerir bem o condomínio
Se esse for um dos seus problemas, implemente pelo menos 1 dica nos próximos dias e nos conte como foi esse processo para gerir bem o condomínio. Não esqueça também de se cadastrar e receber as novidades sobre gestão condominial da Dan A Solução em Infiltração, nós estamos sempre atualizando nosso blog com artigos que ajudam diversos síndicos, zeladadores e demais responsáveis por condomínios!