A auditoria financeira é um elemento essencial para evitar fraudes em seu condomínio, é importante sempre estar atento se o caixa de seu condomínio está sendo direcionado para as benfeitorias corretas.
A auditoria financeira tem como principal objetivo manter uma boa gestão em seu condomínio, é necessário que seja feita regularmente, ela evita a má gestão e possibilita que os condôminos acompanhem de perto as despesas do prédio.
“A apresentação de dados mensalmente é essencial para uma boa gestão condominial.” Fonte da imagem: freepik.com
Este artigo contém informações como:
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O que é auditoria financeira condominial;
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5 passos para realizar uma auditoria financeira no condomínio;
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3 Consequências de uma má gestão do síndico
Vale ressaltar que quando o assunto são os gastos de seu condomínio, é importante sempre realizar uma auditoria financeira, para que todos possam acompanhar para onde está sendo encaminhado o fluxo de investimento dos moradores.
Continue lendo nosso artigo e entenda mais sobre auditoria financeira
O que é auditoria financeira condominial?
A auditoria financeira é uma revisão das finanças de seu condomínio, onde o síndico ou o administrador do prédio deve mostrar todas as transições ocorridas, os projetos, as aplicações feitas e toda a relação com o sistema financeiro.
Essas auditorias podem identificar fraudes e desvios ocorridos pela má gestão do responsável. Por isso, é necessário que o condomínio seja gerenciado por alguém responsável e que se dedique a isso.
É comum ver casos de condomínios em que os síndicos estão cada vez estão solicitando uma mensalidade maior a ser paga ou algum investimento destinado a setores visivelmente desnecessários.
O problema não é apenas o alto valor cobrado, mas também que não é visível as melhorias prometidas, o imóvel continua em mau estado, neste caso pode ser que o responsável pelas finanças esteja desviando as arrecadações feitas.
“Fique sempre atento caso o síndico evite fazer auditoria financeira, dando desculpas para não prestar contas aos condôminos.”
Você sabe qual o propósito de realizar uma auditoria financeira? Entenda todos os seus objetivos:
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Conferir se os saldos do caixa correspondem ao valor investido em seu condomínio;
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Identificar se as aplicações estão seguindo o caminho e sendo realizadas como o prometido;
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Certificar que seu condomínio está tendo as manutenções e reparos prometidos – Entenda 3 Benefícios de elaborar um plano de manutenção preventiva
5 passos para fazer uma auditoria financeira
Com o tempo de vida uma construção e seus equipamentos vão se desgastando e precisam de manutenção e reparos, para que isso aconteça, é retirado um valor determinado da mensalidade condominial para cobrir esses gastos. Entenda em 5 passos como realizar uma auditoria financeira:
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Analisar as estruturas do prédio para determinar quais áreas necessitam de manutenções e/ou investimentos;
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Determinar o tempo, o volume e quantos profissionais serão necessário para as obras;
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Identificar os recursos e materiais que são necessários para que ocorra o investimento;
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Pesquisar e orçar se será preciso terceirizar as atividades;
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Certificar se o fluxo do caixa tanto de saída como de entrada está sendo feito corretamente, sem desvios, de acordo com a necessidade e o custo discutido na assembléia.
“Quem eu devo contratar para fazer uma auditoria financeira em meu condomínio?”
O síndico ou o administrador são responsáveis por toda a relação com o financeiro de um condomínio, cabe a eles decidir terceirizar ou não o serviço de auditoria financeira. Entenda as principais dificuldades no dia a dia do síndico de um condomínio
É um dever deles orçar e decidir, de acordo com os moradores, qual empresa será ideal para realizar os serviços de reparos, modernização e todas as atividades relacionadas ao condomínio.
Terceirizar o serviço de auditoria financeira é uma forma de simplificar o trabalho do síndico, isso ocorre normalmente quando a pessoa tem uma agenda corrida ou não sabe realizar completamente essa tarefa. Descubra algumas vantagens da terceirização:
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Simplificar e agilizar o trabalho do síndico, para que assim ele possa focar em outras necessidades do condomínio;
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A empresa ou o auditor sempre estará atento às mudanças do mercado e da economia do país;
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Tem uma capacidade maior de prever riscos que possam acontecer em seu condomínio;
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Um serviço totalmente profissional com funcionários com vivência na área de finanças;
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Para terceirizar uma empresa o custo inicial é maior, porém a longo prazo ela fará com que você economize gastos desnecessários em seu condomínio.
Quer saber mais sobre terceirização de serviços prediais? Confira este outro artigo – Conheça as vantagens e desvantagens da terceirização de serviços em condomínio!
“A terceirização pode ser a melhor opção, pesquise e compare, analise as necessidades do seu condomínio!” Fonte da imagem: freepik.com
3 Consequências de uma má gestão do síndico no condomínio
Como já dissemos o síndico é o encarregado de cuidar das finanças do condomínio, porém algumas pessoas aproveitam do domínio do caixa para se beneficiar, por isso é tão importante o acompanhamento dos condôminos nas auditorias financeiras.
Existem casos de que o gestor paga suas contas pessoais com a verba do condomínio, misturando as contas do prédio com suas contas particulares, isso pode ocorrer por falta de organização ou por motivos propositais e desonestos, existem outras infrações que não são difíceis de acontecer como:
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Aumento excessivo da mensalidade
A má gestão de um prédio pode gerar efeitos indesejados para condomínio, devido a falta de pesquisa de mercado e orçamentos mal calculados.
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Desvio de recursos e materiais
Além do caixa para uso próprio, muitos síndicos acabam utilizando materiais que são destinados apenas para a utilização do condomínio para o uso próprio.
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Desculpa para não fazer a auditoria financeira dentro do condomínio
Ficar adiando as auditorias, dando desculpas, se incomodar em prestar contas ou até mesmo a apresentação de notas falsificadas, podem ser sinais de que a gestão não está indo bem.
Pode acabar ocorrendo também a desvalorização do imóvel pela revisão desqualificada das necessidades do prédio, assim não contratando um serviço adequado para determinada área, como por exemplo o de limpeza.
Caso você desconfie de algum desvio ou qualquer problema na gestão, é importante contratar um contador ou uma empresa de auditoria para certificar-se disso e no caso da confirmação de qualquer tipo de fraude, é possível pedir para a justiça ressarcir qualquer dano ocorrido. Entenda os riscos que um síndico corre durante a sua gestão!
Conclusão sobre auditoria financeira
Neste artigo pudemos enfatizar a importância de realizar uma auditoria financeira em seu condomínio, ela é essencial para evitar desvios nas verbas do prédio.
As auditorias são recomendadas que não sejam feitas pelo próprio síndico e sim terceirizadas, porém a decisão da empresa que ficará incumbida desta responsabilidade sempre em concordância com o condôminos.
“Todos os dados do financeiro como notas fiscais, devem ser apresentados nesta auditoria.”
Ressaltamos também a necessidade de acompanhar a gestão do síndico, para certificar-se que tudo está encaminhando como dito e evitar qualquer fraude ou desvio na verba e até nos materiais do condomínio.
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