É muito importante checar sempre o estado geral do subsolo, para avaliar se não existem problemas de infiltração na garagem do condomínio.
Para realizar essa avaliação, é necessário uma análise especializada, onde procuram-se primeiramente os locais mais comuns onde a infiltração pode aparecer e outros sinais que nos darão dicas do estado geral da garagem.
Afinal de contas, realizar grandes reparos na garagem do condomínio é motivo de preocupação para síndicos e zeladores. Além dos custos inesperados por conta das grandes obras, acaba afetando a vida de todos os condôminos.
E para o síndico, ter moradores reclamando e interrompendo, além das constantes preocupações com segurança são apenas alguns dos desafios que aparecem pela frente.
Então, como podemos evitar essas dores de cabeça indesejadas? Abaixo alguns indícios de que pode ser necessária uma intervenção na garagem do condomínio.
Checagem no andar superior
O andar superior costuma dar os primeiros sinais de infiltração. A água que empoça no térreo pode escorrer para dentro da laje, se houver trincas e rachaduras.
O ralo do térreo com problemas também pode causar infiltrações no teto da garagem. Em alguns casos, a quantidade de água que infiltra do ralo é tão grande que pode pingar sobre os carros.
Sinais de Alagamento
Os vazamentos e infiltrações podem ser tão visíveis que dão sinais claros de problemas na garagem. Nesse caso, quanto mais rápida uma ação for tomada, mais barata ficará a solução do problema. Procure metais com ferrugens expostas ou manchas de ferrugem ao longo das paredes.
Outros sinais podem aparecer, como manchas e mofo nas paredes da garagem.
Falhas nas Juntas de Dilatação
As falhas nas juntas de dilatação podem favorecer o aparecimento de infiltração na garagem do condomínio, com verdadeiras avenidas para a penetração da água em sua garagem. Reparar essas juntas é muito mais simples do que resolver problemas criados pela corrosão do aço das estruturas das colunas. Detectar rapidamente esse tipo de problema e resolvê-lo será uma economia muito grande, além de evitar possíveis problemas estruturais.
Concreto Rachado e Vergalhões Expostos
A água pode fazer com que o concreto se desprenda da ferragem, ameaçando áreas de fraqueza da estrutura. Isso causa um processo acelerado de corrosão, que pode vir a causar, em casos mais críticos, até um desabamento, pois a água chega a atingir o aço do reforço estrutural.Outro problema fácil de detectar e bem visível são os vergalhões expostos. Quando a água entra em contato com o vergalhão, ele se corrói rapidamente e expande em até oito vezes o seu tamanho original.
Esse indesejável problema normalmente é o resultado de uma rachadura no concreto, que permite que a água corra através da estrutura, chegando até os vergalhões. A força de expansão do vergalhão provoca mais danos ao concreto ao redor, o que cria um maior acesso à água, e mais corrosão. É um verdadeiro ciclo que se forma, e que aumenta rapidamente o problema e traz muita preocupação por conta da velocidade com que se espalha.
Especialistas em infiltração na garagem do condomínio
Essencialmente, o objetivo é sempre manter a água longe do aço de reforço da garagem. O ciclo prejudicial não fica melhor por conta própria, nem mesmo nas épocas mais secas do ano. E quanto mais tempo esses sinais de alerta forem ignorados, mais grave e dispendioso os reparos se tornam.
Existem muitos métodos para impermeabilização para infiltração na garagem do condomínio, dos quais destacamos a injeção química. A injeção química é menos dispendiosa e também não necessita de obras de reparo ou troca da manta asfáltica. O processo é extremamente simples, rápido e eficaz.
Além disso, evita transtornos na garagem e, o mais importante de tudo, acaba definitivamente com o problema.
Somos a Dan Solução, empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações em garagens e outras estruturas de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios no seu dia a dia.
Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se no formulário no alto da página e faça parte de nossa lista. E se você desejar uma avaliação gratuita, clique aqui ou no banner abaixo e entre em contato conosco.