Saiba como melhorar a comunicação interna no condomínio
A comunicação sempre foi um desafio, e em condomínios não é diferente. A necessidade de se comunicar é algo primário e fundamental, para que haja um convívio harmonioso e agradável entre todos.
Em condomínio, assim como em um outro ambiente organizacional, é extremamente importante o ato de se comunicar. Digo mais, não só em empresas, mas em todo relacionamento social.
A comunicação no condomínio é fundamental para a obtenção de informações, um convívio harmonioso e respeito entre todos.
Fonte: pixabay.com
Neste post iremos abordar a necessidade da comunicação interna nos condomínios. Mergulhando nesse conteúdo fundamental, para o melhor relacionamento entre todos no condomínio.
A seguir os tópicos que iremos discorrer durante o texto:
-
A importância da boa comunicação
-
Formas de comunicação em condomínios
-
Benefícios que a boa comunicação traz
-
Prejuízos da falta de comunicação
A importância da boa comunicação
Em sentido geral a comunicação é a base para todo e qualquer tipo de relacionamento, seja ele, organizacional, social, familiar e tudo que envolva pessoas.
E trazendo para o contexto condominial, vemos uma realidade onde diálogo é fundamental. Pois trata-se de um ambiente repleto de pessoas e um local onde existem diversos tipos de regulamentações a serem seguidas.
Saiba também sobre legislação condominial, em um material produzido pela SíndicoNet.
E quando falamos em regras, vemos o quão é necessário o entendimento por parte de todos os moradores, para que haja o respeito mútuo. Ou seja, todos os condôminos devem estar alinhados quanto ao seus deveres.
É nessa hora que entra a comunicação interna, pois todos precisam estar bem informados de tudo o que se passa no condomínio, assim, evita-se erros e incômodos que perturbam a todos.
De novo repito, a boa comunicação interna auxilia a todos os moradores a terem acesso as informações pertinentes ao prédio. A mensagem bem disseminada faz com que todos fiquem cientes das novidades, assuntos importantes, recados práticos e tudo o que for de interesse coletivo.
O foco desse tipo de comunicação deve ser o bom relacionamento entre os condôminos, a informação atualizada e a transparência. Para isso, faz-se necessário uma comunicação direta, simples e objetiva.
Outro ponto importante em comunicação em condomínio, é a comunicação entre condôminos e síndico, o quanto o síndico se mostra aberto ao diálogo para solucionar as pendências do condomínio.
É necessário, o síndico ter um padrão para responder e atender as necessidades dos moradores, claro que, deve-se atender aquilo relevante a ele, pois assim, se obtém um clima de conformidade entre todos.
Formas de comunicação em condomínios
Visto a importância da comunicação, é hora de ver na prática, formas de comunicação. O condomínio deve analisar meios de levar a comunicação a todos os moradores.
O síndico é responsável pela mediação comunicativa do condomínio, ele deve analisar estratégias de levar a mensagem a todos e evitar todas as falhas e brechas na comunicação
E assim, com uma consulta prévia de número de moradores, meios de comunicação que mais utilizam, facilita na hora de disseminar uma mensagem.
Existem diversos tipos de comunicação, deve-se fazer uma verificação, e utilizar aquelas que mais for eficiênte, qual mais se adapta para que todos tenham acesso ao conteúdo.
Existem diversos tipos de comunicação, deve-se buscar aquelas que mais trará frutos em seu condomínio.
Fonte: pixabay.com
Agora apresentaremos alguns tipos de comunicação mais comuns:
-
E-mail
-
Whatsapp e redes sociais
-
Assembleias e reuniões
-
Comunicados Impressos ( em elevadores, portaria e pontos estratégicos )
-
Caixa de sugestões e ou livros do síndico na portaria
-
Quadro de avisos ou mural
-
Abordagem pessoal ao síndico
-
Aplicativos específicos de comunicação
Vimos acima, alguns meios de comunicação mais usados e recomendados em condomínios. É indicado que se busque dentre eles, aquele que mais se enquadra com o público de seu condomínio, ou utilizar o máximo possível para buscar atingir a todos.
A tecnologia veio para agregar um valor incrível na comunicação, ela deve ser acolhida e difundida da melhor maneira como transporte de informação. Mas nem por isso, os métodos mais tradicionais devem ser abolidos.
Benefícios que a boa comunicação traz
A boa comunicação trás inúmeros benefícios ao condomínio, quando bem implantada pode facilitar e melhorar a vida de todos. Como vimos acima, existem diversos meios de comunicação para serem utilizadas.
Os meios de comunicação tradicionais são extremamente úteis, como por exemplo, um recado deixado no quadro de avisos. Com os moradores cientes desse local, sempre podem conferir se existe alguma nova informação.
Outro ponto de informação comum em condomínios, são os recados deixados em elevadores e escadarias, são meios de transportes utilizados por todos e que nesse trajeto pode deixar os moradores sempre bem informados dos assuntos.
Os meios de comunicação tecnológicos, facilitam também a vida dos moradores, pois a mensagem pode chegar de maneira que quem recebe, a acolhe confortavelmente.
Ou seja, por SMS, Whatsapp, E-mails, aplicativos, rede sociais, simplesmente abrindo o celular de qualquer lugar, já recebe o recado, se informa e tem conhecimento do assunto.
Quando um condomínio tem uma boa comunicação, todo o ambiente fica mais saudável, cria-se com isso um clima harmonioso, pois todos ficam satisfeitos pela informação recebida da melhor maneira.
Conquista-se uma boa relação entre moradores e síndico, resultando em uma transparência na relação, que é o desejo e o objetivo de todos os condomínios.
A comunicação fluente resulta em melhorias em todos os sentidos, pois ao se detectar quaisquer problemas, a resolução do mesmo se torna mais fácil, por exemplo, quando necessita-se tratar de assuntos referente a estrutura do prédio.
Quando há problemas que precisam ser tratados com todos os moradores, como por exemplo:
-
Vazamentos
-
quebra de aparelhos
-
sistema de segurança
-
eventuais acontecimentos
Faz-se necessário que todos tenham conhecimento o mais rápido possível, para serem tomadas atitudes que solucionem o problema de forma prática e rápida.
Prejuízos da falta de comunicação
A falta de comunicação em condomínios traz inúmeros prejuízos, e um dos principais deles são quando as informações não são difundidas, deixando os moradores mal informados.
Ou pior, quando a comunicação não é clara e direta, levando a uma confusão quanto ao conhecimento concreto da informação. Levando algumas pessoas a falarem uma coisa, outras dizerem outra e na verdade ninguém tem o conhecimento exato.
A falta de comunicação prejudica a relação entre condôminos e síndico, entre os próprios moradores, trazendo com isso um ambiente ruim e um enorme desconforto a todos.
“A falta de comunicação cria abismos e a boa comunicação constrói pontes.”
Não permita que a falta de comunicação seja uma pedra no sapato em seu condomínio, mas permita-se relacionar e ter um bom convívio com todos.
Somos a Dan Solução, e buscamos sempre trazer a solução para seu condomínio.
Se possui problemas com infiltrações, agende já uma vistoria gratuita conosco, teremos o prazer em atendê-lo.