Infiltração no apartamento podem se tornar um assunto bastante polêmico e causar uma grande dor de cabeça para o síndico. Saber avaliar a situação com calma e descobrir a origem do problema é uma boa forma de começar a conduzir a situação.
Vamos abordar o assunto nesse artigo e ajudar a encontrar as melhores soluções para os vazamentos, e também para a discórdia que ele pode causar.
Sinais de infiltração no apartamento
Os sinais de infiltrações são evidentes. Da mesma forma que as infiltrações no teto da garagem, as infiltrações nos apartamentos dão sinais claros.
Umidade na parede, manchas escuras, mofo e pintura descascada são os problemas que aparecem de imediato quando há infiltrações. A primeira medida a tomar é chamar um profissional especializado para olhar a situação e entender a origem do problema.
Com o diagnóstico em mãos, passamos para o segundo problema: a responsabilidade pela infiltração.
A origem da infiltração no apartamento é que decide de quem é a conta
Se a conclusão é de que a origem da infiltração é no próprio apartamento, a única dor de cabeça do proprietário será mandar solucionar o problema.
Mas se a origem for outra, o problema começa a aumentar. Se vier de alguma área comum, o síndico deverá ser alertado para que possa tomar as medidas necessários. A responsabilidade, nesse caso, é do condomínio. Mas se o apartamento for alugado e a infiltração for decorrente a problemas estruturais, o proprietário é o responsável pelas despesas.
No caso de alguma reforma realizada pelo inquilino ter sido a causa, então o conserto entra na conta do inquilino. E ainda temos uma última possibilidade, onde a origem veio de um vizinho. Nesse caso, o terceiro será o responsável por solucionar a questão.
Existe um detalhe importante sobre tudo isso. Se o problema estiver no encanamento, quem paga a conta?
A resposta também depende da análise do profissional. Se a origem do problema está nos canos verticais das colunas ou das áreas comuns, a responsabilidade é do condomínio. Por outro lado, se são os canos horizontais os vilões da história, a responsabilidade é do condômino da unidade. E aí, retomamos a regra acima. Se é desgaste do cano horizontal, o proprietário paga.
Se houve uma obra que danificou esses canos, é de responsabilidade do inquilino. O mais importante é manter a serenidade e apurar a origem do problema, contornando a situação da melhor forma possível.
Infiltração no apartamento de cobertura? Chame a Dan Solução!
Somos a Dan Solução, empresa especializada em solucionar problemas de infiltrações em garagens e outras estruturas de concreto maciço. Nossa missão é ajudar os condomínios no seu dia a dia.
Então, se você quiser receber mais dicas como essa, cadastre-se no formulário no alto da página faça parte de nossa lista ou faça o download de um dos nossos materiais gratuitos, clicando no banner abaixo.
E se você desejar uma avaliação gratuita, entre em contato conosco no formulário abaixo.