Como já abordamos este assunto aqui no blog da Dan Solução, falhas no sistema hidráulico podem causar diversos transtornos ao condomínio, como por exemplo as famosas infiltrações que podem ser por conta de diversos motivos, entre eles problemas no encanamento do condomínio.
Você já deve ter ouvido relatos ou até mesmo já passou por algum problema relacionado à tubulações, estamos corretos?
Assim apresentaremos de forma mais profunda alguns dos possíveis motivos que podem fazer com que ocorram falhas no sistema de encanamento do condomínio, que por se tratar de um sistema que fica dentro das alvenarias, ou seja as paredes, é um problema silêncio, já que ocorrem em um lugar onde os olhos não enxergam, mas que podem acarretar em grandes dores de cabeça.
Problemas no sistema hidráulico do condomínio podem causar transtornos na vida de todos, entenda como este complexo sistema funciona.
Problemas no encanamento do condomínio, podem se tratar de problemas individuais ou coletivos, já que algumas partes são de propriedade comum do condomínio e outras são de propriedade individual, continue lendo nosso artigo para entender o que se passa por dentro de sua vedações.
Neste conteúdo abordaremos os seguintes assuntos
-
Você sabe o que é sistema de encanamento do condomínio ou hidráulico
-
Como o sistema hidráulico está dividido?
-
Problemas hidráulicos e suas responsabilidades
-
Conservação, manutenção e os primeiros indícios
-
O maior vilão das tubulações: óleo de cozinha
Mas chega de introdução, vamos lá para o que interessa!
Você sabe o que é sistema de encanamento ou hidráulico?
Por definição sistema hidráulico, se trata do sistema que aciona a máquina injetora, ou seja é a força gerada por um motor elétrico que movimenta e conduz uma bomba hidráulica, fazendo com que a água circule em todo o sistema do condomínio.
Normalmente os edifícios residenciais têm o seu abastecimento por sistema de encanamento, subdividido em duas categorias: horizontal e vertical.
Vamos discorrer sobre estas categorias para você ficar à par de tudo sobre o sistema de encanamento do condomínio.
Como o sistema hidráulico está dividido?
Inicialmente temos de entender que existem diferenças dos diferentes canos do encanamento do condomínio, pois o que está vinculado à coluna central é segregado ao que circula entre as unidades habitacionais do condomínio residencial.
Você deve estar se perguntando, por que tenho que saber disso?
Simples, em caso de qualquer falha destes sistemas ou problema decorrentes do encanamento do condomínio, deve-se ter o conhecimento de qual sistema está sendo gerado o transtorno pois a responsabilidade do conserto pode ser do condomínio ou do condômino.
“Esta diferença é crucial quando se trata de responsabilidade pela solução de transtornos decorrentes de problemas em encanamentos.”
Os condomínios prediais possuem duas redes sistema de encanamento:
-
Rede Horizontal: Encarregada de interligar a coluna central e as unidades habitacionais, assim a responsabilidade por sua manutenção são os moradores, pois se trata das tubulações individuais de cada apartamento.
-
Rede Vertical: Conhecida também como coluna principal, esta por sua vez tem a incumbência de conduzir a água e o esgoto, fazendo a ligação entre as tubulações vindas da rua e os andares do edifícios e é de uso geral, ou seja se trata do abastecimento de água de todo o condomínio, incluindo a rede horizontal, sendo esta de responsabilidade do condomínio.
Você já deve ter visto estas tubulações, muitas vezes ficam expostas no pavimento do estacionamento, já reparou que elas possuem cores diversas?
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece uma norma brasileira com o objetivo de facilitar a manutenção e identificação dos encanamentos do condomínio, se trata da NBR-6493, vamos apresentar as cores principais:
-
Água potável: verde;
-
Água aquecida: azul;
-
Esgoto: marrom;
-
Gás: amarelo;
-
Hidrante: vermelho;
-
Sistema elétrico: cinza.
“A padronização de cores facilita em caso de ocorrência de problemas.”
Problemas hidráulicos e suas responsabilidades
Entenda quais são os elementos verticais de uso comum que são encontrados nos edifícios residenciais, para compreender de quem é a responsabilidade de sua manutenção em caso de problemas, alguns dos componentes como:
-
Elevadores
-
Escadas
-
Instalações elétricas
-
Instalações hidráulicas
Estes elementos fazem parte da chamada “prumada da edificação”, de acordo com o site Engenhariacivil.com, que possui um dicionário que pode facilitar sua vida quanto à termos relacionados à construção civil, define como: “prumada da edificação: Conjunto de elementos de um edifício com um alinhamento vertical comum.”
Neste conjunto de elementos verticais, denominados de prumada, estão os elementos em comum, que são utilizados por todos no condomínio, sendo de responsabilidade de todos os usuários.
Nos condomínios construídos mais recentes, existem alguns encanamentos do condomínio específicos que facilitam a identificação de problemas e sua manutenção, que podem atender:
-
Cozinha
-
Banheiros
-
Lavanderia
É muito importante que o zelador e síndico conheçam as instalações do condomínio, principalmente quando falamos sobre o sistema hidráulico do edifício.
A resolução de qualquer vazamento que possa vir a ocorrer na prumada até o início dos ramais é de responsabilidade do condomínio.
Para simplificar, qualquer registro que não seja individual, ou seja, que não possa ser fechado de dentro de cada uma das unidades habitacionais (apartamentos), será de responsabilidade do condomínio.
Em suma todo problema que seja originado em áreas comuns será de responsabilidade do condomínio.
Assim ressaltamos a importância do conhecimento dos direitos e deveres, por parte do administrador do condomínio quanto pelos condôminos.
Pois quando ocorrer a verificação de onde está se originando o problema, facilitará a identificação de quem é a responsabilidade pela manutenção.
Conservação, manutenção e os primeiros indícios de problemas
A manutenção e em caso de necessidade, a troca das colunas, devem ser realizadas periodicamente, a fim de evitar problemas futuros. O problema que têm sido recorrente é a negligência quanto a manutenção, pois muitos síndicos desconhecem a importância da realização desta importante ferramenta, que pode otimizar os recursos do condomínio.
A manutenção é a ferramenta mais poderosa contra problemas em condomínios, não negligencie seu edifício.
O pessoal da Uol preparou um conteúdo que pode ser do seu interesse, pois citam a importância de não negligenciar o sistema hidráulico e boas práticas, acesse o artigo para saber mais – “Não negligencie o encanamento.
Além disso como é de conhecimento comum, os canos do condomínio podem entupir, e um dos principais motivos é por conta da ausência de manutenção preventiva ou por descarte de materiais indevidos na rede.
“A manutenção deve ser feita anual ou semestralmente, com cuidados especiais em ralos e nos canos.”
A manutenção preventiva envolve, de maneira geral, uma limpeza de todos os ralos do condomínio e até das unidades habitacionais, evitando principalmente o entupimento dos canos.
O primeiro indício de problemas está na própria água, que começa a sair com uma aparência diferente, apresentando sinais de ferrugem, isso ocorre devido à corrosão do tubo galvanizado. Outros problemas podem vir a surgir:
-
Falta de água nas unidades ou nas áreas comuns;
-
Umidade nas paredes;
-
Aumento na conta de água.
Geralmente, as prumadas antigas causam mais problemas, por conta dos materiais construtivos que eram empregados, por conta de tecnologia construtiva limitada, chegando até mesmo a estourar e causar vazamentos de dimensões consideráveis.
Assim o síndico tem a responsabilidade ainda maior quando se tratam de edifícios que já possuem mais de 10 anos, devendo ter a atenção redobrada e se necessário realizar manutenções com uma frequência maior.
O sistema antigo, feito de ferro, tem duração média de 10 a 15 anos, ao contrário dos sistemas mais recentes, fabricados em PVC, que possuem maior durabilidade e resistência.
A orientação que podemos dar para condomínios prediais que possuem o sistema antigo, sendo as peças do sistema hidráulico compostas de ferro, a primeira medida de precaução é a substituição do material por PVC.
O ferro galvanizado, além de ter validade, também pode começar a contaminar a água, outro problema que vai além dos simples vazamentos
A saúde é o bem mais precioso que temos, assim entenda a importância dessa substituição lendo a matéria do site EcoDebate – Metais tóxicos e suas conseqüências para a saúde humana, artigo de Frederico Lobo .
A introdução do sistema moderno, não deve ser considerado como um gasto, mas como um investimento, pois pode economizar não só o dinheiro para a resolução de problemas que o ferro poderia causar, por conta de sua corrosão, mas tempo e saúde.
Utilizamos a água para tudo, não é mesmo? Continue lendo nosso conteúdo, para descobrir um dos grandes vilões das tubulações.
O problema no encanamento do condomínio pode causar mais algumas dores de cabeça, como o desperdício de água e, consequentemente, gastos excessivos. Uma das soluções, em caso de vazamentos nas unidades, é recorrer à individualização dos leitores para evitar injustiças. Em outro post, abordamos a questão e damos algumas dicas a esse respeito.
O maior vilão das tubulações: óleo de cozinha
Na saída do condomínio, temos a já conhecida caixa de gordura, a caixa geralmente é composta de plástico PVC ou de concreto, nela ocorre o depósito do encanamento da cozinha e o da lavanderia, para quem não sabe entenda a importância que a caixa de gordura e como manter a manutenção da mesma, confira este conteúdo que pode solucionar suas dúvidas quanto ao assunto : A importância da limpeza de caixas de gordura de gordura em condomínios – Aquarella desentupidora. Já o encanamento que vem dos banheiros terminam na caixa de esgoto.
O óleo de cozinha pode entupir não só o encanamento como a caixa de gordura, gerando gastos e grandes transtornos para o condomínio.
A caixa de gordura desempenha um papel importante quanto ao descarte de resíduos, pois guarda o material que vem da cozinha e da lavanderia, evitando que ele seja despejado diretamente na rede de esgoto.
“ Limpeza periódica da caixa de gordura é necessária para evitar problemas futuros que possam ocorrer.”
Sendo assim, o óleo de cozinha, muitas vezes, acaba sendo o vilão do entupimento da rede hidráulica, pois acaba se agregando a outros materiais e resíduos, gerando um tipo de crosta, que impede a passagem da água, causando o congestionamento e o entupimento do encanamento.
Além de causar os entupimentos, o óleo pode contaminar a água, prejudicando o solo do local. Dessa forma, é de extrema importância realizar campanhas de conscientização no condomínio, a fim de evitar que os moradores façam o descarte do óleo pelo ralo, pois não é o local apropriado, principalmente nos banheiros, onde ele será levado diretamente para o esgoto.
Existem empresas especializadas que fazem a retirada do óleo de cozinha
Para descobrir onde está o problema no encanamento do condomínio, é necessário realizar uma vistoria minuciosa, tanto da coluna central, quanto dos ramais entre as unidades e um profissional especializado deve ser acionado para fazer essa checagem.
Conclusão
O ideal é que não precise chegar em um ponto em que o encanamento chegue a romper, que sejam feitas as manutenções preventivas, mas caso chegue à uma situação crítica, deve-se ser acionado uma empresa especializadas, para que possam tomar as providências cabíveis.
Vimos o quanto o material pode fazer diferença no sistema hidráulico, assim cheque sempre os sistemas do seu condomínio, sempre utilizando materiais construtivos de alta resistência de durabilidade, considere o emprego destes materiais como um investimento a longo prazo, como o eficiente e duradouro encanamento em PVC.
Algo que vale a pena ressaltar é a importância do descarte correto do óleo de cozinha que pode gerar um grande transtorno, além de contaminar a água e o solo, acarretando em danos à saúde.
Algumas empresas aceitam a doação de óleo de cozinha, assim busque por pontos de coletas próximo ao seu condomínio.
Ao contrário do que muitos pensam o óleo de cozinha não precisa ser descartado, ele pode e deve ser reutilizado, como por exemplo para fabricação de outros produtos, como sabão.
O portal Só Biologia ensina como você pode preparar o sabão e lista alguns pontos de coleta em que você pode doar o óleo de cozinha do seu condomínio, aprenda como reciclar seu óleo de cozinha.
Quando se trata de problemas em condomínio predial têm de se ter em mente os direitos e deveres de cada indivíduo, para que o responsável possa tomar as melhores decisões para a solução de problemas que possam vir a ocorrer.
Definimos que problemas em áreas comuns é de responsabilidade do condomínio, ou seja o encanamento do condomínio deve ser periodicamente receber vistorias, com a supervisão do administrador; e o encanamento individual é de responsabilidade do condômino.
Se você gostou deste conteúdo compartilhe em suas redes sociais!
A Dan Solução está presente no facebook e linkedin, se conecte à nós e fique por dentro do melhor conteúdo sobre condomínios. Deixamos algo que você julga importante fora deste conteúdo? Entre em contato conosco.
E se você desejar uma avaliação gratuita, entre em contato conosco através do formulário abaixo.