infiltrações

Onde estão as tubulações e como elas influenciam nas infiltrações

Saiba mais sobre onde as tubulações do condomínio se encontram e como elas podem influenciar na ocorrência de vários tipos de infiltrações na estrutura do edifício.

Mas antes de falar de tubulações e como elas influenciam nas infiltrações, precisamos saber o que são essas infiltrações, certo? A infiltração é a passagem da água da superfície para o interior do solo, agindo por capilaridade.

Na construção civil, a água é o fluido que corre pelos espaços vazios de um corpo sólido, ou seja, lajes, alvenarias, garagens, piso, caixa d’agua, piscinas, são bem frequentes aparecer problemas de patologias causadas pela umidade, que acaba sendo bem comum em todo país.

Entenda mais sobre essas infiltrações nas tubulações

A água e a umidade dos vazamentos percolam, ou seja, atravessam materiais e estruturas, e vão em direção a outras composições da construção. Por lá, se alojam, acumulam e dão origem à infiltração aparente. Nem sempre onde há fumaça há fogo,mas é preciso investigar onde está o real problema para depois agir direto na infiltração.
A ação da água sobre o corpo solido desprotegido, facilita que ela corra por todos os lugares do corpo, tendo saída em algum ponto, causando um estrago por onde ela passa e umedece. Sendo assim, existe dois tipos de grupos de infiltrações, o que é de dentro para fora e o de fora para dentro.
Para combater as infiltrações, é necessário descobrir a origem delas, e isso não é fácil, pois geralmente elas são ocultas, e não podemos visualizar a água que corre por dentro das paredes e sob o chão, no interior das tubulações, alimentando o imóvel com água, porém, existe diversos métodos para combater as infiltrações, e com isso, será necessária uma mão de obra especializada e qualificada.
O tratamento das infiltrações mais comuns são a troca da manta asfáltica e a injeção química, ambos os métodos são mais utilizados para tratar de patologias causadas por umidades e infiltrações.

Como realizar o conserto dessas infiltrações?

Atualmente no mercado para consertar infiltrações em condomínios, impermeabilização por injeção química tem sido a inovação, que através de um gel vinílico combate as infiltrações, percorrendo o caminho contrário que a água faz, sendo assim, a mesma, combate de uma forma definitiva os tipos de infiltração e tem uma garantia de até de 15 anos,  sendo muito mais vantajosa que a troca da manta asfáltica.
Até então, os edifícios vem escolhendo combater as patologias assim, porque além de eficiente é um método que não traz um quebra-quebra, dá para ser feito em tempos chuvosos, não será necessário interditar uma grande área e o tempo da obra não é tão extenso quanto a troca de manta, pois é tratado pontualmente, tornando um processo muito prático.

O que é uma tubulação e por onde passam as tubulações hidráulicas?

Tubulação é o conjunto de dutos, tubos, conexões, registros etc. interligados entre si para proporcionar o transporte e distribuição de fluidos, como, água, esgoto, gás etc.
Em todos os imóveis existem redes de instalações hidráulicas, é, são essas redes que proporcionam a água da rede pública chegar as nossas caixas d’água, torneiras e chuveiros.
A instalação hidráulica é formada por diâmetros diferentes de diversos canos, sendo eles ligados entre si, e para formar uma rede única, são usados adaptadores, o mais comum é chamado de joelho, que tem a função de conectar as redes. As tubulações hidráulicas correm por dentro das paredes e por baixo dos pisos, alguns pontos são bastantes visíveis.
Atualmente o material, mais utilizado nas tubulações são, o PVC, o polietileno reticulado (PEX), polipropileno random (PPR) e policloreto de vinil aclarado (CPVC). As tubulações de ferro já foram bastante utilizadas, porém ocorria uma degradação bem maior que os novos materiais em contato com o concreto.

Para entender mais claramente uma tubulação, vamos imaginar uma instalação hidráulicas básica de um pequeno edifício

  • Tubo de entrada de água: é o tubo principal, onde os moradores terão acesso a água que vem da rua e ele é por baixo do chão. Integração do tubo principal: Com o cano de entrada de água, é conectado um joelho, ligando a outro tubo que sobe pelo interior da parede, até a caixa d’agua. Ao alcançar a altura que pela norma é 1,10m, outro tubo, através de uma conexão, é colocado na horizontal, com proposito de fornecer água para um determinado tanque, situado do lado de fora do edifício, ou seja, toda tubulação está embutida na parede.
  • Tubulação na caixa d’agua: O tubo com sentido que sobe pela parede citado acima, recebe novas conexões para se integrar a caixa d’água, que fica instalada na cobertura do edifício. Logo, quem fornece a água ao reservatório no alto, é o cano de entrada da água. Da caixa d’água desce um cano que fornece água para o banheiro. Existe um registro que permite abrir e fechar o fornecimento de água e com outras conexões, o cano é integrado a caixa de descarga e o vaso sanitário.
Enfim, sabemos que qualquer tubulação hidráulica não será visível a nós, então sabemos o quão delicado é cuidar de uma tubulação. Já sabemos o que é uma infiltração e por onde as tubulações são mais comuns passar, agora, devemos separar o vazamento da infiltração.
Sabemos que o ralo é tudo que transpassa a laje, e através disso, temos dois problemas decorrentes, infiltração e vazamento.
As infiltrações geralmente provém de água de chuva e se da pelo acumulo de água ao longo dos anos. O vazamento pode ser causado por entupimento das tubulações ou por falha mecânica das tubulações.

Onde a tubulação influência nas infiltrações?

As tubulações influenciam a partir do momento que transpassa a manta asfáltica, ou então se ela foi feita antes da manta asfáltica, pois com os problemas citados a cima referente a infiltração e vazamento, geram transtornos pontuais, ocasionando a degradação da manta, com isso, gera patologias de infiltrações e degrada toda corpo sólido, pois a água age por capilaridade, entrando nos poros do concreto, causando um desgaste no mesmo, podendo resultar até uma exposição da armação, causando problemas sérios aos edifícios.
Atualmente podemos identificar através de aparelhos de ressonâncias, onde fica a origem do problema, podendo combater o seu vazamento, para que não vire infiltrações. Se o problema não for percebido de início e com o passar dos anos virar um ralo, é aconselhado o uso do método de injeção química, que trata pontualmente os problemas.

Acabe com as infiltrações no seu condomínio

A Dan Solução possui especialistas em combater as patologias de infiltração, proporcionando o melhor custo beneficio e garantindo o trabalho realizado por até 15 anos. Saiba mais como nós acabamos com infiltrações aqui.
Clique aqui e agende ainda hoje sua vistoria gratuita e sem compromisso!
Artigo escrito pelo engenheiro Rodrigo Aguilera Leite, um dos especialistas da equipe Dan.
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Acabe com as infiltrações no seu condomínio!

Preencha nosso formulário para solicitar uma vistoria totalmente gratuita com um de nossos especialistas.

Abrir Whatsapp
1
Fale com especialista!
Olá, tem dúvidas sobre infiltração? Converse com um especialista agora mesmo!